22.5 C
São Paulo
quarta-feira, janeiro 19, 2022

Foto mostra Che Guevara atirando em mulheres indefesas! Será?

- Publicidade -

Será que a fotografia que mostra o líder da Revolução Cubana Che Guevara atirando em mulheres indefesas é verdadeira ou falsa?

A imagem que circula há tempos na web voltou a ser compartilhada com força nas redes sociais brasileiras na segunda quinzena de outubro de 2017 e mostra o que parece ser o guerrilheiro argentino Ernesto “Che” Guevara atirando em 4 mulheres desarmadas!

Na foto podemos ver o homem com sua inconfundível boina e apontando uma arma para duas mulheres indefesas. Na mesma imagem é possível ver outras duas mulheres caídas no chão…

Será que essa fotografia é mesmo de Che Guevara?

Será que isso é verdade ou mentira?

Foto mostra guerrilheiro atirando em mulheres indefesas! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

A imagem que se tornou icônica do líder guerrilheiro Ernesto Guevara é essa abaixo, tirada em 1960, em Havana (Cuba):

Essa foto do argentino usando boina é, na verdade, um recorte de uma fotografia maior, conhecida como Guerrilheiro Heroico e feita pelo fotógrafo Alberto Korda durante um memorial dedicado às vítimas da explosão do La Coubre (no dia anterior, o navio belga La Coubre foi explodido e mais de 100 tripulantes morreram) .

Desde então, qualquer foto em preto e branco mostrando um barbudo de boina é associado ao guerrilheiro (que, convenhamos, não é nenhum santo).

- Publicidade -

Acontece que essa foto do assassinato de 4 mulheres nada tem a ver com o Che Guevara. Ele morreu em outubro de 1967 e essa fotografia faz parte do acervo da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional, um partido político socialista fundado em 1980, em El Salvador.

Como podemos ver nesse site (cuidado, algumas fotos são inapropriadas para se ver no trabalho) e também nesse site aqui (a quarta foto de baixo para cima), a cena faz parte da história de El Savador.

Mais sobre a Guerra Civil de El Salvador você pode encontrar no Wikipedia!

Conclusão

A foto mostrando um homem atirando em mulheres indefesas é de uma guerra civil iniciada anos depois da morte de Che Guevara e foi tirada em El Salvador!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

41 COMENTÁRIOS

  1. Em primeiro lugar o site que vocês indicaram tem vírus. Não consegui ver nada, em segundo lugar, o e-farsas só desmente crimes atribuídos à esquerda. Não vi nenhum post de vocês desmentindo crimes da direita.

    Por aí já sabemos de que lado vocês estão…

    • Acredito que se o E-farsas fosse assumidamente de direita ou de esquerda, isso não seria problema para outras pessoas além de mim. Mesmo sabendo que não precisamos provar pra você de que lado estamos, dá uma procurada no site que você vai encontrar desmentidos de outros lados partidários!

    • É que a extrema diretia usa a mentira em grande quantidade como método na politica. Os Nazistas já faziam isso. Então qualquer site que pretenda esclarecer mentiras sempre vai parecer estar defendendo a esquerda.

      É só a extrema direita parar de mentir que isso passa.

      É igual à lógica da ” indústria da multa”, é fácil acabar com ela, basta respeitar as leis.

  2. AS FOTOS SÃO PRETO E BRANCO E VOCÊ DIZ QUE DE 1980?? PÓS CHE GUEVARA?? QUE MENTIRA! NESSA ÉPOCA AS FOTOS ERAM COLORIDAS HÁ MUITO TEMPO, ATÉ A TV JÁ ERA COLORIDA. ESSA MATÉRIA É QUE FOI UMA FARSA.

    SE É O CHE GUEVARA EU NÃO SEI, MAS QUE PARECE, PARECE. E VOCÊ NÃO MOSTROU NENHUM INDÍCIO CRÍVEL DE QUE ISSO SEJA PÓS CHE GUEVARA, MUITO MENOS EM EL SALVADOR. SE VOCÊ É APARTIDÁRIO, E AGORA, COMO FICA SUA SITUAÇÃO?? TA DANDO INDÍCIOS DE QUE É UM ESQUERDISTA MESMO.

  3. “NADA TEM A VER COM ERNESTO CHE GUEVARA”
    Paciência. Ele jogava flores para todos que eram contra ele, inclusive, gays, mulheres e etc.
    Rs! Patética forma de desmentir algo. Totalmente parcial.

    • Ja a direita tratava muito bem os gays e as mulheres. Alias trata muito até hoje vide o Bostanazi.
      Impercial é a Veja, os milicos estupradores, o ANao de Embu. Direitista pilantras nao tem alergia a verdade histórica. Engula a História .

      • O bom senso deve estar presente quando as dúvidas são legítimas. E quem não tem dúvidas para identificar alguém de costas sem qualquer elemento particular que faça uma identificação mesmo que generalista, só com uma dose forte de sectarismo ou de burrice! Camuflados e boinas deveriam (e ainda são!) ser usados por milhões de guerrilheiros por esse mundo. E nem eram só os que cultivavam e glorificavam a figura de Guevara, outros por imperativo de fardamento!

    • Jesus nunca mandou queimar ninguém
      Mas os ditos seus seguidores durante séculos queinaram milhões nas fogueiras da inquisição. Jesus é o respnsável? Claro que não. Assim o Che Guevara não foi o responsável por este acto, tenha sido praticado pela esquerda, pela direita ou assim assim

  4. É um trabalho de pesquisa interessante. Porém, até onde posso ver, não há como taxar sua conclusão como mais que uma possibilidade. Se alguém atribui falsamente uma foto mais recente a Che Guevara, por que alguém não atribuiria falsamente uma foto mais antiga ao movimento em El Salvador?! Considerando que terroristas têm ídolos em suas perversidades, como se pode provar que a imagem nos arquivos do movimento em El Salvador não fossem, na verdade, de Che Guevara? Demais, essa foto é pouco para o que ele foi e fez. Extremamente covarde, o que ele fez leva essa foto a parecer uma missa.

  5. O e-farsas às vezes parece mais um advogado de porta de cadeia, arruma umas “provas” nada plausíveis e coloca como se fosse a verdade absoluta. Primeiro que os links para as tais fotos “verdadeiras” não abrem ou tem vírus e segundo como acreditar que são reais o que teria nesses links obscuros, visto que parece ser um site tão “estranho” quanto esse. Você aponta como verídico um site com vírus, a credibilidade parece piada.

    • A foto pôde até ser montagem ou mentira, más é Fato que esse crápula matou muitos inocentes, inclusive uma criança de 12 anos de idade, que tentou sem sucesso defender o próprio pai de ser levado para o paredão.
      E tem gente que idolatra esse canalha.

  6. Olá! Eu queria pedir um favor, se puder ajudar. SE vocês podem desmentir isso aqui: Che Guevara liderou pessoalmente os primeiros pelotões de fuzilamento da Revolução Cubana, e fundou o sistema de campos de trabalho forçado de Cuba, sistema que depois seria usado para encarcerar homossexuais, dissidentes e, mais tarde, vítimas de AIDS.
    Obrigada

  7. Quem vai checar a farsa do E-farsas? Essa foto não é do terrorista Che Guevara é nem da Guerra civil de El Salvador, é de uma peça de teatro nos EUA…

  8. Vocês são uma piada! Che fuzilando pessoas está em vários livros de literatura. Essa imagem verdade ou mentira é uma representação da realidade mais cruel do comunismo. Foram 20 mil fuzilamentos, é muitos perpetrados pelo próprio Che. Quem não conhece a história do garoto fuzilado na frente da mãe por esse assassino?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui