Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Fernanda Torres disse que não se importa com cadáveres se o vírus abreviar o governo?

Cinema / TV

Fernanda Torres disse que não se importa com cadáveres se o vírus abreviar o governo?

Fernanda Torres disse que não se importa com cadáveres se o vírus abreviar o governo?

É verdade que a atriz Fernanda Torres disse que não se importa com cadáveres de vítimas do coronavírus se ele cumprir a missão de abreviar o governo?

A informação começou a se espalhar através das redes sociais e em diversos grupos do WhatsApp na primeira semana de abril de 2020 e atribui à atriz Fernanda Torres uma frase polêmica: De acordo com a publicação, Torres teria dito que não se importa com as vítimas fatais do coronavírus, se com isso o mandato do presidente Jair Bolsonaro seja abreviado!

Será que ela disse isso mesmo?

Texto que acompanha uma foto da atriz: “Dane-se o povo e os cadáveres, se o vírus cumprir ‘sua missão’ de ‘abreviar’ o governo, tudo está bem”

Verdade ou mentira?

Procuramos nos canais oficiais da atriz: Sua página no Facebook, em seu perfil do Twitter e na sua conta no Instagram e não encontramos nenhuma declaração nem próxima do que espalharam a seu respeito. Igualmente, não encontramos essas declarações em nenhuma entrevista recente concedida pela Fernanda.

As primeiras menções textuais semelhantes ao que se espalhou em nome de Fernanda Torres surgiram em alguns sites no final de março de 2020 e todos eles se apoiam em um artigo de opinião escrito pela atriz naquele mês, no site da Folha de São Paulo.

Perceba que em momento algum em seu texto chamado “Ninguém sairá o mesmo desta quarentena” Torres faz qualquer menção a não se importar com cadáveres, desde que o vírus “cumpra a sua missão [de acabar com o mandato do presidente]”.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Em certo ponto de seu artigo, Fernanda diz:

“Torço para que o centro ressurja dessa emergência. E que o coronavírus, a exemplo da peste negra na Europa do século 14, venha abreviar o obscurantismo medieval travestido de liberal em que nos metemos.”

A atriz cita o livro A Distant Mirror, de 1978, que narra – dentre outros fatos históricos – as milhões de mortes causadas pela Peste Negra no século XIV e compara o cenário atual com o daquela época.

No dia 05 de abril de 2020, Fernanda Torres escreveu um novo artigo na Folha, onde ela reafirma que “o horror [causado por essa epidemia] ajude a fortalecer o valor da Ciência, da Imprensa, da Razão, da boa política e da compaixão”

Conclusão

Não encontramos nenhuma prova de que a atriz Fernanda Torres tenha afirmado que não se importa com os mortos pelo novo coronavírus, desde que isso ajude a abreviar o mandato de Jair Bolsonaro na Presidência!

Continue lendo
67 Comentários

67 Comments

  1. Maria

    6 de abril de 2020 em 21:40

    Quando se coloca uma CITAÇÃO ENTRE ASPAS (no caso da primeira figura), significa que o suposto autor teria dito EXATAMENTE AQUILO. Como não se achou NADA nesse sentido nas redes sociais e nos escritos de Fernanda Montenegro, trata-se de uma Fake News DESCARADA, com uma interpretação ENVIESADA e com nítida MÁ-FÉ. Já no site/blog mencionado, na minha opinião, também tem uma interpretação ENVIESADA pois, pelo que entendi, Fernanda Montenegro não torce “PELO” vírus em si mas, sim, para uma possível consequência da mesma: “Torço PARA QUE o coronavirus…”. 😉

    • Maria

      7 de abril de 2020 em 8:41

      Correção: Fernanda Torres.

    • Raimundo

      7 de abril de 2020 em 12:05

      É, e quando ela fala de liberal, pra mim ela tá falando do governo passado que pregava mais um viver liberal do que hj

      • Joelbir Meting

        7 de abril de 2020 em 22:34

        Você claramente não sabe o que é um governo liberal. É realmente um analfabeto funcional e ignorante.

        • CARLOS ALBERTO TOURINO

          21 de maio de 2020 em 8:39

          Mude o nome de e-farsas para e-defende o stabelishment, ou e-squerdista defende esquerdistas!!!

          Quem vai checar os checadores???

          • Gilmar Lopes

            21 de maio de 2020 em 8:59

            Nossa! Mudem esse disco… desde 2002 leio baboseiras desse tipo! afffff
            Cria um site para checar as nossas checagens, por favor! Quanto mais gente fiscalizando, melhor!

        • Ana Carolina

          29 de junho de 2020 em 22:07

          O que seria analfabeto funcional pode me explicar por favor?

      • Povo Brasileiro

        8 de abril de 2020 em 12:17

        Liberal de liberalismo econômico.

      • Arroncho

        9 de abril de 2020 em 13:51

        Sem noção do que fala. Vide Celso Daniel, Teori Zavascki, Eduardo Campos… estávamos em uma ditadura descarada. E você ainda fala em liberdade no passado? Veja os planos de governo dos candidatos de esquerda da eleição passada e aterrorize-se. Ou não… quem sabe não era isso o que você defendia.

        • Rei Drogado

          10 de abril de 2020 em 13:27

          Fonte: grupos de Zap Zap e viés confirmatório do bovino de direita seguidor do Bozo. Vá se tratar que seu caso é grave. MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Tales

            11 de abril de 2020 em 12:04

            Sempre que acabam os argumentos a tática é de chamar de gado. Tenta refutar o que ele disse com argumentos ou limite-se ao silêncio.

          • Rei Drogado

            15 de abril de 2020 em 14:57

            Não, jovem. A tática é chamar de gado todos os gados, como você.
            MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

          • Cassia Pontal

            4 de junho de 2020 em 9:37

            Me considero gado sim , mas não tenho orgulho de alimentar carrapatos parasitas!

          • Gilmar Lopes

            4 de junho de 2020 em 10:04

            O que isso significa?

      • Maria

        9 de abril de 2020 em 22:23

        @Raimundo , bom, cada um tem a sua interpretação do que ela quis dizer. Entretanto, como disse antes, o fato desta suposta “notícia” ter aparecido na forma de CITAÇÃO ENTRE ASPAS indicaria que Fernanda Torres teria dito/escrito EXATAMENTE, sílaba por sílaba, com erros gramaticais e tudo (se houver) o que está exposto. Fui lá na matéria original da Fernanda no Folha de São Paulo e, conforme o e-Farsas constatou, NÃO ACHEI NADA nesse sentido. Logo, é uma Fake News flagrante! Disponibilizo o link abaixo para que você veja e procure com seus próprios olhos. Dica: utilize a função Ctrl+F do seu PC ou a função busca do seu Smartphone. 😉

        https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Ftcaof1e9qsJ:https://www1.folha.uol.com.br/colunas/fernandatorres/2020/03/ninguem-saira-o-mesmo-desta-quarentena.shtml+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=opera

    • Mauro Oliveira

      12 de abril de 2020 em 19:17

      Foi uma conclusão equivocada do e-farsas esse site é fajuto já teve vários outros erros

      • Gilmar Lopes

        13 de abril de 2020 em 7:14

        E qual seria a conclusão correta?

        • Ana L Fabeta

          15 de abril de 2020 em 14:56

          A conclusão correta é que o Mauro é um analfabeto funcional com viés de confirmação que precisa aprender a interpretar textos e parar de passar vergonha na internet.

          • Charles Tamy Giurizatto Filho

            14 de maio de 2020 em 21:56

            A conclusão correta é de que não se relativiza uma citação dessas, ela realmente cita peste negra e pede pra que os horrores da humanidade a “consertem” mas isso, numa visão de globalista nada mais é do que cumprir e se aproximar mais da agenda, das pautas revolucionárias, artistas esses que dizem que Cuba é democracia, que Venezuela é democracia, e que Coréia e China são democracias, e ainda têm a cara de pau de fingir se importar com o rumo da sociedade, além de serem totalmente contra a liberdade individual. E outra, chamar pessoas de gado, ou qualquer palavra em tom pejorativo não é argumento. Argumento é isso aqui, são dados e informações tiradas da realidade, de pesquisas, de falas, da verdade. E ao contrário do senso-comum que costuma falar que a realidade é relativa, não é, a verdade é e sempre será uma só, mesmo você a ignorando ou tendo diversas percepções dela. Essa fala da Fernanda Torres me lembra muito bem uma analogia feita pelo Karnal em que ele compara os 300 de Esparta que lutavam pela sua liberdade, por suas vidas, um povo guerreiro, com terroristas do islã e todos os males do oriente, comparando o atentado as torres gêmeas com a história dos 300 de Esparta. São os imbecis que existem na esquerda que são denominados intelectuais.

  2. Fernanda Rilha

    6 de abril de 2020 em 22:05

    “o horror [causado por essa epidemia] ajude a fortalecer o valor da Ciência, da Imprensa, da Razão, da boa política e da compaixão” Amém!

  3. CLAUDETE

    7 de abril de 2020 em 8:49

    Saudades do tempo em que se podia vir ao e-farsas ler somente a conclusão para saber se era verdade ou não. De uns tempos pra cá, ao ler todo o artigo, na verdade se trata de uma “meia verdade” e a conclusão aponta como farsa… Infelizmente, o e-farsas deixou de ser um defensor da verdade.

    • Gilmar Lopes

      7 de abril de 2020 em 10:15

      Como assim “meia-verdade”? A conclusão é a de que não há provas de ela tenha dito isso!

    • Leandro

      7 de abril de 2020 em 13:14

      Nome da minha tia é CLaudete tbm e ela é burrinha que nem você, deve ser coisa de nome.

    • Anngfuert

      9 de abril de 2020 em 13:53

      Há muito tempo este site deixou de ser imparcial. Uma pena!

    • CLAUDETE

      9 de abril de 2020 em 16:00

      Interpretação de texto. Basta ler o que a Fernanda Torres escreveu e entenderá o que ela “quis dizer”.

      • Maria

        9 de abril de 2020 em 21:07

        @CLAUDETE , conte para nós a SUA INTERPRETAÇÃO DO TEXTO e expresse de modo claro, simples, resumido e objetivo o que a Fernanda Torres “quis dizer” pois, até agora, você só fez MIMIMIs e alegações vagas como “meia verdade”. Nota: disponho o link abaixo do texto original da Fernanda Torres na forma de cache do Google, já que para ter acesso à matéria da Folha de São Paulo é preciso ser assinante. 😉

        https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Ftcaof1e9qsJ:https://www1.folha.uol.com.br/colunas/fernandatorres/2020/03/ninguem-saira-o-mesmo-desta-quarentena.shtml+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=opera

        • BARTOLOMEU JOSE DA SILVA

          15 de maio de 2020 em 21:58

          E o Efarsas, é confiavel ??? rsrsrs

          • Gilmar Lopes

            16 de maio de 2020 em 19:22

            Não precisa acredita no E-farsas!

      • Maria

        9 de abril de 2020 em 21:38

        @CLAUDETE , já vou adiantando que a sua “interpretação de texto” a respeito da CONCLUSÃO do e-Farsas está PÉSSIMA, heim!? 😐 A conclusão não “aponta” para nada, dá a entender que não acharam PROVAS ROBUSTAS IRREFUTÁVEIS de que a Fernanda Torres tenha dito o que alegam e a questão está EM ABERTO para que qualquer um traga provas, pois o Ônus da Prova é de quem acusa/alega, caso nada seja encontrado. Classificação: CINEMA/TV/CONSPIRATÓRIA! 😉

      • Maria

        9 de abril de 2020 em 23:47

        @CLAUDETE , ainda sobre o que você disse a respeito de ser “meia verdade”, eu estou esperando ANSIOSA aqui você dizer alguma coisa do tipo: “Olha, a foto (figura com citação de Fernanda Torres) não é verdade, é Falsa, é Fake etc, MAS…, blablablá…, bzzbzzbzz…, tititi… 😛 😛 😛 “. Dê-me esse gostinho e faça o meu dia (Make my day)! 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

        • O destruidor de GULAGs

          1 de julho de 2020 em 3:45

          Este sítio é a mais verdadeira materialização da metalinguagem que vi nos últimos tempos: e-farsas fazendo um malabarismo contorcionista enorme para nos empurar goela abaixo uma farsa de justificativa/explicação.

          Querer/tentar “justificar” cagada de uma atriz, que aliás, vive escrevendo merda e depois reescrevendo “mea culpa” (mais bobagens), é perder tempo, leitor, adeptos e seguidores.

          Aviso aos navegantes que o gado é bendito; e até sagrado em algumas religiões. O esquerdista, por outro lado, é o oposto do “gado”: do bovino aproveita-se tudo!!! Desde o couro até as fezes. Dos MUARES esquerdistas, por lógico, inábeis no pensar, pelo menos das fezes extraem utilidade, sobretudo quando vociferam ou escrevem.

          • Gilmar Lopes

            1 de julho de 2020 em 8:17

            Acredite no que quiser! Abração!

  4. Wilson

    7 de abril de 2020 em 10:38

    Nunca os robôs e a mílicia digital trabalharam tanto para defendê-lo! Uma coisa devo reconhecer: a milícia digital é rápida, defender o papai a qualquer custo.

  5. Maria

    7 de abril de 2020 em 11:14

    @CLAUDETE , pare de MIMIMIs e traga PROVAS do que você está falando, alegando ou acusando! Para os VERDADEIROS LEITORES do e-Farsas, aqui as coisas só funcionam assim! SE você criou, compartilhou e/ou defende essa suposta “notícia”, ENTÃO traga PROVAS ROBUSTAS IRREFUTÁVEIS e POSTE AQUI! Be my guest! 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

  6. MamuelC.Barbosa

    7 de abril de 2020 em 14:25

    Por favor, leiam de novo a frase que interessa. Os senhores não estão sabendo ler nas entrelinhas…
    Tenham a santa paciência, o conteudo é maligno embora não seja explícito.

    • Maria

      7 de abril de 2020 em 20:00

      @MamuelC.Barbosa , e qual é a frase que “interessa”? E interessa A QUEM? E outra, frases isoladas devem ser analisadas DENTRO DO CONTEXTO em que elas foram inseridas. 😉

    • Rei Drogado

      7 de abril de 2020 em 22:36

      Outro que distorce as evidências para tentar encaixá-las na narrativa de seu viés confirmatório bovino de direita. Agora largue a internet e vá comer capim, que é a única coisa de útil que você sabe fazer, gado.
      MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  7. Márcio

    8 de abril de 2020 em 17:06

    Trocando em miúdos, ela torce para que o corona vírus derrube o atual governo. Quanto a ela não se importar com os mortos, fica por conta de quem interpretou o texto.

    • Gilmar Lopes

      8 de abril de 2020 em 17:57

      Eu entendi diferente: Que a atriz esteja torcendo para que os governantes em geral entenda a gravidade do assunto e tomem as medidas necessárias para conter o avanço da doença!

    • Ana L Fabeta

      8 de abril de 2020 em 18:36

      INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS: Nota… ZEEEROOOOO!
      Largue o pasto e vá estudar, gado.

    • Maria

      8 de abril de 2020 em 22:52

      @Márcio , Fernanda Torres não criticou só o Bolsonaro não, heim!? 😐 Você LEU o artigo dela na Folha de São Paulo? Ela também criticou RELIGIOSOS (especialmente o Bispo Edir Macedo da IURD), médicos com má reputação, iniciativa privada, Paulo Guedes, em suma, todos aqueles que não estão levando o evento do Covid-19 a sério! E ela conclui com a esperança, através de um apelo religioso, de que TODOS NÓS (os que sobreviverem) acordemos das “Trevas” para um novo “Renascimento”. Um pouco “paradoxal” ou “contraditório” para mim, mas é isso que entendi. 😉

  8. Lincoln

    8 de abril de 2020 em 20:01

    Olha vou discordar um pouco, pelo que voce mesmo publicou, ela pode nao ter dito exatamente o que foi divulgado (nao cheguei a receber), mas ao que ela teria dito, de fato da a entender o que foi divulgado pelo propagador de fake news. Quando ela fala desde que o virus cumpra a sua missao, como na peste negra na Europa… Praticamente diz que nao importa com cadaveres desde que se derrube o atual governo…

  9. RAS

    11 de abril de 2020 em 9:54

    Com mortes ou sem mortes, ela deseja que o centrão resolva a questão.

    O Bolsonaro medieval ela quer abreviar.

    • Maria

      12 de abril de 2020 em 2:43

      @RAS , esse é um item secundário. Na Conclusão do texto original ela almeja uma coisa maior: se passarmos dessa crise, que TODOS NÓS que sobrevivermos abandonemos obscurantimos/fundamentalismos religiosos, políticos, econômicos, interesses mesquinhos etc para um mundo melhor. Ela confirma/complementa isso num texto posterior publicado na Folha e com uma citação inserida na matéria do e-Farsas: “Continuo na esperança de que esse horror una o planeta, fortaleça o valor da ciência, da imprensa, da razão, da boa política e da compaixão” 😉

      https://twitter.com/lpscomunica/status/1246820813136945154

  10. Faby

    13 de abril de 2020 em 14:52

    Eu não entendi o contexto da pandemia, se tornar partidária no Brasil. Será que é só isso mesmo que importa hoje 13 de abril. Não faz um mês que estamos em quarentena. E a briga deveria ser para manter nossos familiares seguros do covid-19. ☹️ Li o que ela escreveu, trata-se de uma viés de pós Apocalipse, e que se valorize a ciência sim, é o que nos mantém com esperança, de uma vacina e uma medicação que trate dos doentes. Vejo humanos e pouca humanidade. Não sou esquerda e nem direita. Avalio fatos.

    • Maria

      16 de abril de 2020 em 16:08

      @Faby , provavelmente talvez seja porque o Presidente Bolsonaro ficou INERTE em relação a tomar medidas mais DURAS e URGENTES para conter o Covid-19. Governadores e Prefeitos de todo o Brasil SAÍRAM NA FRENTE e assumiram o PROTAGONISMO no combate ao vírus decretando quarentena. O Governador João Dória (PSDB-SP) foi o que mais se destacou, criticou e atacou o Bolsonaro pela sua LETARGIA em relação ao Covid-19. João Dória é um possível candidato às eleições presidenciais de 2022. Agora faz sentido para você o porquê que o evento da Covid-19 se tornou política ou partidária? 😉

      • Eduardo

        24 de maio de 2020 em 18:08

        Maria. Definitivamente vc tem problemas cognitivos e pior: é muito mal informada. Coisas típicas dos fanáticos cegos. Vá ler o q o STF falou das atribuições q restaram ao Bolsonaro antes de postar sua demência cega aki. Faça um favor ao mundo: mate.se! Vc é um caso perdido de má fé aliado a ignorância. Não tem cura. Tchauuuuuu

        • Gilmar Lopes

          24 de maio de 2020 em 20:41

          Olá, Eduardo! Você sabe isso que você escreveu aqui pode ser considerado crime, né?

      • José Gonçalves de Oliveira

        22 de junho de 2020 em 18:06

        Os governadores e prefeitos sairam todos na frente roubando as verbas,😅😅😅 já tem alguns sendo investigados e outros sendo casados.

        • Gilmar Lopes

          22 de junho de 2020 em 21:10

          Tomara que todos que desviaram verba sejam punidos de forma exemplar, né?

  11. Giuliano

    17 de abril de 2020 em 23:20

    Exatamente. Mas esquece…aprendi que a discussão no Brasil é apenas de versão de ideologia e nao de fatos.

    • Eduardo

      24 de maio de 2020 em 18:23

      Ótima frase. Veja o caso da Maria aí em cima. Desesperada para se fazer ouvir mas sem conteúdo ou veracidade. Fanatismo doentio, coisa de seita e lavagem cerebral. Chega a ser um problema de saúde pública, pois conheço vários casos assim, a grande maioria pró PT, q acreditam q Lula não roubou nada, ou Bolsonaristas fanáticos. Eles não conseguem ver q nunca se deve ter um político de estimação.

  12. Leo Madureira

    21 de abril de 2020 em 19:19

    Pra mim o eFarsas está, neste caso, tornado se a maior farsa, qualquer estudante mediano, com um minimo de discernimento próprio, consegue entender as implicações subliminares da fala da dita atriz ou seja lá o que esta senhora se prestou: “Torço para que o centro ( nunca tivemos centro, puro teatro das tesouras, o centro atual é o capitaneado pelo botafogo e seus pares) ressurja dessa emergência (torce para que a emergência viral nos conceda aquela trupe como governantes). E que o coronavírus, a exemplo da peste negra na Europa do século 14 ( Peste Negra = dizimou metade da população europeia. Embora haja desacordo, as estimativas são de 75 a 200 milhões de mortes., venha abreviar (matar) o obscurantismo medieval travestido de liberal (Governo Atual) em que nos metemos (58.000 milhoes de brasileiros que fizeram escolha diferente da amante de corruptos.” Ou seja seu EFARSAS, a mulher disse isto sim, vocês não entenderam, ou fingiram e estão induzindo milhoes a compreensão equivocada.

    • Rei DroGado

      22 de abril de 2020 em 12:49

      Parei no “pra mim”. Achismo é irrelevante. Consegue provar que o E-Farsas é uma farsa? Consegue refutar os argumentos apresentados pelo site? Só chororô e textão gigante sem uma única evidência que corrobore as falácias que acaba de cometer não presta pra nada, é só lixo ignorante de direitista gado adestrado defensor de político.
      MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    • JOSÉ INÁCIO BRUSCO

      21 de maio de 2020 em 10:31

      Perfeito Leo! E-FARSAS é uma farsa.

  13. JOSÉ INÁCIO BRUSCO

    21 de maio de 2020 em 10:37

    O que o covid-19 vai fazer se não o fato de produzir cadáveres? Ein E-farsas?

  14. Luciano

    21 de maio de 2020 em 14:35

    Vejo as pessoas discutindo aqui e parece que ninguém reparou que o nome do site é uma brincadeira de mau gosto.

    O nome e-Farsas é simplesmente pq o site é uma farsa, não tem o propósito de esclarecer, mas de fazer desinformação. Qq busca na internet e confrontação com o que o site publica mostra o enviesamento da informação trabalhada por eles.

    Acordem!!

    • Eduardo

      24 de maio de 2020 em 18:00

      Vdd

  15. Thiago

    1 de junho de 2020 em 9:51

    Charles Tamy Giurizatto Filho, o seu texto é ótimo. O comentário mais elaborado e o mais coerente. Parabéns.

  16. Joseph Charles Gonçalves Alves

    2 de julho de 2020 em 12:18

    O erro da postagem foi ter coloca entre aspas uma frase que foi dita de forma subliminar. Ao dize que “Torço para que o centro ressurja dessa emergência. E que o coronavírus, a exemplo da peste negra na Europa do século 14, venha abreviar o obscurantismo medieval travestido de liberal em que nos metemos.” a Fernanda diz em outra palavras que a função do vírus é abreviar a situação governamental que nos encontramos sobre o comando do Bolsonaro e do sentimento conservador. E como o vírus faria isso? Talvez provocando o caos econômico ou fazendo o que ele realmente sabe fazer: matar milhares. Assim os progressistas iluministas “salvadores do mundo” tomariam de volta o poder, pois tudo seria culpa do famigerado e inominável Bolsonaro. Desta forma onde estaria a preocupação com a morte dos inocentes? Nem sempre o que é dito está nas palavras ditas.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo