25 C
São Paulo
sábado, julho 2, 2022

Os shoppings estão contratando papais noéis verde-amarelos contra o PT?

- Publicidade -

É verdade que os shoppings estão recrutando papais noéis com a roupa verde e amarela em protesto contra o Partido dos Trabalhadores?

A notícia ganhou destaque nas redes sociais na segunda quinzena de novembro de 2016, indo parar no nosso grupo do Facebook. De acordo com o texto, a Associação dos Shoppings de São Paulo (ASSP) estaria contratando dezenas de papais noéis verdes e amarelos, que seriam espalhados pelos centros comerciais paulistanos.

A postagem ainda afirma que, apesar da ASSP negar que o ato seja um protesto contra o PT, um dos membros da entidade teria admitido tratar-se de um protesto velado contra o partido que usa a cor vermelha em sua bandeira!

Junto com o texto que foi publicado em diversos sites e blogs, a imagem de vários homens fantasiados de Papai Noel nas cores verde e amarela estaria provando que a notícia é verdadeira!

Mas será que essa manchete é verdadeira ou falsa?

Shoppings estariam contratando aomente Papai Noel verde e amarelo em protesto contra o PT! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Shoppings estariam contratando aomente Papai Noel verde e amarelo em protesto contra o PT! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Em primeiro lugar, não encontramos a Associação dos Shoppings de São Paulo no Google! Apenas a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) foi encontrada. Quem achar o link do site da ASSP pode nos avisar aí nos comentários.

Em segundo lugar, a foto dos papais noéis com roupas verde e amarelas são de uma notícia de 2012, quando o portal de notícias G1 descobriu um grupo de voluntários em Itapira (SP) que usam máscaras e roupas com as cores da bandeira do Brasil para entregar presentes às crianças da cidade!

Em terceiro lugar, essa notícia falsa é uma brincadeira inventada pelo site humorístico Sensacionalista em 2015. Como a “notícia” não é datada, em 2016 o assunto voltou a ser compartilhado e muita gente acabou acreditando que se tratava de uma notícia real:

Uma busca no Google mostra que o assunto voltou com força em 2016!
Uma busca no Google mostra que o assunto voltou com força em 2016!

Conclusão

- Publicidade -

Essa história sobre a contratação de Papai Noel verde-amarelo é uma brincadeira criada em 2015 pelo site Sensacionalista!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

9 COMENTÁRIOS

  1. Como de costume, os sites de notícias falsas mostrando como o internauta médio é um ser burro, ignorante, estúpido, imbecil, parvo, beócio, néscio, boçal, tapado, idiota, pascácio, retardado, tolo, cretino, iletrado e bocó. Especialmente se a criatura possui uma conta no facebosta.

    Tanto é verdade que a babá facebosta vai proteger o seu gado, mostrando quando determinada notícia é mentira, já que o gado é incapaz de perceber uma notícia falsa.

    E que venha o mimimi da escória que usa facebosta.

  2. A Dilma foi impedida, Lula será condenado e o PT virou pó nas últimas eleições. É o povo não para de falar do PT. O Congresso preparando a anistia, o Governo cheio de implicados na Lava-Jato, mas o problema é o PT, que nem tem mais força nem os cargos. Isso, continuem pensando assim. Enquanto se distraem com o PT os outros fazem a festa…

  3. A paranioa é muito grande. Daqui a pouco o bolsonaro irá PERSEGUIR e quem sabe EXECUTAR os cardeais catolicos porque vestem VERMELHO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui