Connect with us

E-farsas

Moça quebra o pescoço e morre no Desafio do Balde de Gelo!

Acidentes

Moça quebra o pescoço e morre no Desafio do Balde de Gelo!

Adolescente Nancy Oley, de apenas 17 anos, teve seu pescoço quebrado quando um enorme balde com água e gelo caiu na sua cabeça! Será que esse vídeo é real?

No final da primeira quinzena de agosto de 2014, um vídeo de um acidente apareceu nas redes sociais e se espalhou rapidamente através de aplicativos de trocas de mensagens como o WhatsApp.

Nele podemos ver uma jovem garota se preparando para participar do desafio do balde de gelo junto com a irmã pequena, quando algo dá errado. O enorme recipiente com água cai na cabeça da moça!

Acidente durante desafio do balde de gelo mata adolescente nos EUA! Verdadeiro ou falso? (foto: reprodução/YouTube)

Acidente durante desafio do balde de gelo mata adolescente nos EUA! Verdadeiro ou falso? (foto: reprodução/YouTube)

De acordo com o texto que acompanha a filmagem, a adolescente se chamava Nancy Oley e morava no estado norteamericano do Mississippi. Seu primo, Shawn Oley, ficou mais acima com um balde gigante de gelo pronto para ajudar Nancy a cumprir o desafio quando ela se feriu gravemente. O choque do barril com o peso da água teria quebrado o pescoço da moça!

Nancy teria sido levada às pressas para o hospital, mas sucumbiu aos ferimentos. A família da adolescente morta queria que o vídeo fosse mostrado para o maior número de pessoas para conscientizar a população sobre os riscos envolvidos em participar do Desafio do Balde de Gelo.

Será que isso é verdade ou farsa?

Assista o vídeo abaixo e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/Vwl2PxaB-sM” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Verdadeiro ou falso?

O vídeo tem apenas 23 segundos, mas já ultrapassou a casa dos 5 milhões de visualizações (se somarmos todas as cópias do acidente publicadas somente no YouTube)!

No entanto, podem ficar tranquilos, pois nada de ruim aconteceu com a azarada Nancy Oley. Apenas alguns ferimentos leves…

Em primeiro lugar, a moça que levou uma “baldada” na cabeça se chama Therese Todd e, em seus perfis do Facebook e do Instagram, podemos ver que ela está vivinha da silva.

Foto: Reprodução/Instagram

Foto: Reprodução/Instagram

Em uma nota enviada ao The Daily Edge, Therese explica que:

“[…] tanto a menina quanto eu estamos bem! O balde me atingiu nas costas depois que boa parte da água já tinha caído para fora […] Após o incidente, fui ao pronto-socorro, onde fizeram um raio-x e uma tomografia computadorizada de tórax […] os testes deram normal. Minhas costas e peito ficaram apenas com uma pequena ferida. […] Mesmo que tenha me machucado, eu estou feliz que isso tenha feito tantas pessoas sorrirem!”

O Desafio do Balde de Gelo

Uma doença sem cura é o mote para o “desafio do balde de gelo”, uma campanha iniciada nos Estados Unidos que desafia qualquer pessoa a jogar um balde de água gelada na cabeça ou doar US$ 100 para a ALS Association, uma organização sem fins lucrativos que arrecada fundos para pesquisas e ajuda de pacientes com esclerose lateral amiotrófica.

Muitas personalidades já aderiram à campanha e, de acordo com a BBC, já foram arrecadados mais de 88 milhões de dólares em doações (cerca de R$200 milhões).

É claro que muitas pessoas aproveitaram a ocasião para criar algumas brincadeiras com o assunto, fazendo vídeos com acidentes (sendo eles reais ou falsos). O Daily Mail fez uma compilação com vários vídeos como esse da Therese Todd!

Conclusão

Ninguém morreu vítima do Desafio do Balde de Gelo na cabeça (ainda). A moça do vídeo levou mesmo uma forte “baldada” na cabeça e nas costas, mas não morreu como espalharam por aí!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Acidentes

To Top