20.6 C
São Paulo
sexta-feira, maio 27, 2022

Não aceitem o usuário Sonia_cabrilis + Vírus “A Vida é bela”!

- Publicidade -

E-mail pede para não aceitarmos o usuário Sonia_cabrilis e junta com o Vírus “A Vida é bela”! Será real?

Essa mensagem circula desde 2003 e segundo o VSantivirus (que é um site especializado em vírus), surgiu aqui no Brasil e se espalhou para o mundo inteiro. Encontramos versões em italiano, espanhol, francês  e em inglês.

Como já mostramos em várias outras pesquisas nossas, o texto possui várias características de um hoax, um boato eletrônico:

– Tem um tom alarmista;
– Usa em alguns trechos palavras inteiras em maiúsculas, para conseguir o efeito de urgência;
– Cita nomes de empresas conhecidas para dar mais veracidade ao texto;
– Pede para ser repassado a todos;

O texto faz uma mistureba de vários assuntos juntando, inclusive, outro hoax pesquisado por nós, que é o caso do falso vírus "A Vida É Bela!".

Logo no primeiro parágrafo temos:

Está circulando na internet uma nova fraude:

Depois, mais abaixo, quase no fim do texto, há um parágrafo que diz:

Esse é um novo vírus que começou a circular na rede sábado passado. Temos de fazer DE TUDO para bloquear este novo vírus!

Esse "novo vírus" começou a circular no sábado passado? De que mês? De que ano?
Estamos recebemos esse e-mail desde 2003, e sempre o texto diz que o tal vírus começou a circular no sábado passado. Na verdade, o falso vírus "A Vida é bela" surgiu em 2001. O autor desse texto, com certeza, se aproveitou do boato e deu uma juntada a esse novo hoax. O desavisado internauta, ao ler esse e-mail poderá se confundir e acreditar no boato, uma vez que já pode ter lido, outras vezes, sobre o "A Vida É Bela".

- Publicidade -

É aquela velha história: "Se está na internet, então é verdade!".

Nos próximos parágrafos, temos:

…Roubam seu endereço Hotmail, mudam a senha e, através do Messenger e e-mail entram em contato com todos os seus amigos, obviamente fazendo-se passar por você, dizendo que você está com grandes problemas econômicos e que você precisa urgente
de um empréstimo, pedindo que depositem o dinheiro em uma determinada conta corrente, ou então pedem um nº de cartão de crédito ou documento similar (REPITO, sempre no SEU nome, como se fosse você ).  Alterando, a senha você
não terá como entrar nas suas mensagens para alertar os seus contatos.

Esse trecho é único que pode vir a ser real! Mas calma! Não se desespere!

Existem alguns arquivos chamados "trojan" ou "cavalo de tróia" que se instalam na máquina do usuário (que não tem o seu antivírus atualizado ou mal configurado) e através deles os hackers conseguem invadir essas máquinas. Algumas vezes, o usuário nem fica sabendo que está sendo invadido. Em certos tipos de invasão, os hackers conseguem até capturar as senhas do MSN, e-mail e outras, da vítima. De posse dessas senhas, os vagabundos conseguem fazer o que quiser, inclusive, usar o MSN como se fosse a vitima. Para esse problema, sugerimos que deixem seus antivírus atualizados e configurados corretamente, além de não se esquecer de atualizar constantemente o seu sistema operacional com os patchs de segurança fornecidos pelos fabricantes.

Acontece que, no próximo parágrafo, uma nova informação é adicionada:

Fale com todos os seus amigos que NÃO ACEITEM o contato Sonia_cabrilis de Hotmail, porque é um vírus que formata seu computador, e, se for aceito, por algum contato seu, automaticamente você estará infectado!

Não é bom mesmo aceitar contatos de pessoas que você não conhece em seu MSN. Na internet vale o que as mães sempre dizem: "Não fale com estranhos e olhe para os dois lados ao atravessar a rua!". Mas não existe nenhum vírus que se instala em sua máquina apenas por você aceitar alguém no seu MSN! O que pode acontecer é se essa tal de Sonia_cabrilis for algum hacker e conseguir te "jogar uma idéia" para que você deixe alguma brecha na segurança, liberando a entrada do intruso em sua máquina!

Próximas linhas:

Copie e envie esta mensagem para todos os seus contatos !
PRESTE MUITA ATENÇÃO ! !!

Bom, essa frase é padrão em um hoax. Recebeu uma mensagem com alguma frase parecida com essa, desconfie! Geralmente, esse tipo de e-mail é criado para conseguir vários endereços de e-mail. Nós, da primeira vez que recebemos esse texto, contamos mais de 700 e-mails para quem foram re-encaminhados. Se esses endereços caem nas mãos de algum spammer… ai, ai, ai!

A ultima parte do texto é um Ctrl+C CTRL+V descarado de um outro boato que já pesquisamos aqui no E-farsas. O tal vírus "A Vida é Bela" não existe. Talvez o Power Point com esse nome até exista, mas o vírus, não!

E nesse trecho:

A UOL já confirmou sua periculosidade e os software antivírus não conseguem detê-lo. O vírus foi criado por um hacker que se auto-define o ‘dono da vida’, e o seu objetivo é o de destruir os computadores domésticos
para lutar contra a Microsoft; por isso usa a extensão . pps.

A UOL não confirmou nada! Em algumas versões mais antigas, a empresa era a AOL. Porem, como a empresa não atua mais aqui no Brasil, o texto foi modificado para a UOL. Conveniente, não é?

E para encerrar, a mensagem novamente:
ENVIE ESTA MENSAGEM A TODOS OS SEUS CONTATOS. ASSIM, PODEREMOS AJUDAR
UNS AOS OUTROS!!

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. É bem bom que inocentemente (porque não fazem grande mal) andem por aí dizendo que devemos nos precaver de vírus e de Sónias e outros meliantes. Assim, estaremos mais atentos a todas as mensagens com falsas ofertas e peditórios e pps à mistura. Bem melhor do que propalar que a vida é… mesmo bela e cairmos numa ratoeira. Mas já por essas e por outras eu só uso Linux e não Micro$oft.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui