20.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

Garoto sírio dorme entre os túmulos de seus pais! Será verdade?

- Publicidade -

Imagem mostra um garoto dormindo entre os túmulos dos seus pais e texto afirma que isso aconteceu na Síria. Será verdade?

A fotografia “chocou o mundo” na primeira semana de março de 2018 e mostra uma criança enrolada nas cobertas e deitada entre o que parecem ser dois túmulos! O texto que acompanha essa imagem afirma que o menino estaria dormindo ao lado de seus pais, após ataques ocorridos na Síria em 2018.

Será que essa imagem é real? O pobre menino teria ficado órfão e desabrigado após ataques e agora dorme ao lado dos túmulos de seus pais todas as noites?

Menino sírio dorme entre os túmulos de seus pais! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Apesar dessa fotografia se espalhar em março de 2018, ela já circula pela web desde 2014.

Em janeiro de 2014, Abdul Aziz al Otaibi – o fotógrafo criador dessa foto – disse em entrevista ao jornalista holandês Harald Doornbos que a fotografia sequer foi tirada na Síria e que ficou muito triste em ver como as pessoas distorceram as suas fotos.

Otaibi explicou também que, além da foto ter sido tirada na Arábia Saudita (e não na Síria), os túmulos são falsos e os pais do garoto estão vivos! Na verdade, o menino é filho da irmã do fotógrafo, que fez essas fotos como parte de um projeto artístico.

Por telefone (e com a ajuda de um interprete), Abdul Aziz al Otaibi disse ao jornalista holandês:

“Todo artista tem idéias na cabeça dele. Então tive a ideia de fazer um projeto onde mostrei em imagens como o amor de uma criança por seus pais é insubstituível. Este amor não pode ser substituído por nada ou qualquer outra pessoa, mesmo que os pais estejam mortos “.

Abaixo, uma segunda foto tirada no mesmo dia:

(Foto: Reprodução/Abdul Aziz al Otaibi)

Conclusão

- Publicidade -

A foto que mostra um garoto deitado ao lado de dois túmulos é falsa e não foi feita na Síria!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Daí,eu pergunto:O que me garante que as atuais imagens e vídeos dos supostos ataques sírio com armas químicas sÃO VERDADEIROS?ou são meros fakes para justificarem um ataque Ocidental naquele país?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui