10.8 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022

Greta Thunberg aparece em vídeo atirando com um fuzil! Será verdade?

- Publicidade -

Será que a moça que aparece em vídeo atirando com um fuzil é a ativista sueca Greta Thunberg?

O vídeo foi publicado no Twitter no dia 10 de dezembro de 2019 e alcançou mais de 275 mil visualizações em poucas horas. Nele podemos ver uma moça deitada e, segurando uma arma, faz diversos tiros!

Aqui no Brasil, o que se espalhou foi que a moça do vídeo seria a ativista sueca Greta Thunberg, mas será que é ela mesmo?

Reprodução/Twitter

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas a moça que aparece o vídeo se chama Emmy Slinge, compatriota de Greta. Emmy tem 31 anos de idade e é engenheira em uma empresa localizada em Estocolmo (na Suécia).

Em seu perfil no Twitter há outros vídeos, publicados no dia 07 de dezembro de 2019, mostrando a desenvoltura da moça com fuzis, mas ela tornou a sua conta privada (talvez, em decorrência da “fama” repentina).

No entanto, em seu perfil no Facebook podemos ver que a suéca Emmy Slinge tem uma certa predileção em treinamento com armas:

Emmy se parece com a Greta Thunberg, apesar de ser 15 anos mais velha que a ativista! (foto: Reprodução/Facebook)

Três horas após publicar o vídeo em seu perfil, o analista de segurança Bene Barbosa explicou que sua intenção de chamar a moça do fuzil de Greta Thunberg foi apenas uma piada!

Conclusão

A moça que aparece em um vídeo dando tiros com um fuzil não é a adolescente Greta Thunberg, mas outra sueca, 15 anos mais velha que ela.   

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

22 COMENTÁRIOS

  1. “Três horas após publicar o vídeo em seu perfil, o analista de segurança Bene Barbosa explicou que sua intenção de chamar a moça do fuzil de Greta Thunberg foi apenas uma piada!”

    Arrã. Vai que cola, né? Além de mentirosos, direitistas são COVARDES!

    Eu explico.

    • Maldita Lei de Poe.
      Talvez o cara tenha falado em tom de brincadeira, mas a verdaďe é que nunca saberemos.
      O grande problema é que essa argumentação virou referência na arte de espalhar fake news e se isentar da responsabilidade. Muitos sites ditos “humorísticos” fazem isso.
      Imagino que esse tema deve ser de grande debate entre as pessoas comprometidas em combater essa prática.
      É triste. 🙁

  2. Os “lefty” não ligam da Greta manusear um rifle, ligam para as mentiras e invencionices dos “righty” que de RIGHT não têm é nada! Precisam inventar coisas para parecer que têm razão, quando na verdade passam é VERGONHA!

    • Opa, imaginário? Opa! Então proponho um exercício simples. Abaixo estão algumas características comuns atribuídas a alguns governantes – Mussolini e Fujimori incluídos -, levantadas pelo escritor Laurence W. Britt, após analisar 7 regimes fascistas:

      http://www.hartford-hwp.com/archives/27/076.html

      1. Empoderamento nacionalista contínuo.
      2. Desdém por direitos humanos.
      3. Identificação do inimigo como causa unificadora.
      4. Supremacia militar.
      5. Sexismo desenfreado.
      6. Controle de mídias de massa.
      7. Obsessão com segurança nacional.
      8. Governo e religião interligados.
      9. Poder/direitos corporativistas protegidos.
      10. Poder/direitos de trabalhadores suprimidos.
      11. Desdém pelos intelectuais e pelas artes.
      12. Obsessão por crime e punição.
      13. Corrupção e nepotismo desenfreado.
      14. Eleições fraudulentas.

      Agora faça um X na frente de todos os itens que seu presidente se encaixa e veja que se ele (ainda) não é fascista, está caminhando a passos largos para se tornar um. Se você não sabe o que é fascismo, o problema é com você, única e exclusivamente, gado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui