16.9 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 16, 2021

Matt Groening fará episódio dos Simpsons sobre manifestações no Brasil!

- Publicidade -

Será verdade essa história de que o criador dos Simpsons fará um episódio em homenagem aos protestos aqui do Brasil? Descubra conosco!

A notícia apareceu no dia 25 de junho de 2013 em inúmeros blogs e sites. De acordo com a manchete, o criador do desenho “Os Simpsons” teria afirmado em uma nota oficial ao canal Fox que faria um episódio especial em solidariedade aos vários protestos e manifestações que estão ocorrendo no Brasil.

Ainda, segundo o texto, o desenho sobre as manifestações iria fazer parte da nova temporada que estreará em setembro desse ano.

Abaixo, a reprodução da notícia que se espalhou pela rede:

“Comovido com a repercussão internacional da onda de protestos no Brasil, Matt Groening, criador dos Simpsons, anunciou que dará sua contribuição dedicando um episódio inteiro do seriado para abordar o tema das manifestações populares.

Groening propagou a novidade por meio de uma nota publicada pelo canal Fox Channel nesta semana. O autor afirma que os fãs captarão a mensagem do episódio de forma rápida e que não faltará humor e sarcasmo, características marcantes do programa.

O episódio relativo aos protestos fará parte da nova temporada, que irá estrear em setembro deste ano.”

Os Simpsons poderá ter um episódio sobre as manifestações no Brasil. Verdadeiro ou falso?
Os Simpsons poderá ter um episódio sobre as manifestações no Brasil. Verdadeiro ou falso?

 

Verdadeiro ou falso?

O artigo tem várias características de um hoax, de um boato virtual:

  • Usa o nome de uma pessoa famosa para dar mais credibilidade ao assunto
  • Cita instituição de renome, igualmente para dar mais credibilidade
  • Trata de um assunto que atraia o maior numero de pessoas

No segundo parágrafo, temos:

Groening propagou a novidade por meio de uma nota publicada pelo canal Fox Channel nesta semana.

O fato da personalidade ter afirmado “por meio de uma nota” cria uma falsa sensação de confiabilidade. Afinal, se o próprio criador do desenho animado da família Simpson informou por meio de uma nota à grande Fox, só pode ser verdade, né?

Só que não há como confirmar isso…

- Publicidade -

A primeira coisa que fizemos foi procurar alguma coisa sobre isso no site do Canal Fox. Como era de se imaginar, não encontramos nada a respeito dessa possível afirmação. O mesmo aconteceu na página brasileira da TV Fox. Nada encontrado!

Caso essa história fosse real, o autor da notícia poderia ter colocado o link da Fox para comprovar. Aliás, a própria Fox teria publicado a tal nota em sua página inicial.

Igualmente infrutíferas foram as buscas no site da Fox News. A busca por “Matt Groening Brazil Simpsons” não retornou nada que pudesse ser relacionado à nota mencionada.

Uma busca por “Matt Groening protestos no Brasil” no Google só retorna links de sites e blogs que apenas copiaram o mesmo texto.

Matt Groening, o criador do desenho animado Os Simpsons (foto: Reprodução/Wikipédia)
Matt Groening, o criador do desenho animado Os Simpsons (foto: Reprodução/Wikipédia)

 

Fã-clubes brasileiros

Entramos em contato com alguns blogs especializados na série de TV da família Simpsons aqui do Brasil, mas nenhum deles confirma a veracidade dessa notícia.

Erwin Kopp Xavier e Tiago Dantas da Rocha – editores da página Simpsons Brasil – nos informaram que já possuem a lista de alguns episódios da 25ª Temporada e que, como tudo já está meio encaminhado, não daria tempo da Fox encaixar mais algum episódio novo ainda para esse ano. Erwin ainda completa: “Depois daquele episódio em que Os Simpsons vieram para o Brasil, e a galera não curtiu muito, dificilmente teria um novo episódio retratando o Brasil. Procurei também a tal nota da FOX, e não encontrei nada. Creio que seja apenas mais um boato.”, diz ele.

Tiago Dantas também acredita que tudo não passa de mais um boato da web: “Esse ano não vai dar tempo de inserir mais nenhum episódio novo […] acredito que talvez comentem algo sobre a copa [talvez só mesmo na temporada 26], mas depois do mal estar causado pelo episódio no Brasil na 13ª temporada não sei se eles vão repetir esse tipo de abordagem”, afirma Tiago, concordando com o colega.

Conclusão

A história é falsa (pelo menos, por enquanto!). O criador dos Simpsons não irá fazer nenhum desenho em “homenagem” aos protestos brasileiros nessa temporada do seu desenho.

Sugestão do leitor Henrique Marques.

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

9 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma peça da guerra de informaçao, em que, a primeira a morrer é a verdade.
    Mais uma “gracinha” do Change Brazil.
    Mas afinal… Quem banca o Change Brazil?
    Bom fim de semana a todos.
    Obrigado pela oportunidade de participar.

  2. Eu ouvi essa noticia no rádio, no programa Pretinho Básico da Atlântida FM. Mas eles falaram que seria só na abertura, como mostra na imagem, de acordo com oque eles falaram o Bart iria escrever “it’s not 20 cents”, mas não que seria um episódio inteiro falando disso.
    No momento eu acreditei, agora fiquei surpreso que era falso.

  3. Matt não gosta do Brasil (desde o episódio do Rio… e já deixou claro em algumas agulhadas em episódios posteriores). Os desenhos são feitos com seis meses de antecedência, o que desencoraja piadas muito recentes serem abordadas. Qualquer um que entenda um pouquinho de Simpson percebe o monte de asneiras que formaram esse hoax.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui