18.6 C
São Paulo
terça-feira, agosto 16, 2022

Fraudador de Leilões foi preso!

- Publicidade -

Fraudador de Leilões foi preso!

No dia 30 de Março de 2003, o mais “famoso” golpista de leilões online foi preso nos Estados Unidos.

Jay Nelson pegou seis anos e meio de xilindró por ter enganado mais de 1.700 internautas — a maioria nos leilões online, Yahoo e eBay.
De acordo com o site MSBC (www.msbc.com), Nelson enganou as autoridades por cerca de seis meses, em 2001, quando escapou de uma fiança após enfrentar uma acusação inicial por fraude na rede. O vigarista foi então “caguetado” por um comerciante que reconheceu o infeliz através de uma foto publicada no site MSNBC.com.
O esquema de Nelson envolvia a oferta de produtos eletrônicos no eBay e no Yahoo. Ele aceitava os pagamentos mas nunca enviava os produtos. A fraude funcionou porque Jay Nelson se escondia por trás de nomes falsos para convencer os potenciais clientes de que ele era um vendedor confiável.  

O trapaceiro era tão bem-sucedido que ganhou o apelido de “John Dillinger da Internet”, lembrando o assaltante de bancos que ficou famoso por seus feitos na década de 30.

A sentença, no entanto, não é a maior já aplicada para casos de crimes na Web. No ano passado, um homem do Estado norte-americano de Virginia foi condenando a 12 anos de prisão por ter extorquido US$ 100 mil de 268 vítimas, aceitando pagamentos e nunca entregando produtos.

O caso de Jay Nelson envolveu a maior investigação sobre fraudes em leilões já realizada pelo Serviço de Inspeção Postal dos Estados Unidos.

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui