Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Foto mostrando a cicatriz na barriga de Jair Bolsonaro é de 2017 e foi copiada do 4Chan?

Crimes

Foto mostrando a cicatriz na barriga de Jair Bolsonaro é de 2017 e foi copiada do 4Chan?

Foto mostrando a cicatriz na barriga de Jair Bolsonaro é de 2017 e foi copiada do 4Chan?

É verdade que a foto mostrando a cicatriz na barriga do candidato à Presidência Jair Bolsonaro é falsa e foi retirada de uma publicação de 2017 do fórum 4Chan?

No dia 09 de setembro de 2018, o Senador Magno Malta publicou nas suas redes sociais uma foto que, segundo ele, seria a barriga do candidato à Presidência Jair Bolsonaro, após a cirurgia que foi submetido depois de sofrer um atentado em Juiz de Fora (MG).

A foto – que teve milhares compartilhamentos – mostra um corpo deitado em uma cama de hospital, cheio de pontos – como se tivesse sido aberto de cima a baixo – e, como a imagem não mostra o rosto de Jair Bolsonaro (e o nobre senador já havia publicado fake news a respeito recentemente), muita gente ficou em dúvida quanto à veracidade da publicação.

Para aumentar ainda mais a suspeita de farsa, usuários do Twitter encontraram a mesma foto publicada em uma postagem de 2017 no fórum 4Chan!

Será que a foto usada pelo senador não é do Jair Bolsonaro?

Reprodução de uma das manifestações no Twitter!

Verdade ou mentira?

O 4Chan é o maior site de compartilhamento de imagens dos Estados Unidos, com mais da metade de usuários norte-americanos (cerca de 5 milhões), o fórum tem usuários em todo o mundo (inclusive brasileiros). Apesar de ser relativamente simples de se excluir algo que o próprio usuário publicou, algumas treads (tópicos) não podem ser excluídas. Porém, o fórum possui uma limitação que deleta (ou arquiva) as postagens mais antigas.

E o erro dos usuários que pesquisaram sobre a imagem em questão foi esse: Acharam que a imagem usada para representar a barriga do Bolsonaro teria sido publicada em 2017.

Na verdade, a foto da cirurgia que apareceu nos resultados das buscas no Google Images era de uma foto postada no dia 09 de setembro de 2018, mas o Google exibe a data do início do tópico (criado em maio de 2017):

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Reprodução/Google Images

Uma busca por versões arquivadas dessa página no Archive.is mostra que a foto não existia no 4 Chan até pelo menos o dia 05 de setembro de 2018.

A mesma foto também foi publicada na página Histologia, Fisiologia & Anatomia Humana, no Facebook, no mesmo dia da publicação do senador Magno Malta . Não encontramos publicações anteriores a essa na internet.

Cirurgia exagerada?

Para quem ficou espantado com o tamanho da cicatriz deixada pela cirurgia sofrida por Bolsonaro, esse é um procedimento padrão em casos de perfuração no abdômen como essa. O site ClicRBS explica como é feita a cirurgia e porque a cicatriz fica tão grande.

No dia 11 de setembro de 2018, a página Divinópolis por Bolsonaro (e tantas outras), publicaram a foto completa, onde podemos ver o rosto do candidato (cuidado! A imagem é forte!.)

Conclusão

A foto publicada por Magno Malta mostrando uma barriga cheia de pontos não é de 2017 do fórum 4Chan!   

Continue lendo
140 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo