Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Milhares de carros estão sendo abandonados pelas montadoras?

Falso

Milhares de carros estão sendo abandonados pelas montadoras?

É verdade que milhares e milhares de automóveis estão sendo abandonados pelas montadoras no mundo todo por causa da queda nas vendas?

A notícia se espalhou em diversos sites e blogs – além das redes sociais – na segunda quinzena de fevereiro de 2015. De acordo com o texto, que é apresentado juntamente com diversas fotografias, grandes montadoras de veículos ao redor do mundo estariam abandonando seus carros novos nos pátios por causa da recessão econômica.

O artigo ainda alerta para o desperdício e para o descaso por parte das fabricantes, que ao perceberem que ninguém está comprando seus produtos, preferem deixar os carros estragando ao invés de vende-los por preços abaixo da tabela.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Milhares de carros estão abandonados pelas montadoras! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Milhares de carros estão abandonados pelas montadoras! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Apesar da notícia ter aparecido com força em fevereiro de 2015, ela não é tão recente assim. Um dos primeiros sites a publicar esse alerta foi o norte-americano Zero Hedge, em maio de 2014! Desde então, esse boato volta a circular sem data, como se a informação fosse recente.

Quem inventou o artigo misturou algumas fotos de pátios de fábricas de automóveis de 2009, como essa abaixo, que foi tirada de uma matéria feita em uma concessionária de veículos em Atlanta (EUA). A reportagem falava dos valores que as revendas estavam cobrando dos carros novos e que mais da metade de seus lucros vinham da venda de carros usados.

carro1
A segunda foto que aparece no tal alerta é essa abaixo e foi surrupiada de um site de banco de imagens e, na ocasião (também em 2009), foi usada para ilustrar a notícia da queda na venda de veículos na Inglaterra. O artigo afirmava que aquele era um ótimo momento para se negociar bons preços para quem quisesse ter um carro zero.

carro2

Outras fotos foram retiradas desse site que, em 2009, falava da queda nas vendas de veículos no Reino Unido e na Espanha. No entanto, esses carros não estavam abandonados como o boato sugere. Após pouco tempo de queda, a venda de carros voltou a subir.

Essa foto a seguir faz parte de uma série de fotografias de uma matéria de 2008 que mostrava algumas centenas de automóveis esperando o embarque no porto de Yokohama (Japão). Uma operação normal.

Carros esperando pelo embarque em um porto no Japão!

Carros esperando pelo embarque em um porto no Japão!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Nessa matéria é explicado que a previsão de queda de 35% nas vendas para o ano seguinte fez com que a Toyota parasse a produção por dois dias (contrariando o que diz o boato sobre o fato de que as montadoras não podem parar nunca!).

As últimas fotografias foram tiradas em um autódromo em 2010, mas os carros mostrados não são zero quilômetro. Na verdade, os veículos abandonados são o resultado de uma campanha promovida no Reino Unido para ajudar aos proprietários com incentivos e descontos na compra de um carro novo!

Muitas das imagens usadas no boato foram retiradas de sites de banco de fotografias publicitárias, como o GettyImages e nada tem a ver com supostos carros abandonados pelas montadoras!

Outras fotografias foram retiradas de imagens aéras do Google Maps, igualmente antigas.

Desinformação e erros

O autor do Zero Hedge reconheceu que havia algo errado em seu artigo ao verificar que alguns dos pátios que ele havia mencionado em sua “reportagem” já estavam vazios e publicou uma atualização dizendo:

“UPDATE: Atualmente (16 de maio de 2014), todos esses carros na pista de testes da Nissan Sunderland desapareceram? Agora eu não acredito que todos os carros foram vendidos de repente. Acho que eles [os carros] podem ter sido retirados e reciclados para fazer o quarto para a próxima grande corrida de produção.”

Como o autor não pode explicar as falhas de seu texto (que, aliás, não diz de onde foram tirados esses dados), ele resolveu criar outra teoria…

De acordo com um estudo feito pelo blog Jalopnik, as montadoras (as norte-americanas e europeias) mantém em média um estoque de 65 a 79 dias de abastecimento (no Brasil, a média é de 45 dias). Por isso temos a falsa impressão de que os pátios estão sempre cheios.

Segundo o site WorldMeters, a produção de automóveis no mundo vem aumentando ano a ano e, conforme mostrado por esse relatório, as vendas tiveram uma ligeira queda em janeiro de 2015, mas ainda assim vão bem (pelo menos nos Estados Unidos).

Dados da Indústria mostram que o Reino Unido vem alcançando um aumento anual em vendas de automóveis por 10 anos consecutivos!

Aqui no Brasil a situação não é tão boa como em outras partes do mundo. De acordo com o jornal A Folha de São Paulo, a venda de carros caiu 7% em relação ao ano anterior e o setor teve seu pior desempenho dos últimos 12 anos. Para evitar o acúmulo de veículos nos pátios, as montadoras tomam algumas providências como, exemplo, a redução da produção.

Conclusão

Essa história afirmando que as fábricas de veículos estão abandonando seus automóveis não vendidos apenas para não vende-los a um preço mais baixo é mentira. O autor do boato misturou algumas fotos antigas com informações erradas e imprecisas e, é claro, exagerou em muitos pontos.

Continue lendo
10 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo