Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto mostra mãos queimadas após o uso de álcool em gel! Será verdade?

Falso

Foto mostra mãos queimadas após o uso de álcool em gel! Será verdade?

Foto mostra mãos queimadas após o uso de álcool em gel! Será verdade?

Será que a imagem mostrando suas mãos com queimaduras graves são realmente de um acidente causado pelo uso de álcool em gel em contato com o fogo?

A foto começou a se espalhar através de grupos de WhatsApp no final de março de 2020. Nela podemos duas mãos e braços com ferimentos, no que parece ser um hospital, e o áudio que a acompanha é afirmado que as mãos seriam de uma mulher que passou álcool em gel nas mãos e teve graves queimaduras após chegar perto do fogão!

O áudio também afirma que a mulher teria dado entrada no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência – HMUE – onde teria sido tratada.

Será que essa imagem é real?

A mulher da foto foi vítima de queimaduras provocadas pelo manuseio do álcool em gel?

O fato ocorreu no Brasil?

Mulher teria se queimado após usar álcool em gel e chegar perto do fogão! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Em primeiro lugar, a foto é real! Ou seja, não houve manipulação digital na mesma, mas o caso nada tem a ver com queimaduras causadas por álcool em gel!

Por meio de uma nota, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, no Pará, disse não ter nenhum registro de pacientes que deram entrada com esse perfil e nem casos semelhantes:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Mas e a foto?

Se a foto é real e o caso não ocorreu no citado hospital, qual a origem desse caso?

Uma busca reversa da imagem nos leva a uma checagem feita pelo site India Today, no dia 24 de março de 2020. Na ocasião, publicações espalhadas afirmavam que os braços eram de uma mulher que havia se queimado após usar produtos de limpeza e encostar no fogo. 

Perceba que não havia nenhuma menção ao álcool em gel (o texto dizia que havia álcool na composição dos desinfetantes) e/ou ao coronavírus.

Os investigadores do India Today descobriram que a foto é, de fato, de uma vítima de queimadura. No entanto, a pele do antebraço foi retirada para ser usada como enxertos de pele. Nesse procedimento, a pele é retirada de uma parte são do corpo para ser usada em outro local, no mesmo paciente.

O site de checagens em francês Stop Blabla Cam também ouviu médicos especialistas que confirmaram que as marcas nos braços mostradas na fotografia são resultado de procedimentos de retirada de pele para enxertia.

Álcool em gel causa queimaduras?

A agência de notícias AFP conversou com especialistas e chegou à conclusão de que o álcool em gel é inflamável, mas que o produto é seguro por ser bastante volátil (além de conter água em sua composição).

Todas as embalagens de álcool em gel vem com o aviso de que o produto é inflamável e que ele deve ser mantido longe de fontes de calor, como podemos ver nesse guia.

O álcool em gel é um produto inflamável, mas o risco de queimaduras é baixo. A OMS recomenda o uso do álcool em gel como uma alternativa à água e sabão na desinfecção em tempos de coronavírus. A água e sabão deve ser a primeira opção para o uso doméstico.      

Conclusão

A foto que mostra dois braços feridos não tem a ver com queimaduras causadas por álcool em gel e não é de nenhum acidente ocorrido no Brasil. O risco de queimaduras causadas por álcool em gel é considerado baixo e a OMS recomenda seu uso para desinfecção como uma alternativa para a água e sabão!    

Continue lendo
39 Comentários

39 Comments

  1. Maria

    5 de abril de 2020 em 16:39

    WhatsApp como fonte “confiável/fidedigna” de notícias e/ou informações. Tah sertu! 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  2. Cajasiara Barbosa

    5 de abril de 2020 em 16:45

    Essa queimadura está más pra água quente só quem é burro que não percebe

    • Rafaela

      7 de abril de 2020 em 2:38

      Pra quem tá falando que é mentira pois agora desminto pq as minhas mãos também estão queimadas ressecadas e ficam ardendo e rachando por conta do álcool gel 70 ele é inflamável então tem que ter muito cuidado pq queima sim

      • Professor Vete

        7 de abril de 2020 em 13:30

        Inflamável = pode pegar fogo. Não que queime sozinho se passar em algum lugar.

      • Maria

        8 de abril de 2020 em 10:13

        @Rafaela , e quanto à foto fora de contexto e o áudio com alegação falsa que acompanha? 😐 Lembre-se: quando você cria, posta, compartilha etc uma suposta notícia, você é RESPONSÁVEL e/ou CO-RESPONSÁVEL pelo PACOTE INTEIRO e suas CONSEQUÊNCIAS! 😉 KKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  3. Luiza

    5 de abril de 2020 em 17:59

    Alcool em gel queima Sim ainda mais se tiver alergia Como no Meu caso nāo aguento mais lavar as māos com sabāo ou detergente minha māo ta muito ressecada e ardendo nāo passo alcool em gel nas māos mais acredito que queima Sim por ser inflamavel cuidado com as crianças com esse tipo de produto

  4. Sidney

    5 de abril de 2020 em 20:03

    Observar as linhas divisórias nos dois antebraços. Bem retas, incompatíveis com movimentos manuais de aplicação de alcool em gel

  5. Ancelmo Lengo

    5 de abril de 2020 em 20:38

    Bom, de qualquer forma, é bastante plausível informar que o AG é realmente muiiito inflamável. Independente do caso ter ocorrido na Índia, China, ou JÚpiter, ele pode causar sérios acidentes.

    • Luis Carlos De Carvalho

      8 de abril de 2020 em 18:50

      Ele em ser passado nas mãos não queima. O perigo,e vc passa-lo e aproximar suas mãos de o fogo. Vai queimar com certeza

  6. João Miguel Corrêa

    5 de abril de 2020 em 22:52

    Acho tudo isso uma mentira de alguém que se aproveita de uma imagem sem ter relação com queimadura por álcool,se fosse seria muita burrice.

    • Marcelo santos

      6 de abril de 2020 em 17:53

      Acho tudo mentira. se olhar a parte do antebraço a marca está certinha em todo redor do braço , como se tivesse de luvas.

  7. maria

    6 de abril de 2020 em 19:54

    Só sei que a foto surtiu efeito. Muitas pessoas passaram a mandar a álcool em gel longe de fontes de calor

    • Maria

      9 de abril de 2020 em 14:37

      @maria , você acha que MENTIR é certo? Sabe qual é o maior problema dos MENTIROSOS? É que de tanto mentir, ninguém (pessoas decentes e sensatas) mais acreditará em você, especialmente quando for falar uma verdade num momento crítico (a estória de Pinóquio contém isso). Além do mais, no meu Facebook (por exemplo), se algum “amigo(a)” da minha lista ficar compartilhando Fake News eu DESATIVO o compartilhamento para essa pessoa e, dependendo, chego a BLOQUEÁ-LA e/ou DELETÁ-LA. Plus, que fim você acha que teve a famosa “Grávida de Taubaté”, Bel Pesce, professora Joana D’Arc Félix e tantos outros? 😐 KKKKKKKKKKKKK! 😀

  8. maria67

    6 de abril de 2020 em 19:54

    Só sei que a foto surtiu efeito. Muitas pessoas passaram a mandar a álcool em gel longe de fontes de calor

  9. Ednaldo

    6 de abril de 2020 em 19:55

    Have não é por nada, mais como as pessoas em meio os problemas tem coragem de criar essas mentiras. Deu para ver que os brasileiros além de loucos, são sem noção. Fazem de tudo só por causa de fama e a lei tinha que punir severamente casos inventado de todo o tipo de notícias.

  10. Corongão

    7 de abril de 2020 em 14:20

    Poxa, mas alguém acreditar que o álcool gel faria isso é foda. Para que isso tivesse acontecido, ela deveria ter usado uma quantidade generosa de álcool e correndo colocar a mão em uma boca do fogão acesa. Teria que estar com muita vontade de se queimar mesmo.

    • Raquel

      8 de abril de 2020 em 20:16

      Eu sou um registro!
      Mentira falar que álcool em gel não causa queimaduras graves.
      Dia 20 de dezembro de 2019, foram colocar álcool em gel na churrasqueira e uma explosão aconteceu.
      Queimei 30% do corpo!
      Tive que fazer cirurgia para colocação de enxerto e estou em recuperação.
      Estou sem o movimento completo do braço e ainda sofro com dores.
      Foi o pior momento da minha vida e não desejo a ninguém.
      Então, cuidado com álcool em gel sim! Ele queima sim!

      • Gilmar Lopes

        9 de abril de 2020 em 7:16

        Não lembro de ter colocado no artigo algo sobre o uso de álcool em gel em churrasqueiras!

      • Mariah Caozheira Lopez

        11 de abril de 2020 em 12:31

        Pelo jeito, só não causam queimaduras graves para a maria sabe tudo e para o gilmar sabe mais ainda. Espero que eles não tente provar isso pra gente – vão se dar muito mal a não ser que tenham a pele de Amianto.

        • Rubão Beiro

          15 de abril de 2020 em 14:58

          Não. Não causam queimaduras graves pra quem não é IMBECIL e SABE USAR o álcool e outros produtos inflamáveis.

    • Maria

      9 de abril de 2020 em 13:29

      @Corongão , QUALQUER produto, procedimento, manipulação etc pode ser perigoso e até mortal se o sujeito NÃO LER e/ou OBEDECER/SEGUIR o manual de instruções, recomendações de segurança e utilização, avisos no rótulo etc, isso É ÓBVIO. Tem gente que literalmente está “TOMANDO BANHO” de Álcool Gel e até passando em áreas que não deveriam como o rosto. 😐

    • Maria

      9 de abril de 2020 em 13:41

      @Corongão , quando houve um salto no preço do Gás de Cozinha, li notícias de que pessoas ignorantes estavam usando ETANOL COMBUSTÍVEL e GASOLINA (vapor) como “substitutos” e, obviamente, houve acidentes graves por queimadura. São coisas ABSURDAS como essa que ocorrem num país subdesenvolvido e cheio de ignorantes como o nosso e foi necessário criar um alerta sobre isso. Alguns brasileiros são tão IGNORANTES que não me impressionaria se tivesse que criar avisos de que, por exemplo, “não se deve mijar na tomada sob risco de choque elétrico e de vida”. 😐 KKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  11. José Accetta

    7 de abril de 2020 em 15:52

    As queimaduras podem ter sido causadas por álcool ou água quente. Independente em que país tenha acontecido Os atendimentos com queimaduras aumentaram.
    Sim ,o álcool gel é inflamável. Não use na cozinha.
    Sinto muito ,mas essa análise não contribui com a prevenção de acidentes.
    No ano que o álcool líquido foi proibido o número e acidentes baixou 65%. https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2905200306.htm
    A graduação alcoólica faz diferença. Na eposlca era 96 Gl. Hoje 56GL. o álcool gel é 70%. Use apenas onde naonhouver como lavara as mãos.

  12. Maria

    8 de abril de 2020 em 12:39

    @José Accetta , tem razão, não contribui de forma significativa em relação a acidentes, mas NÃO SE ESQUEÇA de que essa Fake News veio com uma foto FORA DE CONTEXTO e um áudio com uma ALEGAÇÃO/ACUSAÇÃO FALSA a respeito do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE – Pará)! Como postei antes, SE você criou/compartilhou essa PORCARIA, ENTÃO você é (IR)RESPONSÁVEL ou CO-(IR)RESPONSÁVEL pelo CONTEÚDO INTEIRO e suas eventuais CONSEQUÊNCIAS! 😉

  13. J

    8 de abril de 2020 em 14:23

    Matéria um tanto irresponsável. O risco de queimadura existe sim, e não deve ser minimizado dessa forma. O álcool gel só deve ser usado na rua, quando não for possível lavar as mãos adequadamente. Ele demora mais pra evaporar, e sua chama começa invisível, não sendo percebida rapidamente. A foto pode ser falsa com relação a queimadura do álcool gel, mas o perigo de se manipular o produto inadequadanente é verdadeiro. Já há inúmeras notícias verdadeiras de pessoas que, de fato, estão se queimando após aplicar álcool gel antes de manipular fogão, churrasqueira e outros, ignorando o tempo de evaporação do produto, ou por uso excessivo. Muitas se queimaram com gravidade, aliás. Pesquisem melhor antes de publicar conclusões precipitadas !

    • Gilmar Lopes

      8 de abril de 2020 em 17:05

      Procuramos por registros de queimaduras causadas por álcool em gel e não encontramos! É verdade que o produto é inflamável (como avisamos no artigo), mas a camada que ele cobre no corpo é muito fina e não chega a causar queimaduras caso entre em combustão.
      Como explicamos também no artigo, a OMS sugere o álcool em gel como uma alternativa à água e sabão, que deve ser a primeira opção!

      • Raquel

        8 de abril de 2020 em 20:15

        Eu sou um registro!
        Mentira falar que álcool em gel não causa queimaduras graves.
        Dia 20 de dezembro de 2019, foram colocar álcool em gel na churrasqueira e uma explosão aconteceu.
        Queimei 30% do corpo!
        Tive que fazer cirurgia para colocação de enxerto e estou em recuperação.
        Estou sem o movimento completo do braço e ainda sofro com dores.
        Foi o pior momento da minha vida e não desejo a ninguém.
        Então, cuidado com álcool em gel sim! Ele queima sim!

        • Maria

          9 de abril de 2020 em 12:36

          @Raquel , Álcool Gel para acender churrasqueira É DIFERENTE, heim!? 😐 Tem graduação 80º e substâncias diferentes em sua composição e, é ÓBVIO, que não serve e/ou não é para usar como antisséptico de higienização corporal. 😐

    • Maria

      8 de abril de 2020 em 17:38

      @J , pelo que entendi (interpretação de texto), segundo o e-Farsas e o CONTEXTO apresentado, o risco de queimaduras por Álcool Gel é baixo, SE VOCÊ MANIPULÁ-LO E USÁ-LO CORRETAMENTE. Além do mais esse “risco” deve provavelmente ser RELATIVO em comparação ao, por exemplo, antigo Álcool Líquido 96º (hoje proibido nos mercados). 😉

    • Checador

      8 de abril de 2020 em 18:37

      “Já há inúmeras notícias verdadeiras de pessoas que, de fato, estão se queimando após aplicar álcool gel antes de manipular fogão, churrasqueira e outros, ignorando o tempo de evaporação do produto, ou por uso excessivo. ”
      Fonte: Evidências anedóticas e relatos do Zap Zap da família. Ok.

    • Raquel

      8 de abril de 2020 em 20:22

      Excelente comentário!
      Eu sou prova viva de que essa reportagem é irresponsável!

    • Maria

      8 de abril de 2020 em 22:05

      @J , NOTA: o e-Farsas NÃO FOI “irresponsável” e nem minimzou nada, heim!? O e-Farsas analisou o PACOTE COMPLETO do conteúdo dessa suposta “notícia”. O seu “argumento” e/ou tentativa de “justificativa” é muito comum e hilário aqui no e-Farsas. “A foto pode ser falsa, é Fake, não é verdade etc…, MAS blablablá, bzzbzzbzz, tititi… 😛 😛 😛 “.

  14. Raquel

    8 de abril de 2020 em 20:20

    Um absurdo que tenho lido em certos comentários, dizendo que álcool em gel pode não causar queimaduras!
    Eu sou prova viva!
    Em dezembro de 2019, colocaram álcool em gel na churrasqueira e houve uma explosão!
    Tive 30% do meu corpo queimado!
    Passei por cinco cirurgias e uma delas foi de enxertia.
    Estou em fase de recuperação, com limitação de movimento no braço esquerdo, além de TDS as cicatrizes hipetróficas que possuo e corro o risco de não conseguir eliminar por completo.
    Então, é uma irresponsabilidade esse tipo de afirmação!
    Não caiam nessa e se protejam sim.
    Durante meus 22 dias de internação, vi queimaduras até por acetona na mão aí manipular o fogão.
    Então TD cuidado é pouco.

    • Alcolino Inframozo

      11 de abril de 2020 em 12:27

      Esses retardados só creem se experimentarem na prática e com eles mesmos, ou com alguém de sua própria família. Uma vez, li um comentário sobre o veneno do peixe Baiacu e muita gente alegando que ele realmente não é venenoso. Esses idiotas induzem pessoas a acreditarem que nada daquilo que já foi provado lhes fará mal graças a posições controversas como a do e farsas. Inclusive, li por aqui que pedófilos são “doentinhos que precisam de perdão, tratamento e tolerância”. Mas o mesmo não se aplica ao Gilmar, mas sim a outros que os veem como monstros. Tá tudo errado!

      • Maria

        12 de abril de 2020 em 19:22

        @Alcolino Inframozo , o Gilmar e o e-Farsas está a 18 ANOS na Internet fazendo sucesso. Já ganhou prêmios, teve vários reconhecimentos, é/foi objeto de estudos, foi chamado para várias entrevistas, participou da CPMI das Fake News etc. E vocês? Só mimimis? Façam melhor, se puderem. 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

      • Maria

        12 de abril de 2020 em 19:23

        @Alcolino Inframozo , correção: está há 18 anos…

  15. Geni Thálio Anno

    11 de abril de 2020 em 12:40

    Viu, José, de acordo com a inconsciente maria, você é irresponsável por alertar as pessoas dos perigos do Álcool Gel mesmo que com boa intensão, tenha mostrado uma foto de alguém que “foi queimado com ácido”. Maria tem razão – antes, você precisa pesquisar bem a fundo e não se preocupar em orientar o povo no momento. E nunca postar uma queimadura de quarto, ou quinto grau a não ser que seja realmente causada pelo produto em questão. O mais importante para a maria é a imagem. A mensagem nem tanto de acordo com a dita cuja. O mesmo vale para outros tipinhos de coisas. Ah, cuidado que a maria do pasto pode mandar te prender, ou no mínimo, o que seria uma tragédia em sua vida, te bloquear no face dela, por você discordar da outra superior consciênciadessa criatura tão bizarra. rsrs

    • Maria

      12 de abril de 2020 em 19:17

      @Geni Thálio Anno , o mais importante para mim é que ODEIO MENTIROSOS, seja quem for. Para uma PESSOA DE BEM (o que não deve ser o caso de vocês), deve ser EXTREMAMENTE DESAGRADÁVEL receber na sua timeline a resposta de um amigo, parente, colega de trabalho, de escola etc dizendo “É FAKE!”, “CAIU NA FAKE NEWS!” etc depois que você compartilhou uma suposta “notícia” que, indiretamente, pode estar lhe chamando de MENTIROSO, BOBO, MAU CARÁTER etc na FRENTE DE TODO MUNDO. Pessoas de bem e sensatas, NÃO GOSTAM de serem chamadas de mentirosos, passarem vergonha e de serem humilhados na frente do outros. 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Maria

      12 de abril de 2020 em 19:37

      @Geni Thálio Anno , a sorte de vocês é que o e-Farsas é um dos poucos, senão a única Agência de Fact-Checking que permite comentários, sugestões, correções (desde que tragam PROVA ROBUSTAS), Benefício da Dúvida, conversas informais e descontraídas etc. Aliás, o próprio Gilmar Lopes responde à alguns questionamentos aqui. As outras agências NÃO TEM NADA DISSO ou a comunicação com elas é muito mais difícil, heim!? 😉 KKKKKKKKKKKK! 😀

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo