18.7 C
São Paulo
terça-feira, novembro 29, 2022

Mulher causa acidentes no simulador de autoescola durante reportagem! Será verdade?

- Publicidade -

Será que o vídeo que mostra uma mulher causando vários acidentes em um simulador enquanto dava entrevista na TV é real?

O vídeo tem menos de 1 minuto de duração e se espalhou através de grupos de WhatsApp na segunda quinzena de março de 2022, sendo também bastante compartilhado nas redes sociais. Nele podemos ver uma mulher sendo entrevistada enquanto treinava direção em um simulador, numa autoescola. 

O que chama a atenção na reportagem é que a aluna se envolve em vários acidentes no simulador enquanto dava entrevista, mas será que esse hilário vídeo é verdadeiro ou falso?

Verdade ou mentira?

O vídeo é uma montagem que mistura trechos de uma reportagem real com cenas tiradas de um jogo de videogame!

No dia 02 de abril de 2013, foi ao ar uma reportagem feita pelo Jornal Minas, na Rede Minas, sobre uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito que passaria a vigorar em julho daquele ano, obrigando os candidatos a motoristas a fazer aulas em um simulador antes de encarar as ruas e avenidas. 

A matéria também chamava a atenção para o fato de que, com a medida, os alunos passariam a ter de desembolsar um valor extra pelas aulas de volante.

Note na reportagem completa abaixo que não houve nenhum acidente: 

Na montagem foram utilizadas cenas de um jogo eletrônico, muito provavelmente do jogo Grand Theft Auto V, lançado em 2013. O game se passa no estado fictício de San Andreas e conta a história de três criminosos que precisam realizar assaltos em um mundo aberto.

Simuladores não são mais obrigatórios 

- Publicidade -

A partir de junho de 2019, o Contran publicou uma nova resolução tornando facultativo o uso de simuladores em aulas de direção. As novas regras também reduziram de 25 para 20 o número de horas-aula práticas nas autoescolas para a categoria B da CNH. A mesma  condição para os simuladores continuou na nova resolução foi publicada em junho do ano seguinte.

Conclusão

O vídeo que mostra uma mulher causando acidentes em um simulador de autoescola durante entrevista na TV é uma montagem que mistura trechos de uma reportagem real com cenas tiradas de um jogo de videogame!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui