today-is-a-good-day
23.8 C
São Paulo
terça-feira, abril 23, 2024

Fotos comparam lixo deixado no réveillon do Rio e Miami!

- Publicidade -

Publicação feita no Facebook mostra a diferença na quantidade de lixo deixada no 1º dia de 2016 nas praias de Copacabana e de Miami! Será verdade?

No dia 2 de janeiro de 2016 as imagens abaixo começaram a circular pelo Facebook. Nelas podemos ver duas fotos de duas praias e o texto que as acompanha afirma que a primeira fotografia seria do dia 1º de janeiro de 2016, em Copacabana e a segunda foto seria do mesmo dia, mas em uma praia de Miami!

A diferença entre as praias é gritante e gerou bastante preocupação, pois a foto da praia brasileira mostra que o povo deixou muito mais sujeira na areia do que os turistas em Miami.

A praia de Miami parece estar limpíssima mesmo após o réveillon! Será verdade?

Postagem compara passagem de ano no Rio de Janeiro e em Miami! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Postagem compara passagem de ano no Rio de Janeiro e em Miami! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

As fotos são reais, mas houve uma mistura de informações nessa postagem.

A fotografia que mostra a praia de Copacabana pós-réveillon lotada de lixo é verdadeira e foi tirada por Jorge Helly a serviço da agência Brazil Photo Press no dia 1º de janeiro de 2016. De acordo com a Comlurb (empresa que recolhe o lixo no Rio de Janeiro), somente na orla de Copacabana foram recolhidos mais de 315 toneladas de lixo!

Mais de 2 milhões de pessoas passaram pelo local, segundo a polícia militar.

Já a imagem que mostra uma praia de Miami também é real, mas ela não foi tirada no 1º dia de 2016. Como podemos ver em várias publicações na web, essa fotografia é de South Beach e foi tirada em junho de 2009 por Ben Granthan.

Altos preços

Segundo o site Curbed, South Beach é o destino mais caro do mundo para os turistas que querem curtir uma boa praia. Lá, os preços das diárias em hotéis variam entre U$1,000 e U$2,200!

- Publicidade -

Comparar a quantidade de pessoas que visitam essa praia de Miami com a de Copacabana é um pouco injusto, não acham?

Praia é frequentada por pessoas de alto poder aquisitivo, afirma site de turismo! (foto: Matt Mancano/Instagram)
Praia é frequentada por pessoas de alto poder aquisitivo, afirma site de turismo! (foto: Matt Mancano/Instagram)

Conclusão

As fotos são reais, mas a da praia de Miami foi tirada em julho de 2009!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

20 COMENTÁRIOS

  1. Claro que não faz o menor sentido comparar as imagens, porém, em nada altera nossa tristeza de ver a falta de civilidade da população em relação ao meio ambiente.

  2. Claro que a foto da praia de Copacabana é real. Afinal, o pessoal joga lixo no chão porque, olha só a mentalidade, se jogar o lixo na lixeira os lixeiros perderão seus empregos. Que fofo, né? Quanta gente preocupada com o emprego dos lixeiros.

    Essa gente acha que lixeiro ganha por tonelada de lixo coletada e por quilômetro de ruas varridas.

    • Acho que no caso do réveillon as lixeiras ao longo da orla da praia não dariam conta desse lixo todo. O mais correto é cada um levar seu lixo para casa.

      Outro fato que faz acumular lixo na praia são as oferendas, infelizmente as pessoas ainda acham que essas oferendas serão resgatadas pelas divindades e irão desaparecer. Só que não, pois tudo volta pra praia em outro ponto ou afunda poluindo os mares e podendo até prejudicar a vida marinha.

  3. O que importa se em Miami tem hotéis de mil dólares a diária? Pobre tem que ser porco e rico tem que ser limpo? O que falta é respeito ao próximo… Gente porca existe tanto na classe A quanto na classe E.

  4. Na boa? Estou em Miami passei o ano novo aqui e fui à praia no dia primeiro, não vi nenhuma sujeira, nenhum lixo jogado no chão, só vi a areia limpa e águas límpidas.
    Isso é cultura e educação, Copacabana é tão linda como Miami Beach, porém a população não respeita e vira o lixo que se pode ver na foto! Mais educação e respeito com seu próprio país e patrimônio tem que ser fundamental.

  5. Mas se esquecem de dizer que na praia de Copacabana tb tem turistas de outros países. Precisamos parar de falar mal do nosso próprio pais. Claro que não precisa jogar lixo não só na praia, mas em lugar algum.

  6. Recorreram a uma mentira deslavada. Será que só os brasileiros sujaram a praia ou também os turistas alemães, franceses, italianos e etc?? O brasileiro é sujão ou o poder público não colocou lixeiras suficientes? Será que algum governo, de qualquer lugar do mundo teria condições de colocar lixeiras suficientes para uma festa de 2 milhões de pessoas? De qualquer maneira a foto é uma mentira deslavada e o repórter que publicou também é porco por sequer pesquisar. As praias de Miami ficam fechadas das 0 as 5 horas e o show da virada foi com o cantor Pitbull no parque Bayfront (algumas centenas de pessoas)

    • Sim, Marcelo, eu estava no show do Pitbull. Depois da meia-noite, o parque virou um lixão. Esse povo tem que parar de humilhar os brasileiros e enaltecer os americanos.

  7. Gente, acorda! Eu passei a virada no Bayfront Park, em Miami. Foi lá que foi a grande festa, e não na praia. Eu testemunhei um lixão muito maior do que o da praia no Brasil. Os organizadores do evento já haviam anunciado que esperavam por mais de 8 mil pessoas nessa noite, mas não se preocuparam em colocar latas de lixo e banheiros o suficiente. Parem de humilhar os brasileiros diante dos americanos. Vocês não sabem de nada inocentes! Vem viver aqui e ver que a realidade é bem diferente! http://avax.news/pictures/194021
    http://miami.cbslocal.com/…/major-clean-up-after…/

  8. Minha conclusão é que a comparação é válida entre a população que frequenta o local.
    Em um lado pobres financeiros e de espírito, que acham que a responsabilidade pelo civismo é dos outros e não deles.
    Em outro lado, ricos que tem muito a perder deixando o local onde moram feio e sujo.
    É uma questão de educação e de Educação.
    2016 tem eleições. Oportunidade para reeleger quem dá saco de arroz e camiseta pros pobres.

  9. Todo lixo que levo, trago de volta, não é só o setor público o culpado, cada individuo tem que fazer sua parte. O triste é que muito desse lixo é levado pelo mar antes da Prefeitura passar recolhendo, principalmente as rolhas de espumante e plásticos, que podem ser ingeridos pelos animais marinhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui