20.9 C
São Paulo
sábado, novembro 27, 2021

Fotos que mostram um homem beijando uma criança de forma suspeita é o Joe Biden?

- Publicidade -

Será que as fotos mostrando um homem beijando uma criança claramente desconfortável é mesmo o presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden?

Uma colagem de fotos começou a se espalhar através de grupos do WhatsApp e também nas demais redes sociais na segunda semana de novembro de 2020 e mostra um homem beijando uma criança de uma forma, digamos, muito afetiva. Na primeira foto, o homem de óculos escuros aparentemente tapando a boca de um menino enquanto lhe beija a nuca. E na outra foto, ele aparece beijando de maneira “muito estranha” o rosto de uma criança.

De acordo com o texto que acompanha as imagens, o homem seria o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, e a criança seria seu neto.

A publicação amplamente compartilhada insinua que Biden seria pedófilo, mas a grande mídia estaria escondendo essa parafilia do próximo líder norte-americano.

Será que essa história é real? O homem da foto é mesmo o Joe Biden?

Homem que aparece beijando crianças de forma suspeita é o Joe Binden? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

A colagem de imagens mistura imagens reais de duas situações ocorridas em ocasiões distintas.   

A primeira foto, mostrando um homem de óculos escuros atrás de uma criança, é real – mas foi recortada de uma fotografia maior mostrando de fato o então vice-presidente Joe Biden ao lado do seu neto, durante o funeral do pai do menino – e filho mais velho de Joe Biden – Beau Biden. A foto foi tirada em junho de 2015 por Patrick Semansky, a serviço da agência de notícias AP.

A manchete que acompanhou a imagem na ocasião explicava que:

“O vice-presidente Joe Biden abraça seu neto Hunter antes do funeral do pai de Hunter, o ex-procurador-geral de Delaware Beau Biden, sábado, 6 de junho de 2015, na Igreja Católica Romana de Santo Antônio de Pádua em Wilmington, Del. Biden, o filho mais velho do vice-presidente, morreu de câncer no cérebro em 30 de maio aos 46 anos. ”

Como podemos ver, a imagem que se espalhou em novembro de 2020 é um recorte de uma foto maior, onde podemos ver que o contexto é bem diferente. 

- Publicidade -

No mesmo dia, o fotógrafo fez outras fotos do velório, mostrando Joe Biden consolando a neta diante da fatalidade que tomou conta da família.  

Quanto às demais fotos, elas não mostram Joe Biden. Trata-se do presidente do México Andres Manuel Lopez Obrador. A foto foi tirada no dia 14 de março de 2020, durante um encontro do líder mexicano com o seu povo.

A imagem pode ser verificada em uma cena tirada de um vídeo publicado pelo próprio presidente em seu perfil do Twitter:

Reprodução: Twitter

Conclusão

As fotos mostrando um homem beijando crianças não provam que o presidente eleito dos Estados Unidos seja pedófilo. Uma das fotos mostra o então vice-presidente Joe Biden consolando o neto pela morte do pai e as demais fotos são do presidente do México beijando uma criança durante uma comitiva.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. O que essa imundice da extrema direita estão fazendo com o mundo! Querem ódio, racismo, preconceito, xenofobia, querem uns matando aos outros. Lixos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui