Connect with us

E-farsas

Fotos mostram um cemitério de violões confiscados de músicos de rua no Brasil! Será?

Crimes

Fotos mostram um cemitério de violões confiscados de músicos de rua no Brasil! Será?

Fotos mostram um cemitério de violões confiscados de músicos de rua no Brasil! Será?

Será que as fotos mostrando centenas de violões jogados em um terreno são mesmo de um cemitério de instrumentos musicais confiscados pela Polícia Metropolitana dos músicos sem licença?

A imagem surgiu na última semana de novembro de 2018 no Facebook e rapidamente se espalhou também em grupos do WhatsApp. Nele podemos ver uma colagem de fotos do que parece ser um grande depósito a céu aberto lotado de violões.

O texto que acompanha as imagens afirma que os instrumentos foram confiscados pela Polícia Metropolitana, após uma blitz no centro da cidade para acabar com o trabalho informal de músicos de rua sem licença, no Brasil.

Será que isso é verdade ou mentira?

Será que essas fotos são de um cemitério de violões confiscados pela Polícia no Brasil? (fotos: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

No dia 20 de novembro de 2018, diversos perfis no Facebook começaram a espalhar as imagens com a notícia afirmando que os instrumentos teriam sido confiscados pela Polícia em diversas blitzes no Brasil. Os violões seriam, de acordo com o texto, de músicos brasileiros que não tinham licença para trabalhar na rua.

Acontece que os violões que aparecem nas imagens são de um desastre natural ocorrido em setembro de 2018, no sul da China.

Conforme explicado nesse tuíte abaixo, a passagem do tufão Mangkhut pela região da província de Guangdong provocou uma enchente que inundou o depósito de uma fábrica de violões e de pianos, gerando um enorme prejuízo:

https://twitter.com/ydshhsyhygyhm/status/1042316986192080896

Conclusão

As imagens mostrando violões jogados em uma enorme área a céu aberto é foi tirada em setembro de 2018, em um depósito na China! Os instrumentos foram danificados após uma enchente provocada por um tufão!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Crimes

To Top