14.4 C
São Paulo
sábado, maio 8, 2021

Michel Temer vai privatizar o Aquífero Guarani?

- Publicidade -

É verdade que o presidente Michel Temer está negociando a venda do Aquífero Guarani para empresas privadas Coca-Cola e Nestlé?

A notícia reapareceu com força na primeira semana de janeiro de 2017 nas redes sociais, além de ser publicado em diversos sites e blogs. de acordo com o texto, o presidente Michel Temer teria aberto licitação para a privatização do maior aquífero do mundo, o Guarani.

Ainda, segundo o que diz a notícia, multinacionais como a Coca-Cola e a Nestlé estariam disputando o direito ao uso e exploração da enorme quantidade de água em seus produtos!

Será que o Governo está dando nossas reservas de água para empresas estrangeiras?

Será que isso é verdade ou farsa?

Temer quer vender o aquífero Guarani para empresas estrangeiras! Será verdade?

 

Verdadeiro ou falso?

O assunto, apesar de ter sido bastante compartilhado no começo de janeiro de 2017, é bem mais antigo que isso. Encontramos postagens sobre a suposta privatização do Aquífero Guarani feitas em setembro de 2016, mas como os boatos vão e vem, em 2017 essa história reapareceu.

Na verdade, esse boato surgiu de uma confusão feita com o anúncio do Governo do lançamento do Projeto de Programa de Parceria de Investimentos, que visa remodelar o sistema de concessões para aumentar a concorrência entre empresários.

Na lista de concessões não consta o Aquífero Guarani, mas alguém deve ter se confundido e inserido essa reserva no meio dos projetos antes de espalhar a notícia falsa na web.

- Publicidade -

Além disso, já existe um projeto em andamento de gestão técnica em parceria entre os países em que o aquífero faz parte, sendo que o Uruguai e a Argentina já aprovaram.

Para que não restam mais dúvidas, precisamos explicar aqui também que, No Brasil, é preciso que seja alterada a Constituição para que empresas possam receber concessões para exploração de reservas naturais de água. Portanto, não é somente com uma simples “vontade” do presidente que se vende um aquífero da importância do Guarani!

Conclusão

O Governo Temer não vai vender o Aquífero Guarani para empresas estrangeiras! Notícia falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

19 COMENTÁRIOS

  1. Alterar a Constituição?

    Hahahaha O Congresso está aí pronto para fazê-lo. Dependerá de quanto ele$ receberem.

    O presidente da Nestlé já disse que quer comprar a água toda para vender pelo quíntuplo.

    Falando nisso as tarifas de água subirão novamente acima da inflação neste ano. Se não deixarem aumentar, abrirão novamente as torneiras dos reservatórios, como fizeram nos anos passados, para que falte água no ano que vem.

  2. Só a esquerda que gosta de inventar essas historinhas de privatização, ela que ama um estado gordo cheio de estatais para serem assaltadas, como foi o caso da Petrobrás…

  3. É tão engraçado ver os comentários de pessoas iludidas. Temer é apenas o garoto de recados do golpe. O golpe já entregou o nosso petróleo, entregou a Embraer para os americanos, vai privatizar a Eletrobras possivelmente para o chineses. Além disto para quem não sabe, nossas jazidas de água mineral já estão sendo exploradas por eles há muito tempo. Esperem para ver o que vai acontecer. Santa ingenuidade dos brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui