21.9 C
São Paulo
segunda-feira, outubro 3, 2022

Homem esfaqueia o próprio tubarão que o engoliu!

- Publicidade -

Foto mostra um tubarão sendo esfaqueado pelo braço do homem que ele havia acabado de engolir! Será verdade?

A imagem apareceu na web em 2013, mas voltou a circular no Facebook em maio de 2014 e nela podemos ver um tubarão em um barco, sendo esfaqueado por um braço de um homem que parece ter sido devorado pelo animal.

Será que essa imagem é real ou trata-se de mais uma farsa da web?

Homem esfaqueia a cabeça do tubarão que havia o engolido! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)
Homem esfaqueia a cabeça do tubarão que havia o engolido! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

Na segunda quinzena de maio de 2014, após ser publicada na fanpage Fatos Desconhecidos, essa imagem voltou a fazer sucesso na web. A cena é curiosa e inusitada: O braço de homem saindo pelas guelras de um tubarão e esfaqueando a cabeça do bicho. Parece que o almoço do animal resistiu fortemente ao ataque e, como um ato desesperado, ainda teria conseguido matar seu predador!

O interessante da imagem é que ela é real, mas foi forjada! Ou seja, não houve manipulação digital na fotografia, mas a cena foi montada.

Na verdade, uma dupla pescadores australianos teve a ideia de tirar uma foto diferente do tubarão que haviam pescado: Um deles entrou dentro do bicho e colocou um braço entre as guelras, esfaqueando a cabeça do indefeso (e já morto) peixe.

De acordo com o site de notícias australiano Perth Now, a cena foi presenciada no dia 30 de julho de 2013 por um funcionário do Hotel Metung – em Gippsland (Região rural em Victoria, na Austrália) – que fez um enorme quadro com a fotografia para “enfeitar” uma das paredes do hotel e enviou a notícia (junto com a foto) para um programa da rádio 3AW.

A entrevista feita pelo radialista John Burns ao funcionário do hotel pode ser ouvida clicando no vídeo do YouTube abaixo:

- Publicidade -

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/nyCa_S2m9_A” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Conclusão

Foto real, cena forjada!

Atualização 14/06/2014

No dia 14 de maio de 2014, Gilmar Lopes apresentou essa história no programa Você é Curioso, na Rádio Bandeirantes. Ouça clicando no vídeo abaixo:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/jhO8Kp3OCwM” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui