28.9 C
São Paulo
terça-feira, setembro 28, 2021

Maranhense que tentou ir para a Rússia de Jumento para ver a Copa do Mundo foi encontrado morto?

- Publicidade -

É verdade que um jovem maranhense acabou morrendo ao tentar ir para a Rússia, montado em um jumento, para tentar acompanhar a Copa do Mundo?

A notícia surgiu na primeira semana de julho de 2018 e se espalhou através de publicações em vários sites e blogs. De acordo com o texto, o jovem estava desaparecido a mais de 04 meses e teria morrido de desidratação durante a sua jornada rumo à Rússia.

O homem teria saído de Lago do Junco (MA) no dia 14 de Fevereiro com seu fiel companheiro, o jumento Ronaldinho, rumo a Rússia, mas seu corpo teria sido encontrado na rodovia (SP-330) ao lado do seu jumento (que ficou ao lado do corpo e não o abandonou).

Será que isso é verdade mesmo?

Maranhense teria tentado ir até a Rússia de jumento e morrido no caminho! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A notícia possui várias características de um boato digital, como não citar fontes, ser imprecisa e tratar de um assunto que está na moda.

A vítima é citada apenas como “Antônio”, mas não há nenhuma menção ao seu sobrenome.

Não há nenhuma notícia a respeito nos jornais locais. Apenas em sites que copiaram o mesmo texto.

Origem

Todos os blogs que reproduziram a matéria citam o site Mídia Imparcial como referência. No dia 03 de julho de 2018, o Mídia Imparcial publicou essa “notícia” e, mesmo sem nenhuma fonte, muita gente copiou e disseminou o texto com se fosse verdade!

O Mídia Imparcial já é bem conhecido aqui no E-farsas por espalhar fake news como aquela da mulher que teria matado o namorado por ele ter “chegado lá” muito rápido durante o sexo. Desmentimos também aqui no E-farsas aquela notícia falsa criada pelo Mídia Imparcial afirmando que o governo teria aprovado um auxílio-travesti.

Conclusão       

- Publicidade -

A notícia afirmando que um maranhense teria morrido ao tentar ir para a Rússia de jumento é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. […] No caso do jovem que teria se matado ao tentar provar a “farsa da facada“, tudo começou numa publicação feita no site Mídia Imparcial, site conhecido por espalhar muitas fake news. Só para citar um exemplo, esse é o mesmo site que inventou – dentre tantas – a notícia falsa do maranhense que teria morrido ao tentar ir de jumento até a Rússia para ver a Copa do Mundo. […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui