8.6 C
São Paulo
sábado, agosto 20, 2022

A foto do corpo de Fidel Castro é verdadeira ou falsa?

- Publicidade -

Após o anúncio da morte do líder cubano Fidel Castro, uma foto de seu corpo sem vida em uma cama começou a se espalhar na web! Será que ela é verdadeira ou falsa?

No dia 25 de novembro de 2016, o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, faleceu aos 90 anos de idade. Sua morte foi noticiada pela TV estatal cubana por seu irmão e atual presidente de Cuba, Raúl Castro!

Após ser “morto” tantas vezes pelos boatos da internet, Fidel morre “de verdade” e, assim que a notícia foi divulgada, a foto abaixo começou a circular! Nela podemos ver o morto fardado e com os braços em cima da barriga, mas será que essa foto é real?

Foto do corpo de Fidel Castro é usada para ilustrar as morte do ex-presidente cubano! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Foto do corpo de Fidel Castro é usada para ilustrar as morte do ex-presidente cubano! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeira ou falsa?

Ainda não foram disponibilizadas fotos do corpo de Fidel Castro. Apesar dos rumores e teorias, nem a causa da morte foi divulgada ainda. O que foi informado por Raúl Castro é que o corpo do irmão será cremado.

Quanto a essa imagem que está sendo usada para ilustrar a notícia da morte do líder cubano, trata-se de uma montagem que circula há anos pela web. Podemos ver essa mesma foto em postagens de feitas desde 2010. Na imagem abaixo, podemos ver que ela foi usada de novo em 2014:

fidel

No Flickr podemos encontrar postagens de fotos desse corpo feitas em 2010:

Fidel Castro

Morte recorrente

Essa não foi a primeira vez que o mundo caiu numa notícia falsa da morte de Castro! Em abril de 2014, um perfil falso do então presidente da Venezuela Nicolas Maduro no Twitter espalhou novamente a morte do comandante Fidel:

- Publicidade -

nicolas_maduro

E outras montagens se espalharam e continuam se espalhando:

fidel_castro_muerto-2

muriofidel
Montagens que rolam pela web há anos sobre a morte de Castro!

Conclusão

A foto do Fidel Castro morto que está sendo usada para ilustrar as notícias a respeito de sua morte é falsa e é usada em boatos desde 2010!      

*Com a colaboração de Ricardo Yuji Mise, através do nosso Twitter!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

  1. Poderiam empalhar o Fidel e deixar em exposição, como fazem os Russos com o Lênin.

    De qualquer forma, com ou sem fotos do corpo, é um alívio saber que mais um tirano homofóbico, genocida e impiedoso se foi, dessa vez pra valer.

    Ironicamente ele finalmente acabou em uma urna…

  2. “então” presidente da Venezuela, Gilmar? Maduro AINDA é o presidente da Venezuela! Ate onde eu sei ne… ? e o Fudeu Castro se foi… pra o de ele foi aí não sabemos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui