Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Jair Bolsonaro cancelou o Dia das Bruxas e criou o Dia do Evangelho?

Falso

Jair Bolsonaro cancelou o Dia das Bruxas e criou o Dia do Evangelho?

Jair Bolsonaro cancelou o Dia das Bruxas e criou o Dia do Evangelho?

É verdade que o presidente Jair Bolsonaro cancelou o Dia das Bruxas e transformou o dia 31 de outubro o Dia do Evangelho?

A notícia surgiu em grupos do WhatsApp no final de outubro de 2019 e parabeniza a atitude do presidente Jair Bolsonaro de cancelar do Dia das Bruxas e de assinar a Lei 13.246 instituindo que o dia 31/10 passe a ser o Dia do Evangelho.

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas nas redes sociais: “N O T I C I A M A R A V I L H O S A !!!! Bolsonaro aprovou essa lei vamos divulgar Deus é fiel e se agradou de nós! Aleluia Glória a Deus!!! Dia 31 de outubro não é mais dia das bruxas no Brasil! É o dia de proclamar que Jesus Vive e está voltando! É o dia do Evangelho!!!! Você precisa propagar isso! ,Precisa comemorar Se mobilize! Vamos escrever uma nova história em nossa Nação!
Levo ao conhecimento de todos que foi publicado no Diário Oficial da União no dia o dia 31/10 como o Dia Nacional do Evangelho. Lei 13.246 do Diário Oficial da União. Vale a pena orar pela Nação Glória a Deus!!!!!!!!!!!

Verdade ou mentira?

Em primeiro lugar, não existe uma lei brasileira instituindo o Dia das Bruxas. Desde 2003, o dia 31 de outubro é comemorado o Dia do Saci, de acordo com a Lei Federal  2.479. O site Toda Matéria explica que:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

“A data foi criada em 2003, com o intuito de resgatar e valorizar o folclore do nosso país, promover a cultura nacional e as tradições brasileiras.”

Quanto ao Dia do Evangelho, ele existe mesmo e foi instituído pela Lei 13.246. A questão é que ela não foi assinada por Jair Bolsonaro, mas por Dilma Rousseff em 2016.

O texto da Lei provém de um projeto de lei de 2003 do então deputado federal Neucimar Fraga, que explicou na ocasião que a data não foi escolhida para se tornar uma oposição ao Halloween norte-americano, mas sua intenção foi a de “defender a promoção da paz e da justiça”.  

Conclusão

Existe, de fato, uma lei instituindo o Dia do Evangelho, mas ela foi assinada pela então presidente Dilma Rousseff, em 2016. Quanto ao “cancelamento” do Dia das Bruxas, não encontramos nenhuma afirmação a respeito!

Continue lendo
19 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo