18.4 C
São Paulo
quinta-feira, dezembro 1, 2022

Foto da Sonda Rosetta em cometa mostra que ETs existem!

- Publicidade -

Imagem publicada pelo jornal Whashington Post revela estranhas inscrições na superfície do cometa 67P e mostra que não estamos sozinhos no universo. Será?

No final da segunda semana de novembro, uma notícia apareceu na web afirmando que a NASA teria deixado vazar algumas fotografias do cometa 67P/Chuyumov-Gerasimenko feitas pela sonda Rosetta. O que chama a atenção em uma das fotos seria uma série de desenhos feitos na superfície do cometa, provando que ETs existem, de fato!

A notícia teria sido divulgada pelo conceituado jornal norte-americano Whashington Post, no dia 14 de novembro e se espalhou rapidamente pelas redes sociais, mas será que isso é verdade?

sonda_rosetta
Jornal confirma: Fotos da sonda Rosetta revela inscrições na superfície de cometa! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

O pouso bem-sucedido do primeiro artefato humano em um cometa chamou a atenção da mídia no mundo todo. O robô Philae, guiado pela sonda Rosetta, pousou no cometa 67P/Chuyumov-Gerasimenko no dia 12 de novembro de 2014 com sucesso e o assunto atrai muita gente. Um prato cheio para os criadores de boatos online!

A fanpage BreakingNews99, que usa o nome do Whashington Post para dar um ar de credibilidade em seus posts e espalhar notícias falsas, publicou essa fotografia e enganou algumas pessoas, mas basta uma rápida busca na web para descobrirmos que se trata de uma montagem:

Foto original da superfície do cometa 67P! (foto: Divulgação/NASA)
Foto original da superfície do cometa 67P! (foto: Divulgação/NASA)

Conclusão

A imagem que prova que não estamos sozinhos no universo é falsa! Era apenas uma montagem usando o nome de um jornal de credibilidade junto com um assunto do momento!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. Os ufólogos mais fanáticos claro que dirão que a primeira foto é verdadeira e que a imagem do simbolo foi apagada posteriormente. Da mesma forma que os famosos círculos nas plantações que já foram desvendados como farsa, mesmo com a confissão e amostra de como foi feito, não adiantou nada para convence-los.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui