18 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 23, 2021

Um pastor garantiu que o Satanás visitará o Brasil no dia 22 de abril?

- Publicidade -

É verdade que um pastor da igreja Assembleia Renovada do Espírito de Deus garantiu que o Satanás visitará o Brasil no dia 22 de abril?

A notícia ganhou força na primeira semana de março de 2018, sendo bastante compartilhada através das redes sociais. De acordo com o texto, o pastor João Dionísio de Almeida – da igreja Assembleia Renovada do Espírito de Deus – estaria advertindo a todos os brasileiros para o grande dia do arrependimento que, segundo ele, será no dia 22 de abril.

Conhecido por suas profecias apocalípticas, o pastor teria avisado que o país chegou a um nível de hipocrisia muito elevado e, diante das autoridades espirituais, não há mais retorno para os brasileiros que receberão a visita de Satanás na Terra, propriamente no Brasil.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Pastor teria afirmado que o Satanás visitará o Brasil no dia 22 de abril! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Apesar dessa história ganhar força em março de 2018, ela surgiu em abril de 2016, quando sites começaram a publicar a respeito. Todos esses sites e blogs se basearam em uma publicação feita no site especializado em criar e espalhar notícias falsas chamado Sempre Questione (que, aliás, já foi desmentido várias vezes aqui no E-farsas).

No ano seguinte, a fake news ressurgiu após a publicação feita no humorístico Jesus Manero, que discorreu sobre a suposta previsão do tal pastor, disseminando o assunto nas redes sociais com bastante eficiência (mesmo o site deixando claro que se tratava de uma brincadeira).

Uma busca pelo nome do pastor que, segundo o texto, seria conhecido por suas previsões apocalípticas, e só encontramos textos com a mesma “previsão” em sites que apenas copiaram esse mesmo texto.

O mesmo ocorre com a citada igreja Assembleia Renovada do Espírito de Deus. O nome só aparece em sites que copiaram essa mesma “notícia”.

O pastor da foto

Se o tal pastor não existe, de quem é a foto usada na fake news?

- Publicidade -

Uma busca rápida na web e descobrimos que o homem da fotografia era o pastor Joshua Stephen Wesson. O missionário norte-americano morreu ao resgatar 5 jovens que estavam se afogando no mar, em uma praia próxima ao retiro organizado pela denominação fundada por ele, em Porto Rico.

A morte do pastor aconteceu em agosto de 2015.

Conclusão

Ao que tudo indica, o Satanás não parece ter manifestado vontade de visitar o nosso país em abril!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui