Foto tirada pela sonda Cassini duas semanas atrás mostra a atmosfera de Saturno! Será?

6
3535
De acordo com publicações feitas nas redes sociais, essa linda imagem teria sido tirada pela sonda Cassini há duas semanas antes de cair na superfície de Saturno! Será verade? (foto: Reprodução/Facebook)

Será que a foto que mostra a atmosfera e partes dos anéis de Saturno é real e foi tirada há poucos dias pela sonda Cassini?

A imagem se espalhou através de publicações nas redes sociais no final de maio de 2021 e mostra o que parece ser um satélite na frente de lindas nuvens com alguns riscos em um céu escuro. O texto que acompanha a foto afirma que ela teria sido tirada há poucos dias pela sonda Cassini enquanto passava por Saturno.

Algumas publicações afirmam também que essa teria sido a foto tirada mais próxima do planeta, poucas horas antes da sonda ser atraída pela gravidade de Saturno e perder contato com a Terra!

Será que isso é verdade mesmo?

De acordo com publicações feitas nas redes sociais, essa linda imagem teria sido tirada pela sonda Cassini há duas semanas antes de cair na superfície de Saturno! Será verade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Apesar de circular em maio de 2021 como sendo algo recente, essa imagem vem sendo compartilhada na web desde 2017. Pelo menos, é o que descobrimos em uma busca reversa através da ferramenta Tineye.

Nesse artigo de abril de 2017, o blog espanhol Eureka usou essa mesma foto – com uma legenda explicando que trata-se de uma representação artística – para ilustrar um artigo sobre o final da missão da Cassini, sonda batizada em homenagem ao astrônomo italiano Giovanni Domenico Cassini (1625-1712), lançada em 1997 e que só foi chegar em Saturno em 2004.

No mesmo artigo é explicado que a Cassini iria se chocar contra Saturno meses depois, em setembro daquele ano, encerrando seu ciclo exploratório de duas décadas.

Só com essa simples busca já conseguimos desmentir pelo menos três afirmações que surgiram em maio de 2021:

  • que a tal foto não foi tirada há duas semanas;
  • que essa não foi a última tirada pela Cassini antes de se colidir com Saturno
  • e que a foto não é uma foto de verdade, mas uma representação artística

Como foi explicado pela NASA, no site da missão:

“Após 20 anos no espaço – 13 desses anos explorando Saturno – a Cassini esgotou seu suprimento de combustível. E assim, para proteger as luas de Saturno que poderiam ter condições adequadas para a vida, a Cassini foi enviada em uma ousada missão final que selaria seu destino. Depois de uma série de quase duas dezenas de mergulhos enlouquecedores entre o planeta e seus anéis de gelo, a Cassini mergulhou na atmosfera de Saturno em 15 de setembro de 2017, retornando dados científicos até o fim.”

Podemos ver no site da NASA que a ilustração foi publicada no dia 06 de abril de 2017, como uma representação artística, mas a agência espacial não creditou a belíssima imagem a um único artista e, sim, a toda a equipe da missão.

A última foto real

A última foto real tirada pela sonda Cassini não é tão glamorosa e tampouco cheia de cores como a que se espalhou em 2021, mas mesmo assim é um marco na Ciência. A foto abaixo foi tirada a 634.000 quilômetros enquanto fazia sua aproximação final ao planeta famoso por seus anéis:

Última imagem da Cassini em visões monocromáticas e em cores naturais. (Foto: Reprodução/NASA / JPL-Caltech) 

Conclusão

A ilustração que se espalhou no final de maio de 2021 como se fosse a última foto tirada de Saturno pela sonda Cassini “há poucas semanas” é, na verdade, uma representação artística feita pela equipe do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e disponibilizada para o público em abril de 2017.

6 COMMENTS

  1. Todas as imagens de “sondas espaciais” são falsas. Essa então… não precisava nem do e-Farsas para desvendar.

    • Todas as imagens de “sondas espaciais” são falsas.

      Não são não.

      Essa então… não precisava nem do e-Farsas para desvendar.

      Precisava sim, pois os que não possuem conhecimento na área acham que pode ser real. Quem realmente estudou de verdade sabe diferenciar as imagens reais das ilustrações artísticas.

    • Meia hora de pesquisa básica sobre astrofotografia (desde as de sondas até as tiradas com cameras profissionais aqui na terra) já resolvia esse teu problema

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here