23.6 C
São Paulo
quinta-feira, julho 7, 2022

Livro infantil mostra pose obscena de um cavalo em cima de um humano! Será verdade?

- Publicidade -

A ilustração teria sido publicada na França, em um livro infantil que pretendia comparar a anatomia de um cavalo com a de um humano sem perceber a pose obscena! Será verdade?

Essa imagem voltou a circular com força nas redes sociais, sobretudo no Twitter, no final de abril de 2022, e mostra uma pose um tanto estranha de um cavalo em cima de um humano. De acordo com o texto que acompanha a ilustração, o recorte teria sido retirado de um livro infantil na França e tinha como objetivo comparar os ossos humanos com os de equinos.

Será que essa história é real?

Livro infantil teria sido publicado na França mostrando um homem e um cavalo numa posição estranha! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Apesar desse recorte ganhar força nos compartilhamentos no final de abril de 2022, uma busca reversa dessa imagem mostra que ela circula desde 2009 em fóruns humorísticos.

Em 2015, essa mesma ilustração voltou a ser assunto no fórum Reddit, sempre com a mesma foto (com o reflexo de uma luz passando sobre o rabo do cavalo).

Como não havíamos encontrado outra versão dessa imagem (outro recorte, ou outra foto da mesma ilustração), estávamos tendendo a acreditar que se tratava de uma montagem feita por alguém e que só essa mesma montagem era compartilhada desde então.

Eis que, através de buscas pelo texto que acompanha essa ilustração, encontramos o livro ao qual ela faz parte. Trata-se do ‘L’imagerie du poney et du cheval’ (algo como ‘O Imaginário do Pônei e do Cavalo’, em francês), publicado pela editora Fleurus em 1998:

Capa do livro L’imagerie du poney et du cheval’, de 1998, da editora Fleurus (Imagem: Divulgação) 

De acordo com essa reportagem feita em 2016 pela versão francesa do site Buzzfeed, o livro vende cerca de 20.000 exemplares por ano desde seu lançamento e até a publicação da matéria ninguém havia reclamado sobre esse detalhe para a editora.

- Publicidade -

Procurado pelo Buzzfeed na época, um porta-voz das edições Fleurus disse que não havia nenhuma intencionalidade escondida na ilustração e que a ideia era a de mostrar para as crianças a anatomia do cavalo de forma mais fácil de ser entendida:

“Publicamos livros para fins educacionais e estamos acostumados a fazer ilustrações realistas ou explicativas. Neste caso específico, o objetivo foi fazer com que a criança entendesse visualmente as semelhanças entre a estrutura do cavalo e a do ser humano, o fato de colocá-los na mesma posição tornando a semelhança mais compreensível e concreta”, esclareceu o porta-voz da editora, na ocasião.

E quem é o autor dessa ilustração?

O desenho que vira e mexe volta a aparecer nas redes sociais é de autoria da ilustradora talentosíssima Sylviane Gangloff. Ela é especialista em desenhos de animais e, sobretudo, de cavalos:

Reprodução

Conclusão

A ilustração que mostra um cavalo em cima de um homem foi mesmo retirada de um livro infantil francês de 1998. Em uma reportagem de 2016, um porta-voz da editora disse que a ideia nunca foi a de inserir elementos eróticos escondidos no livro e que a empresa não havia recebido nenhuma reclamação sobre aquela imagem até então, mas que iriam alterá-la na próxima edição.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui