18.3 C
São Paulo
sexta-feira, junho 18, 2021

George Soros é sócio majoritário do Parler e ficaremos 3 semanas sem internet?

- Publicidade -

Desde ontem (11) circula nas rede sociais uma foto mostrando aquilo que seria o trecho de uma transmissão da “FOX News”, uma emissora de TV norte-americana (arquivo).

Nela é possível ler a seguinte frase no lettering:

FOX News confirma: George Soros é o sócio majoritário da nova plataforma social Parler

Exemplo de tuíte que viralizou nas redes sociais.

Isso, é claro, foi muito mal recebido por inúmeros apoiadores e simpatizantes do presidente Donald Trump, além de muitos usuários que se autointitulam conservadores nas redes sociais. Aqui no Brasil, essa história teve um acréscimo ainda mais peculiar e confuso.

Eis o que foi mencionado num tuíte que vem viralizando nas últimas horas (arquivo):

Acabei de ficar sabendo que ficaremos 3 semanas sem internet, sem what’s up, Facebook, instagram, Twitter, YouTube. O TRUMP já alertou sobre isso. Ele já falou que vai ligar pra todos os americanos e explicar toda a situação. Não ficaremos sem a verdade. Gente, isso é SURREAL.

Tuíte que vem viralizando nas últimas horas.

E, ao ser questionada por uma outr usuária sobre o Parler, eis a resposta:

Usuária afirma que o sócio majoritário do Parler era o George Soros.

Entretanto, será que isso é verdade? A FOX News realmente noticiou isso? George Soros é o sócio majoritário da rede social Parler? O mundo ficará sem internet por três semanas?

Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Um Rápido Contexto

- Publicidade -

Para que vocês entendam as implicações dessa história e o porquê ela viralizou é necessário fornecer um rápido contexto!

O Parler

A rede social Parler é um serviço de microblog e rede social, com sede nos Estados Unidos, que foi lançado em agosto de 2018, e foi promovido como uma alternativa ao Facebook e ao Twitter, principalmente para usuários que se autointitulam conservadores nos EUA e no mundo. Isso porque a plataforma promete acolhimento à livre expressão de pensamentos, ideias e opiniões. Assim sendo, o Parler acaba sendo atraente para muitos usuários, que se sentem injustiçados por achar que podem desinformar livremente.

Em números globais a diferença é gritante. O Facebook teria cerca de 1,8 bilhões de usuários ativos diários, o Twitter teria cerca de 187 milhões, e o Parler cerca de 8 milhões.

George Soros

George Soros é um bilionário húngaro-americano, fundador da “Open Society Foundation”, que se tornou um inimigo mortal de movimentos autointitulados conservadores por promover, segundo tais movimentos, “pautas de esquerda”.

FOX News

Já a FOX News é uma emissora de TV norte-americana, rotineiramente aclamada por ter um viés conservador, e que ao longo dos últimos anos vem sendo descrita como divulgadora de reportagens tendenciosas em favor do Partido Republicano, e das administrações de George W. Bush e Donald Trump. Contudo, após projetar a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020, a emissora foi vista como uma “decepção” por parte de Donald Trump e muitos dos seguidores.

Enfim! Acho que vocês já conseguem ter uma dimensão das razões pelas quais essa história repercutiu tão mal, não é mesmo?

Verdadeiro ou Falso?

Em primeiro lugar, a foto que circula nas redes sociais não passa de uma manipulação digital! Originalmente, o lettering da FOX News dizia:

Campanha de Trump abre processo alegando sistema de votação de ‘duas camadas’ na Pensilvânia

A foto que circula nas redes sociais não passa de uma manipulação digital. Eis o lettering original.

Outro ponto importante é que não encontramos quaisquer evidências que isso tenha sido publicado ou divulgado, a qualquer tempo, pela FOX News.

Segundo o site “The Hill”, a ação, interpelada em um tribunal da justiça federal na Pensilvânia, alega que a comunidade implementou um sistema de votação ilegal de “duas camadas”, no qual os eleitores obedeciam a padrões diferentes dependendo se votassem pessoalmente ou se depositassem suas cédulas pelo correio.

A ação, no entanto, não cita evidências específicas de fraude eleitoral e alega violações da Cláusula de Igualdade de Proteção e das Cláusulas Eleitorais e Eleitorais.

E a História do George Soros?

Em segundo lugar, não há evidências que George Soros seja o sócio majoritário do Parler, tampouco teria qualquer envolvimento com a rede social. Segundo a revista Fortune, no entanto, os fundadores da rede social até hoje não deixaram claro quem são proprietários do Parler.

Em junho de 2020, Dan Bogino, comentarista da FOX News, anunciou que havia adquirido uma participação acionária, mas não especificada, do Parler, juntando-se a um grupo de sócios da rede fundada por John Matze e Jared Thomson. Numa postagem recente na plataforma, que contestava rumores sobre a venda da empresa, Matze disse que os sócios, além dele, incluíam “um pequeno grupo de amigos próximos e funcionários“. Bongino e Jeffrey Wernick, diretor de Operações, seriam considerados investidores estratégicos.

Aliás, confira o que Dan Bogino vem publicando recentemente sobre o assunto (1,2):

https://twitter.com/dbongino/status/1325582866802159619

https://twitter.com/dbongino/status/1326609255013683203

Os tuítes de Dan Bogino são um dúbios, porque em alguns momentos ele se coloca na posição do dono do Parler, mas em outros alega ser apenas um dos sócios.

Ficaremos sem Internet Durante Três Semanas?

Não! Exceto, é claro, que um asteroide caia na Terra causando a extinção humana ou se os líderes de TODAS as nações do mundo se reunissem e decidissem reestruturar a internet, transformando-a em uma rede centralizada. E uma movimentação desse nível, certamente, não passaria despercebida. Fora isso, não existe um botão para desligar a internet. Não há um local, onde alguém possa ir e simplesmente desplugar um cabo.

Portanto, essa história de que o Brasil e o mundo ficará sem internet durante três semanas é uma imensa bobagem. Completemente infundado, e denota uma profunda falta de conhecimento daqueles, que evidentemente não fazem a menor ideia do que é a internet que acessam diariamente.

Conclusão

É falso que a “FOX News” tenha noticiado que George Soros se tornou o sócio majoritário da rede social Parler! Além da foto que circula nas redes sociais ter sido manipulada digitalmente, não há nenhuma notícia que tenha sido veiculada nesse sentido pela rede de TV norte-americana.

Não há evidências que George Soros seja o sócio majoritário do Parler, tampouco teria qualquer envolvimento com a rede social. Segundo a revista Fortune, no entanto, os fundadores da rede social até hoje não deixaram claro quem são proprietários do Parler.

É falso que o Brasil e o mundo ficará sem internet por três semanas, exceto, é claro, que um asteroide caia na Terra causando a extinção humana ou se os líderes de TODAS as nações do mundo se reunissem e decidissem reestruturar a internet, transformando-a em uma rede centralizada. E uma movimentação desse nível, certamente, não passaria despercebida. Fora isso, não existe um botão para desligar a internet. Não há um local, onde alguém possa ir e simplesmente desplugar um cabo.

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui