20.1 C
São Paulo
sábado, novembro 26, 2022

Foto mostrando a cicatriz na barriga de Jair Bolsonaro é de 2017 e foi copiada do 4Chan?

- Publicidade -

É verdade que a foto mostrando a cicatriz na barriga do candidato à Presidência Jair Bolsonaro é falsa e foi retirada de uma publicação de 2017 do fórum 4Chan?

No dia 09 de setembro de 2018, o Senador Magno Malta publicou nas suas redes sociais uma foto que, segundo ele, seria a barriga do candidato à Presidência Jair Bolsonaro, após a cirurgia que foi submetido depois de sofrer um atentado em Juiz de Fora (MG).

A foto – que teve milhares compartilhamentos – mostra um corpo deitado em uma cama de hospital, cheio de pontos – como se tivesse sido aberto de cima a baixo – e, como a imagem não mostra o rosto de Jair Bolsonaro (e o nobre senador já havia publicado fake news a respeito recentemente), muita gente ficou em dúvida quanto à veracidade da publicação.

Para aumentar ainda mais a suspeita de farsa, usuários do Twitter encontraram a mesma foto publicada em uma postagem de 2017 no fórum 4Chan!

Será que a foto usada pelo senador não é do Jair Bolsonaro?

Reprodução de uma das manifestações no Twitter!

Verdade ou mentira?

O 4Chan é o maior site de compartilhamento de imagens dos Estados Unidos, com mais da metade de usuários norte-americanos (cerca de 5 milhões), o fórum tem usuários em todo o mundo (inclusive brasileiros). Apesar de ser relativamente simples de se excluir algo que o próprio usuário publicou, algumas treads (tópicos) não podem ser excluídas. Porém, o fórum possui uma limitação que deleta (ou arquiva) as postagens mais antigas.

E o erro dos usuários que pesquisaram sobre a imagem em questão foi esse: Acharam que a imagem usada para representar a barriga do Bolsonaro teria sido publicada em 2017.

Na verdade, a foto da cirurgia que apareceu nos resultados das buscas no Google Images era de uma foto postada no dia 09 de setembro de 2018, mas o Google exibe a data do início do tópico (criado em maio de 2017):

Reprodução/Google Images

- Publicidade -

Uma busca por versões arquivadas dessa página no Archive.is mostra que a foto não existia no 4 Chan até pelo menos o dia 05 de setembro de 2018.

A mesma foto também foi publicada na página Histologia, Fisiologia & Anatomia Humana, no Facebook, no mesmo dia da publicação do senador Magno Malta . Não encontramos publicações anteriores a essa na internet.

Cirurgia exagerada?

Para quem ficou espantado com o tamanho da cicatriz deixada pela cirurgia sofrida por Bolsonaro, esse é um procedimento padrão em casos de perfuração no abdômen como essa. O site ClicRBS explica como é feita a cirurgia e porque a cicatriz fica tão grande.

No dia 11 de setembro de 2018, a página Divinópolis por Bolsonaro (e tantas outras), publicaram a foto completa, onde podemos ver o rosto do candidato (cuidado! A imagem é forte!.)

Conclusão

A foto publicada por Magno Malta mostrando uma barriga cheia de pontos não é de 2017 do fórum 4Chan!   

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

140 COMENTÁRIOS

  1. Não ia me rebaixar a deixar comentários num site sem credibilidade como este,( na minha opinião) mas daqui a pouco vocês vão falar que o saquinho de colostomia está cheio de doce de leite.

    • Você ao menos se deu ao trabalho de ler o post, jumenta? Ou se leu, sabe interpretar? Então leia de novo, pra não passar vergonha como acabou de fazer, anta.

      Ps.: E ainda assim, comentou. 😀

      • Um imbecil/idiopata que reclama por ser maltratado, que reclama da falta de educação do alheio, que reclama do alheio escrever errado e que, ao mesmo tempo que escreve errado, tem a cara de pau de chamar uma mulher de jumenta e nesse mesmo tempo ainda alega que o Presidenciável Jair Bolsonaro é misógino, não merece credibilidade alguma, assim como o dono do site e o próprio site que permite tais tratamentos com quem é contra a opinião desse verme, do próprio site e do próprio dono do site. Além do mais, o Senhor Gilmar pode estar usando o avatar do tal do “eu” para poder chorar por ser maltratado e ao mesmo tempo, ofender, gratuitamente os que não o apoiam na sua empreitada maligna – a empreitada de defender o que não presta, custe o que custar.

          • É IMPRESSÃO MINHA OU ALGUÉM DO SITE USA ESSE PERFIL DE ” EU” QUANDO QUER OFENDER AS PESSOAS QUE FAZEM COMENTÁRIOS QUE NÃO LHE AGRADAM E SÃO DESFAVORÁVEIS A ESQUERDA? ENGRAÇADO QUE SE FOREM A MESMA PESSOA( DESCONFIO, NÃO ESTOU AFIRMANDO), NEM SE DÁ AO TRABALHO DE DAR UMA MUDADA NA DIGITAÇÃO PRA ENGANAR A TORCIDA RSRSRSR. SÓ ESTOU ACHANDO QUE A MESMA PESSOA ESTA RESPONDENDO O PESSOAL COM DOIS PERFIS RSRSRS. QUEM ACHA O MESMO DIZ AÍ RSRSRS.

          • Como sempre, achismo, e a fonte é sempre a mesma: CU

            E não precisa gritar, analfabeta de bosta. Se não quer ler meus comentários, não entre no site. Ninguém te obriga a nada, jumenta.

          • Seria o “Eu” uma “Deficiência Artificial”… uma “Imbecilidade Artificial? Tudo caminha para que seja – vide os repetecos constantes dessa “praga virtual” e das ofensas por parte do dito cujo causadas pela guerra varonil entre o Tico e o Teco, os dois únicos moradores da Caixa Cranial do mesmo. Tadinho!

          • Sim, sou tudo isso. Agora, vem cá, tem algum argumento para discutir o assunto do post ou vai continuar com falácuas e chororô, troll?

    • Vc não gostar do site é um problema só seu, mas é extremamente injusto afirmar que o e-farsas é um site sem credibilidade e demonstra uma ampla desinformação, haja visto o mesmo desenvolver há anos um trabalho sério e diversas vezes reconhecido, inclusive por outras mídias.

  2. a foto é do bozo ou não? disse a foto não é de 2017 mas não disse que é o bozonazi… não entendi. não gosto de fakenews mas não sei se é o bozo. os médicos fizeram um trabalho muito feio. costuraram como se estivessem costurando um saco de estopa. Já vi muitos cortes e suturas que quase não deixam cicatrizes… horrível o que fizeram na barriga do cara.

    • Creio eu que nem todos os médicos se formaram na mesma faculdade, nem todo hospital tem bisturi com a mesma precisão de corte que o outro tem, nem todos os médicos tem a mesma pontaria e força para cortar rsrs( imagino que uma barriguinha gordurosa e quase sem músculos faça o bisturi deslizar melhor, o que não é o caso de Bolsonaro que tem uma barriga sequinha). Sei do que estou falando porque anos atrás fiz cirurgia pra retirar vesícula +pedras(No meu caso não tinha como fazer cirurgia a laser). Meu corte ficou bonito retinho com 12 pontos, e bem feito. Mas já conheci muita gente que teve de fazer o mesmo procedimento( em outros hospitais que não eram o mesmo em que fiz a minha cirurgia) e o corte ficou todo torto, alguns o corte quase finalizou abaixo das axilas.

      • Em primeiro lugar, cretina, não se usa “laser” para operar vesícula. O procedimento se chama VIDEOLAPAROSCOPIA e usa uma câmera com fibra ótica que é introduzida por um orificio feito no umbigo. Segundo,pare de vomitar estrume e pesquise sobre “cirurgias de emergência” e as condições em que elas são feitas. Terceiro,abrir longitudinalmente a barriga de uma pessoa da boca do estômago até o púbis é muito diferente de fazer um corte transversal de 10 ou 12 cm para retirar uma vesícula. A pele do abdome tem linhas tensionais de força, o que significa que o sentido da incisão e o local em que foi feita interfere diretamente no aspecto e qualidade da cicatriz,sua RETARDADA DE BOSTA!
        Se até as equipes cirúrgicas dos Hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein elogiaram – e muito – a conduta da equipe da Santa Casa de Misericórdia de JF, quem é você para tentar desqualificar o profissionalismo de gente séria e competente? Experimente ler livros ao invés de se limpar com eles, PETRALHA !

  3. Rapaz . Eh simples. Era só ele publicar a foto com o rosto dele. Eh claro que a foto eh real. Não está claro se a foto eh dele MSM. Até lá vi outras fotos de Bolsonaro na internet sem camisa e ele não tem a quantidade de pelos no peito que tem a pessoa da foto.

  4. É a segunda vez que vejo alguém falar que a foto é falsa, a primeira foi uma esquerdista dizendo que era de uma página no facebook, consegui achar a página e a própria pessoa que postou escreveu que era de Bolsonaro, mostrei pra ela e estou esperando sentado que ela me responda

  5. Vocês tão reclamando a toa. Ele não disse se é ou não é o Bolsonaro porque a foto não mostra o rosto. O que dá pra concluir com as informações que ele obteve é que a foto não saiu do 4chan em 2017.
    Eu acredito que a foto seja sim do Bolsonaro, mas o Gilmar não pode arriscar a credibilidade do E-farsas dando uma informação que ele não tem como provar.

  6. Pois é, mas na conclusão o e-farsas não teve a decência de dizer literalmente que a foto é realmente de Bolsonaro, em vez disso, disse apenas que a foto não é de 2017 do fórum 4Chan! Quanto sacrifício para dizer que a notícia é verdadeira.

  7. Gente não tem como ele dizer se a foto é do presidenciável ou não! O máximo que ele pode dizer, com os dados que tem em mãos, é que realmente foi postada pelo senador em setembro.

  8. Gente não tem como ele dizer se a foto é do presidenciável ou não! O máximo que ele pode dizer, com os dados que tem em mãos, é que realmente foi postada pelo senador em setembro. Mas não tem como afirmar se é ou não.

  9. Parabéns E-farsas… vcs sempre saem na frente… aos desavisados= ja tem em vários sites na data de hoje com matérias sobre a veracidade da imagem. Inclusive um instituto criado para acabar com as fakeNews nas eleições ja confirmou que a imagem é real. Mas não adianta vcs irem la e não lerem toda a matéria… pq aqui ja havia a explicação kkkk e pelo visto não adiantou muito!!!

  10. A imagem divulgada com a barriga cortada mostrando o rosto dele é montagem.
    justifico: a área do travesseiro e a cabeceira da cama estão levemente desfocadas mas o rosto dele, que está no mesmo plano, não está desfocada. O recorte do cabelo está levemente esfumado, típico das ferramentas do photoshop para recortes de cabelo ou áreas complexas.

  11. A imagem divulgada com a barriga cortada mostrando o rosto dele é montagem.
    justifico: a área do travesseiro e a cabeceira da cama estão levemente desfocadas mas o rosto dele, que está no mesmo plano, não está desfocada. O recorte do cabelo está levemente esfumado, típico das ferramentas do photoshop para recortes de cabelo ou áreas complexas.

  12. TEXTO CONFUSO… CHEIO DE PROPAGANDAS PELO MEIO ATRAPALHA AINDA MAIS A CLAREZA… E AINDA TEM UM IDIOTA “EU” EOUTRO ” GILMAR MENDES” FAZENDO COMENTÁRIOS BESTOLOGICOS.
    PRONTO FALEI…

  13. Aí e-farsas deve ter ganhado um puta dinheiro do PT pra publicar uma notícia com um título para induzir os preguiçosos a achar que a foto é falsa né? A maioria dos jumentos petistas não leem a matéria toda daí sai espalhando fale news pelas redes sociais a fora… Objetivo completo por que o que mais tem nesse país é gente que só lê título, e essa grande massa vc manipulou com sucesso! Sitezinho mercenário de bosta

  14. Acho que a matéria seria mais interessante se fosse esclarecida a veracidade ou não do fato, independente do processo usado para se faze-lo (enviar alguém la, conseguir uma foto real, ou depoimentos com o cara que tirou a foto, coisas do tipo). De qualquer forma a pesquisa foi boa. Parabens.

    • Não era a nossa intenção provar se a foto é verdadeira ou falsa! A ideia do artigo era a de tentar descobrir se ela foi copiada de uma publicação antiga do 4Chan ou não!

  15. Me desculpe, mas esta foto é de verdade, não tenho como anexar aqui, mas tenho a foto do sr. Bolsonaro com mesmo lençol, avental e cicatriz mais atual, vários meios de comunicação confirmaram a veracidade…não voto nele, não gosto do Magno Malta, desminto o que eles colocam de fake, mas desta vez é de verdade.

  16. Me divirto vendo um monte de otários se doendo por candidatos que são farinhas tudo do mesmo saco e que não tão nem aí pra você e sim somente no dinheiro que vai receber e desviar! Parem de ser otário meu povo! Eu quero é dar risada de todos se estão achando que Bolsonaro será diferente, vão ver rsrsrs

  17. Só pra entender: nas palavras de vocês, “a foto não existia antes de *5 de setembro de 2018*, logo é de se concluir que neste dia já existia.
    Sendo isso fato, sendo fato que Malta só esteve com Bostasno no dia 7/9, após a cirurgia, isso desmonta a certeza de que a foto seja fake.
    É melhor fazer um trabalho mais aprofundado, porque os argumentos aqui não são convincentes, já que, segundo vocês mesmo a foto existia doia dias antes do evento!

  18. Bom, já que é tão difícil afirmar que a foto é verdadeira, e somente afirmar que a foto não é antiga, faço um pedido ao Ef-farsas: A foto do Bolsonaro é fake ou não? Tem vestígios de alteração, foi editada? Qual o ponto de vista do e-farsas a respeito de foto?

  19. Que bom que a foto é verdadeira. Espero que esse desgraçado NUNCA recupere totalmente a saúde e que sofra pro resto da vida com as sequelas dessa bendita facada.

    • [Ódio “do bem” mode on]
      Sério mesmo, petralha? Já eu espero que você seja baleado no pescoço, atendido em um Hospital do SUS e passe o resto da sua vida miserável preso à uma cama, tetraplégico e incapaz de respirar sem aparelhos.

      [Ódio “do bem” mode off]

  20. Pronto pra tirar a dúvida de todos já que ele foi atingindo e o povo tem essa mera dúvida era melhor ele fazer um vídeo mostrando o rosto dele e a cicatriz resolveria e daria a resposta pra cada dúvida.

  21. o senador q publicou a foto e um sujeito duvidoso, que vai ser reeleito para o senado pelos capixabas. se é falsa a sociedade precisa saber. cade seus adversarios, cade o Fabiano contarato.

      • Viadinho-esquerdalha-vagabundo-com medinho de perder a bolsa-esmola-detected.

        Por que você não vai chorar sentadinha no colinho do Poste ? Chora muito,tá ok? O CHORO É LIVRE, O LULADRÃO NÃO !

        • “Por que você não vai chorar sentadinha no colinho do Poste”
          Não falei? Projeção. Continua projetando seus desejos sexuais íntimos nos outros. Vá se tratar, é sério!
          Ps.: O que o Lula tem a ver com a cicatriz do Bozonazi? Acho que sua viadagem enrustida está te causando alucinações. O caso é mais sério do que eu pensei, talvez seja caso de internação!!!
          Eu explico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui