22.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

Foto mostra Eduardo Pazuello fazendo espacate na frente de Bolsonaro! Será verdade?

- Publicidade -

Será que a foto mostrando o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello abrindo um espacate na frente do presidente Jair Bolsonaro é real?

A imagem começou a se espalhar através de compartilhamentos nas redes sociais na segunda quinzena de junho de 2021 e mostra um militar fazendo um espacate na frente de outros colegas e também do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o texto que acompanha a foto, o homem abaixado no chão e de pernas abertas seria o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Foto mostra o general Eduardo Pazzuello fazendo um espacate para o presidente Jair Bolsonaro! Será verdade? (foto: reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Como você já deve imaginar, a história é completamente falsa! O militar que aparece fazendo espacate não é o ex-ministro e, além disso, a foto é uma montagem!

Essa “brincadeira” foi feita com a colagem de duas fotos distintas, tiradas em países e datas diferentes.

A foto que mostra o presidente Jair Bolsonaro ao lado de civis e militares foi tirada no dia 30 de abril de 2020, durante cerimônia de posse do novo general do Comando Militar do Sul, Valério Stumpf Trindade, em Porto Alegre (RS).

Quanto à imagem do homem de farda fazendo um espacate, trata-se de uma fotografia que circula desde 2018, como mostra essa busca reversa no TinEye:

Busca reversa mostra que a imagem circula desde, pelo menos, 2018! (Imagem: Reprodução/TineEye)

- Publicidade -

Podemos ver no boné dos espectadores da “flexibilidade” do homem fardado o símbolo da Guarda Revolucionária Iraniana, o que demonstra tratar-se de uma apresentação feita para militares iranianos no Golfo Pérsico:

Símbolo estampado nos bonés mostra que o soldado está se apresentando para membros da milícia paramilitar Guarda Revolucionária Iraniana!

Abaixo, compare as imagens originais com a montagem que circulou em junho de 2021:

Conclusão

A foto que mostra um militar fazendo espacate para o presidente Jair Bolsonaro é falsa! Trata-se de uma colagem de fotos tiradas em abril de 2020 e em algum período da primeira metade de 2018!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui