16.9 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022

Fotos mostram o agressor de Bolsonaro ao lado de Lula! Será?

- Publicidade -

Será que as fotos que provam que Adélio Bispo de Oliveira já esteve lado a lado de Lula em eventos públicos são verdadeiras ou falsas?

As imagens surgiram nas redes sociais após atentado sofrido pelo candidato à Presidência Jair Bolsonaro, no dia 06 de setembro de 2018. Nelas podemos ver o agressor confesso Adélio Bispo de Oliveira ao lado do ex-presidente e atual presidiário Luiz Inácio Lula da Silva em dois eventos.

A primeira foto mostra o agressor no meio de uma multidão e, na segunda, o homem aparece bem ao lado de Lula!

Será que essas imagens são verdadeiras ou falsas?

Fotos mostram que o agressor do Bolsonaro andava lado a lado de Lula! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou montagem?

A primeira imagem começou a se espalhar através das redes sociais poucas horas após o atentado, ganhando força após sua publicação no perfil do Twiter do senador Magno Malta:

Reprodução/Twitter

A publicação do político teve milhares de compartilhamentos e de curtidas antes de ser apagada pelo gestor da conta do senador no Twitter. É que a fotografia era uma montagem feita em cima de uma foto real, tirada por Ricardo Stuckert, em maio de 2017, em Curitiba. Na ocasião, Lula ia prestar depoimento ao juiz Sérgio Moro na operação Lava-Jato.

Compare a foto original com a montagem:

- Publicidade -

A segunda foto surgiu 3 dias depois do atentado e, da mesma forma, se espalhou rapidamente através de grupos do WhatsApp e nas redes sociais. O curioso dessa imagem é que, mesmo ela se mostrando uma montagem grosseira, muita gente acreditou que o agressor de Bolsonaro estaria muito próximo de Lula (dando a entender que os dois seriam ligados de certa forma).

No entanto, como já adiantamos no parágrafo anterior, a foto é uma montagem! Na fotografia original, Lula aparece ao lado de seu segurança, como podemos verificar nas duas imagens abaixo:


Conclusão

As fotos mostrando o agressor do candidato Jair Bolsonaro ao lado de Lula são falsas!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

25 COMENTÁRIOS

  1. Pobre homem santo que está, sem prova alguma, sendo crucificado. Contamos todos com você, Luiz Inácio, para depois da vitória do Hadaad sobre todos os ímpios. Obrigada, Gilmar, pelo belo, sério e glamoroso trabalho em prol do PT e simpatizantes.

  2. Eu™, preciso lhe informar que estou preocupadíssima com suas ameaças, ameaças de macumbeiro bicha virtual e pai de santo falido. Por outro lado, sinto-me na obrigação de tentar lhe explicar (o que será muito difícil, visto a quantidade de estupidez que existe na sua caixola) que caso você não seja a bizarrice conhecida como Lucho (deveria ser Licho, ou Lixo) que fique a patente, pois essa lhe cai bem. Espero que seu papai e sua mamãe voltem a lhe dar de mamá e lhe deem toda educação e carinho que falta para que você, verme, cresça e seja homem, ou mulher, ou ambos. De mais para o momento, beiju pra você. rsrs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui