20.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

É verdade que a personagem Hello Kitty é uma pessoa?

- Publicidade -

Noticia que se espalhou pela web afirma que a personagem japonesa Hello Kitty não seria uma gata e sim um humano! Será que isso é verdade ou mentira?

No final de agosto de 2014, o jornal norte-americano LA Times publicou uma declaração que deixou muita gente preocupada: A personagem dos desenhos animados e fenômeno no japão e no mundo, Hello Kitty, não é uma gata!

A revelação bombástica teria sido feita pela própria Sanrio, empresa detentora dos direitos de imagem do personagem, para a antropóloga Christine Yano (que passou anos estudando tudo sobre a  Hello Kitty, chegando a publicar até um livro sobre o assunto!).

Yano afirmou em entrevista que a Sanrio teria lhe avisado que:

“A Hello Kitty não é uma gata. Ela é um personagem de desenho. É uma menininha, uma amiga, mas não uma gata. Ela nunca apareceu andando sobre quatro patas, pois ela anda e senta como um ser bípede. Ela tem até um gatinho de estimação”, contou Christine ao jornal LA Times.

Será que isso é verdadeiro ou falso?

Bomba! A Hello Kitty não seria uma gata! Será? (foto: Divulgação)
Bomba! A Hello Kitty não seria uma gata! Será? (foto: Divulgação)

Verdadeiro ou falso?

A notícia se espalhou rapidamente pela web, mas foi desmentida por um porta-voz da Sanrio logo em seguida!

Em uma entrevista ao The Wall Street Journal (versão japonesa), a empresa explica que a Hello Kitty é, sim, uma gata. No entanto, trata-se de uma gata antropomorfizada (com caracterísitcas humanas).

Em resposta ao site Kotaku, a Sanrio afirma que:

“A Hello Kitty foi feita com a ideia de ser uma gata. Dizer que ela não é uma gata é ir longe demais. Hello Kitty é a personificação de um gato”

De acordo com o artigo do site Kotaku, houve um erro na tradução do comunicado enviado a antropóloga Christine Yano. A palavra usada na correção foi “gijinka“, que originalmente significa “antropomorfização” ou “personificação”.

- Publicidade -

O site oficial da gatinha esclarece que as palavras “menino” ou “menina” nunca foram usadas para se referir à personagem (apesar de podermos ler na versão inglesa do site da boneca que ela é uma “menina feliz”).

Por que a Hello Kitty não tem boca?

Muitas lendas circulam pela web a respeito do fato da gatinha japonesa dos desenhos animados (que fez 40 anos de idade em 2014) não ter boca. Alguns sites espalharam a lenda que dizia que o personagem não tem boca por causa de um pacto que uma menina fez com o demônio para se curar de um câncer na boca.

A verdade sobre isso é explicada pela própria desenhista da Kitty, Yuko Yamaguchi, em uma entrevista à Revista Time, em 2008:

“[…] É por isso que as pessoas que olham para ela pode projetar seus próprios sentimentos em seu rosto, porque ela tem um rosto inexpressivo. Kitty parece feliz quando as pessoas estão felizes. Ela olha triste quando estão tristes. Por esta razão psicológica, nós pensamos que ela deveria ser criada sem qualquer emoção – e é por isso que ela não tem uma boca”

Yuko Yamaguchi, desenhista oficial da Hello Kitty! (foto: Divulgação)
Yuko Yamaguchi, desenhista oficial da Hello Kitty! (foto: Divulgação)

Ou seja, a gatinha ter “nascido” sem boca foi parte da criação da personagem (que possui uma marca que vale mais de 7 bilhões de dólares!).

Conclusão

A Sanrio, empresa dona dos direitos da Hello Kitty negou que a gatinha do desenho seria um humano e colocou a culpa do mal-entendido na tradução. Pode ser que eles perceberam que as declarações não foram bem aceitas pelos fãs e voltaram atrás. Nunca saberemos a verdade!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

11 COMENTÁRIOS

  1. Essa eu felizmente descobri na hora que era farsa por causa dos comentários lá no face.
    E tem gente que gosta de ficar inventando tudo que é pacto né? É por isso que quando se alguns teóricos analisam uma coisa e vem algo obscuro de verdade acabam sendo descredibilizados.
    Ps: Olha o nipe da desenhista. Kawaii desu ne. ahahaha

  2. Eu achava que isso era verdade, pq além de ler isso na internet, eu vi essa afirmação no jornal do SBT. Pra mim, eles afirmaram, e depois mudaram de idéia. Foi só pra gerar polêmica mesmo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui