28.2 C
São Paulo
domingo, novembro 28, 2021

Quadrilha foi presa com 300 crianças chinesas congeladas! Será verdade?

- Publicidade -

Segundo texto compartilhado através de grupos do WhatsApp, a organização criminosa vendia órgãos para transplante! Será que isso é verdade? Descubra aqui no E-farsas.

Uma denúncia de tráfico de órgãos, acompanhada de um vídeo de uma criança coberta por cubos de gelo, começou a se espalhar através de grupos do WhatsApp na segunda quinzena de outubro de 2019.

De acordo com o texto, uma organização havia sido detida na China com 300 crianças congeladas em seu poder! Os corpos, segundo a denúncia, faziam parte de um mercado milionário de tráfico de órgãos, cujo negócio seria a compra de crianças de camponeses pobres para a retirada de seus órgãos e para serem vendidos para transplantes, mas será que isso é verdade ou mentira?    

Texto de uma das versões compartilhadas através do WhatsApp: “Absolutamente chocante! Detiveram uma organização na China que tinha 300 crianças congeladas em seu poder. Seu negócio era a venda de órgãos para  transplantes. Essa descoberta é a ponta do Iceberg de uma rede infra-humana de projeções imprevisíveis. Sem dúvida, a cumplicidade das autoridades e do pessoal médico como peças-chave desta organização deve se tornar o centro de pesquisa. A autocensura das informações prejudicará a nitidez e a ação de resultados contundentes e transparentes. Os monstros devem ser cuidadosamente investigados e evitar que sejam executados e virar a página. Que Deus proteja as crianças inocentes na CHINA.  Em sua totalidade, pertencem a famílias e camponeses pobres que vivem quase como escravos, porque o comunismo naquele país se aplica aos estratos mais baixos da sociedade, os ricos vivem seu mega capitalismo.

Verdade ou mentira?

Analisando a denúncia, logo de cara nos deparamos com algumas das características de um boato digital:

  • Carece de fontes;
  • Trata de um assunto que mexe com a emoção do leitor;
  • Não é datada;

Onde o caso aconteceu? Quando a quadrilha foi presa?

Essas e outras perguntas ficam no ar…

Origem do vídeo

Apesar do texto afirmar que a quadrilha havia sido detida com cerca de 300 crianças congeladas, o vídeo (que não vamos mostrar aqui) mostra “apenas” uma criança envolvida no gelo. O vídeo é real, mas nada tem a ver com quadrilha de roubo de órgãos!

A filmagem da criança coberta de gelo foi feita em 2017, na província de Guangdong (China). Na verdade, o menino havia se afogado acidentalmente e a família, preocupada com o calor que fazia na região, embalou o corpo da criança no gelo para transportá-lo de volta para casa para a preparação do enterro. 

Na ocasião, o Departamento de Segurança Pública da cidade de Yiyang explicou que:

“A criança no vídeo morreu nas águas de parentes em Guangzhou. Devido ao calor do verão, a família colocou o corpo em uma caixa de espuma com cubos de gelo e os levou para casa para enterrá-los. ”   

- Publicidade -

Mais detalhes sobre essa fatalidade pode ser lida nesse site chinês de notícias.

Em outra versão, que circulou em janeiro de 2018 na China, podemos ver alguns homens agarrando uma criança e a colocando dentro do gelo. Na época, foi descoberto que o vídeo era, na verdade, a colagem de 3 vídeos distintos.

Conclusão

A denúncia de que uma quadrilha havia sido presa com 300 crianças congeladas na China e que tudo fazia parte de um esquema de venda de órgãos humanos para transplante é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

17 COMENTÁRIOS

  1. Meu Zeus do céu… procurei e vi o vídeo da criança. 🙁 O incidente por si só já é triste, mas esses CANALHAS emendaram várias Fake News em cima do fato original. Exageraram, fizeram sensacionalismo e fantasiaram com Traficantes de Órgãos, colocaram o nome de Deus nessa mentira e ainda adicionaram Viés Político. Tudo isso para ganhar views e enganar tolos desatentos. Não respeitam nem os mortos e/ou a tragédia alheia. CANALHAS! 😐

  2. Meu medo é que fakes de assuntos como esse cauterize nossos corações e nos deixe incrédulos de fatos que realmente acontecem mas que não são devidamente registrados.

    • @ROberta Vignolo , o vídeo Fake é resultado de uma montagem, colagem, edição, composição ou o diabos que chamam isso de 3 vídeos DIFERENTES (leia a matéria). Fizeram isso para parecer que pegaram os supostos “traficantes” e lincharam eles. Em outras palavras, são vídeos que foram “emendados” FORA DE CONTEXTO. 😉

    • @Lilian Cipriano , eu só vi UMA caixa ao lado e estava VAZIA (sem corpo, provavelmente era a TAMPA). Os homens apanhando é uma “emenda” de outro vídeo (Fora de Contexto). E o E-Farsas e seus leitores, na medida do possível, respondem e/ou discutem as dúvidas sim. O problema é que é tanta Fake News que não dá para dar conta. 😐

    • @Lilian Cipriano , entretanto, valem as lições do E-Farsas: se uma suposta notícia parecer ABSURDA, SURREAL, POLÊMICA, SENSACIONALISTA etc, então, no mínimo, DESCONFIE! Não seja como aqueles internautas ignorantes que acreditam em qualquer PORCARIA que aparece na Internet e/ou leitores daqueles antigos Jornais Populares, de qualidade duvidosa e com manchetes do tipo “NASCEU O BEBÊ-DIABO!” (vide Google Imagens), ok? 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui