Connect with us

E-farsas

Menino de 8 anos finge de morto para salvar garotinha em tiroteio!

Falso

Menino de 8 anos finge de morto para salvar garotinha em tiroteio!

Será que o vídeo que mostra o ato heroico de um garoto de 8 anos que se finge de morto para salvar uma menina de um tiroteio na Síria é verdadeiro ou falso?

Na segunda semana de novembro de 2014, um vídeo que registra o ato heroico de um jovem garoto foi publicado no YouTube. Na filmagem, podemos ver um menino caindo ao levar um tiro e, para espanto de todos, se levanta e corre em direção a uma garotinha que estava escondida atrás de um carro queimado, salvando-a das rajadas mortais e a conduzindo a um local seguro!

Menino heroi na Síria se finge de morto para salvar uma garotinha! Verdadeiro ou falso? (foto: reprodução/YouTube)

Menino heroi na Síria se finge de morto para salvar uma garotinha! Verdadeiro ou falso? (foto: reprodução/YouTube)

O ato do herói-mirim, em meio à guerra civil que toma conta da Síria, já foi assistido mais de 4 mihões de vezes em apenas uma semana no YouTube, além de ter milhões de compartilhamentos nas redes sociais.

De acordo com a notícia publicada em diversos jornais online, o caso teria acontecido em Yabroud, perto da fronteira do Líbano, onde existem focos de resistência do Exército Livre da Síria.

Será que esse vídeo do pequeno herói é verdadeiro ou falso? Assista ao filme abaixo e descubra conosco:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/mgwO6oni-wY” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Verdadeiro ou falso?

Apesar de muitos jornais online publicarem o vídeo como sendo real, o filme é uma produção norueguesa dirigida por Lars Klevberg.

Em entrevista à agência de notícias BBC, Lars explicou que teve a ideia do roteiro do filme depois de assistir a uma cobertura jornalistica do conflito na Síria e que a sua intenção era fazer um vídeo rápido que chamasse a atenção para a situação das crianças na Síria.

Bastidores das gravações! (Foto: Divulgação)

Bastidores das gravações! (Foto: Divulgação)

O vídeo foi gravado em maio de 2014, em Malta (e não na Síria) e tanto o menino quanto a menina são atores que vivem em Malta. As vozes que ouvimos ao fundo são de refugiados sírios que vivem lá. Além disso, Lars Klevberg queria mostrar como é fácil enganar o povo em época de guerra com vídeos forjados sobre confrontos armados.

O filme foi financiado pelo Instituto Norueguês de Cinema. Segundo afirmou o cineasta, seu pedido de financiamento foi aceito depois que ele deixou claro que queria fazer o upload do filme para a internet sem torná-lo óbvio se era real ou ficção. Mesmo assim, ele disse ter deixado algumas pistas no vídeo para que os espectadores descobrissem que se tratava de uma encenação.

A equipe de filmagem reunida! (foto: Divulgação)

A equipe de filmagem reunida! (foto: Divulgação)

Jornais se precipitando

Alguns portais de notícias e sites de jornais online correram para publicar o vídeo do ato heroico do garoto sem antes darem uma checada básica no assunto.

O Yahoo Notícias, por exemplo, além de divulgar o fato como sendo real, ainda acrescentou dados que, segundo eles, teriam vindo do local do conflito:

Yahoo Notícias tirou a matéria do ar, mas a internet não esquece!

O Yahoo Notícias já tirou a matéria do ar, mas a internet não esquece!

O interessante nesse novo tipo de jornalismo e que quando erram, simplesmente tiram a matéria do ar. Só que a internet não esquece nada e deu tempo de outros sites de notícias também copiarem a matéria, caindo também no viral norueguês, como o Tribuna da Bahia:

O Tribuna da Bahia também foi no embalo, assim como diversos outros portais de notícia no mundo todo!

O Tribuna da Bahia também foi no embalo, assim como diversos outros portais de notícia no mundo todo!

 

Bastidores das gravações

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/HlVbgBZbW2Q” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Conclusão

O vídeo é, na verdade, uma produção financiada pela Noruega para chamar a atenção para a situação das crianças que estão sofrendo com a guerra civil na Síria.

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top