14.4 C
São Paulo
sábado, maio 8, 2021

Mãe flagra duende enquanto filma o filho em Santa Fé!

- Publicidade -

Será verdadeiro o vídeo de uma mãe que teria capturado a imagem de uma pequena criatura caminhando enquanto ela filmava seu filho

O filme foi postado em abril de 2014 no YouTube, mas começou a aparecer em diversos sites e blogs (além de ser compartilhado inúmeras vezes através das redes sociais) somente no final da primeira quinzena de setembro de 2014. Nele podemos ver um bebê que parece estar se divertindo, com a mamãe o filmando com um aparelho celular.

O que chamou a atenção na filmagem é que, aos 10 segundos, o celular da moça flagra um estranho ser humanoide – de aproximadamente 20 centímetros de altura – correndo por trás do bebê.

No momento em que tal duende aparece, ocorre uma grande interferência no áudio do filme, levando a crer que o diminuto ser chega a interferir com o ambiente!

Duende aparece em vídeo caseiro! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/YouTube)
Duende aparece em vídeo caseiro! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/YouTube)

Notícias afirmam que Silvia, a mãe do pequeno Benjamim, teria dado entrevistas onde dizia que o fato teria ocorrido em janeiro de 2011 e que esta pequena criatura teria saído da cozinha para o jardim para escapar, deixando para trás um fedor e uma descarga intensa de energia, que teria afetado momentaneamente todos os aparelhos eletrônicos da residência.

Silvia ainda teria dito que já vinha observando há muito tempo que seu filho ficava brincando e falando sozinho em seu quarto, mas nunca havia se preocupado porque pensava nessa idade isso seria normal. Nesse dia, em especial, ela notou que seu bebê estava muito nervoso e resolveu filma-lo e quando viu o pequeno animal correndo ao fundo, pensou que se tratava de um rato, mas depois verificou que o tal bicho parecia um humanoide diminuto!

Será que esse vídeo é verdadeiro ou falso? Assista a seguir e descubra conosco:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/rrnU0-Gsczs” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Verdadeiro ou falso?

- Publicidade -

O vídeo apareceu envolto em uma aura de mistério, como em publicações afirmando que a família teria mantido o incidente em segredo por tantos anos e só agora resolveu divulgar isso para o mundo.

O fato teria ocorrido em Santa Fé (Argentina) e o vídeo já teve quase 1 milhão de visualizações. No entanto, o duende que aparece no vídeo é falso!

Uma análise rápida nas imagens já mostra algumas falhas na disposição das sombras e reflexos da pequena criatura, como podemos ver abaixo.

Note que, apesar de haver apenas uma única fonte de luz, a sombra do bicho está apontando para outro ângulo:

duende_z1

Também, podemos notar que o piso é brilhante e reflete tudo que está próximo a ele, menos o duende:

duende_z2 

E a sombra do bicho continua com igual, mesmo ela estando sobre outra sombra:

duende_z3

 

Para disfarçar a emenda próxima à cabeça da criança, o criador do vídeo acrescentou um efeito pixelado no rosto do bebê!

O vídeo foi publicado no YouTube no canal do usuário Salmones que, atualmente, possui apenas 3 vídeos. Mas ele promete que em breve irá publicar novos filmes desse tal duende que ele diz ter encontrado, juntamente com uma entrevista da Silva, a mãe da criança que diz ter filmado o gollum! Vamos aguardar!

Conclusão

Pelas falhas que podemos apontar no vídeo, podemos dizer que ele não é real. Agora é esperar para ver do que se trata essa montagem nos próximos vídeos que serão publicados em breve.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

18 COMENTÁRIOS

  1. Claro que só sendo a Xuxa para acreditar. Mas o lance da sombra tá estranho, pois o que você aponta como sombra do móvel, parece mais ser o reflexo do mesmo.

  2. É que pela direção da fonte de luz, parece estar correta a sombra. Quanto ao reflexo, apesar de ser difícil visualizar com o vídeo em andamento, realmente está faltando.

  3. As análises foram um pouco infelizes.
    Rápido e prático: -Existe um papelão no chão sendo refletido pelo móvel; a sombra do humanoide encobre este papelão em momentum só que não é projetada pelo móvel.

    VÍDEO ILEGÍTIMO.

  4. Na hora que a câmera mostra em baixo da mesa da para ver a luz saindo pela porta e aparentemente a sombra da “criatura” esta na direção certa e que a mesa tem sim um reflexo e não sombra. Foi um efeito interessante de quem fez o video.

    • Também percebi isso. Ficou dessa forma pq deve ser a filmagem de um adulto correndo, que foi diminuído e colocado no vídeo. As reações musculares do “corredor” são de uma pessoa muito mais alta que os poucos centímetros do suposto duende.

  5. tambem fiz uma analize desse video comparando a sombra,reaçao da mae da crinça e outras pesquisas e em breve postarei em um site que vou ter!
    e na minha propria pesquisda tambem deu esse mesmo resultado

  6. Gilmar, está equivocado quanto às sombras.
    O vídeo pode até ser fake; Mas sua argumentação é infundada. Primeiro: No Vídeo notamos objetos em angulos diferentes, com sombras de direções diferentes. A única fonte de Luz vem debaixo da porta, que devido o seu espaçamento do chão, permite que a luz se dissipe para todos os lados da abertura da porta, permitindo assim fontes de luz levemente diferentes por receber variações de luzes diferentes. Você não forneceu nenhum tipo de analise profunda de pixels e nenhuma pericia profissional, como o do autor, que utilizou do efeito “negativo”. Outra questão levantada seria a reação da mãe, ao perceber que o ser nao apresentava tanta ameaça devido a distancia, se conteve por medo, e houve uma interferencia no momento do susto. Com prudencia, ela verificou em seguida. Prefiro continuar na dúvida e investigar melhor.Agora o que acho curioso em vocês, é que o mesmo argumento que usaram para rotular como falso o vídeo, é o mesmo que vocês negam quando nos referimos à Ida à Lua. Faça uma analise melhor, pois ainda nao sei o que é isso.

  7. A máquina fotográfica ou filmadora jamais flagrarão duendes pelo simples fato de que esses equipamentos eletrônicos, até onde sabemos, não são adeptos do consumo de maconha ou outras drogas alucinógenas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui