16.9 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 16, 2021

O deputado Marco Feliciano propôs um Projeto de Lei que criminaliza sexo anal?

- Publicidade -

É verdade que o deputado Marco Feliciano fez um projeto de lei proibindo a exibição de cenas de sexo anal em filmes adultos e em jogos eletrônicos?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs – e também nas redes sociais – na segunda quinzena de dezembro de 2017. De acordo com o texto, o deputado Marco Feliciano teria enviado para tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 8915/2017, de 14 de dezembro, que determina que “não será permitido que a programação de TV, cinema, DVD, jogos eletrônicos e de interpretação – RPG, exibições ou apresentações ade “sexo anal”.

O projeto, de acordo com a notícia, ainda prevê a obrigatoriedade de classificação para filmes adultos, ação democrática que possibilita aos jovens escolher o que irão consumir”.

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

Marco Feliciano quer proibir o sexo anal? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

No dia 17 de dezembro de 2017, o site já conhecido aqui no E-farsas por criar e espalhar notícias falsas Corrupção Brasileira Memes publicou a notícia sobre o suposto projeto de lei que iria proibir obras que contenham cenas de sexo anal. O PL 8915/2017 seria de autoria do deputado Marco Feliciano e – de acordo com os inventores dessa história – já estaria tramitando na Câmara dos Deputados.

Acontece que o Projeto de Lei nº 8.915/2017 é de autoria do deputado federal Rômulo Ferreira e nada tem a ver com a proposta atribuída ao colega Marco Feliciano.

A PL em questão altera a Lei nº 12.842, de 10 de julho de 2013, que dispõe sobre o exercício da Medicina, para incluir disposições sobre a avaliação pré-anestésica.

“Inspiração” dessa fake news

Os redatores do Corrupção Brasil Memes “se inspiraram” em uma notícia de setembro de 2017, quando o deputado Marco Feliciano apresentou um Projeto de Lei que proibiria a “profanação de símbolos sagrados” em manifestações artísticas — incluindo filmes, shows e jogos — e reforçar a obrigação à exibições e apresentações ao vivo a contarem com classificação indicativa adequada para crianças e adolescentes.

Não encontramos nada relacionado à sexo anal dentre os projetos de autoria do deputado Marco Feliciano.

Conclusão

- Publicidade -

O Projeto de Lei 8.915/2017 trata de outro assunto não relacionado à sexo anal e não é de autoria do deputado Marco Feliciano. A fake news surgiu em um site especializado em criar notícias falsas!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui