33.7 C
São Paulo
quinta-feira, dezembro 7, 2023

Planetas alinhados sobre as piramides de Gizé a cada 2737 anos!

- Publicidade -

Foto mostra um fenômeno raro onde Saturno, Vênus e Mercúrio se alinharam perfeitamente acima das pirâmides de Gizé, no Egito! Será que isso é verdade ou farsa?

A imagem apareceu nas redes sociais em agosto de 2014, mas circula pela web desde 2012. Nela podemos ver as três pirâmides de Gizé com um ponto luminoso acima de cada uma delas. O texto que acompanha a belíssima foto afirma que tais luzes seriam os planetas Saturno, Vênus e Mercúrio que estariam alinhados num fenômeno raro, que ocorre a cada 2737 anos!

Será que isso é real?

Fenômeno raro que ocorre a cada 2737 anos! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Twitter)
Fenômeno raro que ocorre a cada 2737 anos! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdadeiro ou falso?

As pirâmides são vistas por muitos como construções enigmáticas e místicas e, quando se acrescenta o tema “alinhamento planetário”, o fascínio aumenta ainda mais.

A imagem acima surgiu em agosto de 2012 e, desde então, volta a aparecer nas redes sociais todo ano… Sempre na mesma época.

Uma das versões dessa história dizia que o evento raro ocorreria no dia 03 de dezembro de 2012 e outra já “empurrou” o alinhamento para agosto de 2014.

De acordo com o blog da Revista Nature, alguns detalhes ajudam a denunciar a farsa:

  • A foto foi tirada a partir do sudoeste, de frente para as pirâmides. Para ver o alinhamento planetário, o observador deveria estar a noroeste das pirâmides
  • A linha real criada pelos planetas será muito mais acentuada no céu
  • Os três planetas não se alinharam em uma linha reta, mas em vez disso, foi um pouco curvado

O fato é que alinhamentos planetários não são tão raros assim. Já tivemos conjunções de Saturno, Vênus e Mercúrio em junho de 2005 e, novamente, em 2012. No entanto, o que pode ser visto nessas ocasiões foi algo parecido com isso:

(Foto: Reprodução/photobucket)  
(Foto: Reprodução/photobucket)

- Publicidade -

O astrônomo Phil Plait explica no site Bad Astronomy mais alguns dados que mostram que essa história é mais uma das muitas farsas da web.

Além do que é explicado por Plait, Vênus apareceu muito mais brilhante que os demais planetas, o que já tornaria a fotografia bem diferente da que circula por aí.

A foto original

A montagem das pirâmides sob os 3 planetas foi feita em cima dessa fotografia:

piramides_real

Origens

Quem começou com esse boato foi o blog World Mysteries, em uma postagem de abril de 2011. Charles Marcello, o autor do artigo, fez a fotomontagem para ilustrar seu texto onde ele sugere que o alinhamento planetário possui elementos espirituais, místicos e até esotéricos. No artigo, Charles calcula (sem nenhuma base científica) que o fenômeno ocorreria a cada 2737 anos e mistura uma série de teorias infundadas e apocalíticas, cruzando tudo com as supostas teorias Maias sobre fim do mundo (que não ocorreu no final de 2012)!

Conclusão

A imagem é falsa! Houve um alinhamento de planetas, mas nada parecido com o que está sendo mostrado na fotografia que apareceu na web!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. Este alinhamento ocorre a cada 1523 anos (e dois meses), sempre após a passagem de um cometa sobre a esfinge de Marte, alinhado com o solstício perianual das calendas de maio. E depois se abre o Portal do Stargate.
    É o momento ideal para se plantar arruda, tomilho e beterraba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui