18.4 C
São Paulo
quinta-feira, dezembro 1, 2022

O Facebook fechará no final de fevereiro para manutenção?

- Publicidade -

Publicação na rede social avisa que o Facebook será desligado nos últimos três dias de fevereiro para realizar manutenções preventivas. Será verdade?

O aviso apareceu no Facebook na segunda semana de janeiro de 2014. De acordo com o texto, a rede social fundada por Mark Zuckerberg ficará “fora do ar” nos três últimos dias de fevereiro para que a equipe de desenvolvedores possa realizar inúmeras manutenções corretivas e preventivas naquele site.

A publicação deixou muita gente alarmada. Tanto que a imagem com o alerta foi compartilhada milhares de vezes!

Mas será que isso é verdade?

Será que o Facebook ficará "fora do ar" nos últimos dias de fevereiro! Será?
Será que o Facebook ficará “fora do ar” nos últimos dias de fevereiro! Será?

Verdadeiro ou falso?

Uma das coisas mais chatas do mundo é ter que explicar uma piada! E é o que os criadores desse aviso fizeram: Uma piada.

Tava na cara que tudo não passou de uma brincadeira. O mês de fevereiro só vai até o dia 28 e até o dia 29 nos anos bissextos. Para saber quais os anos são bissextos, basta dividir o ano por 4. Se não sobrar resto, aquele ano é bissexto.

O atento leitor Andre Vieira bem observou nos comentários que os anos divisíveis por 100 (mesmo que sejam divisíveis por 4) não são bissextos. A exceção a essa regra são para anos que sejam divisíveis por 400. Ou seja, o anos  de 1900 e 2100 não são bissextos. O ano 2000 foi bissexto!

Para melhor entendimento, uma explicação retirada da Wikipédia:

  • São bissextos todos os anos múltiplos de 400, p.ex: 1600, 2000, 2400, 2800…
  • São bissextos todos os múltiplos de 4 e não múltiplos de 100, p.ex: 1996, 2004, 2008, 2012, 2016…
  • Não são bissextos todos os demais anos.     

No caso, 2014 não é bissexto e fevereiro só terá 28 dias, portanto, o alerta sobre o fechamento do Facebook nos dias 29, 30 e 31 de fevereiro é apenas uma piada e, a julgar pelos comentários no Facebook, podemos concluir que muita gente apenas lê alguns trechos das notícias e já sai compartilhando sem antes verificar se aquilo é verdade ou não.

- Publicidade -

É claro que muitos internautas compartilharam já sabendo que aquilo é brincadeira, mas o fato é que muita gente acreditou!

Boato renovado

Essa não é a primeira vez que surge um boato afirmando que o Facebook iria fechar. Em 2011, publicamos aqui no E-farsas uma pesquisa sobre uma notícia falsa que lamentava o fechamento dessa rede social no mês de março.

Conclusão

Notícia falsa! O Facebook não vai fechar nos dias 29, 30 e 31 de fevereiro porque não há esses dias nesse mês! Muitos usuários compartilharam sabendo que aquilo é brincadeira, mas muita gente acreditou!

Atualização 14/01/2014

Muitos leitores do E-farsas, como nosso amigo Renato (nos comentários), estraram em contato para avisar que o notícia é verdadeira (ao contrário do que afirmamos anteriormente). A notícia que afirma que o Facebook não estará funcionando nos dias 29, 30 e 31 de fevereiro é verdadeira, pois não existem esses dias no calendário. Portanto, notícia real! 🙂

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. Ha um pequeno erro na explicacao do e-farsas.
    Nem todo ano divisivel por 4 é bissexto. Os anos divisiveis por 100 (consequentemente, divisiveis por 4 tambem), exceto os divisiveis por 400, nao sao bissextos.

    Ex.: 2100, 2200 e 2300 nao serao bissextos, embora sejam divisiveis por 4.
    A razao disso esta relacionada ao movimento de translacao da Terra ao redor do Sol. Se alguem se interessar posso postar uma explicacao mais detalhada.

    • Essa é a diferença entre o calendário Gregoriano (que nós usamos) e o Juliano (que nós usávamos até o séc XVI). Alguns povos ainda usam o calendário juliano. Nem precisa dizer que a sazonalidade anual (solstícios e equinócios das mudanças de estação do ano, por exemplo) já foram pro espaço a muito tempo. Ouvi dizer q alguns astrólogos usam calendários julianos (ou seja, não atualizam os mapas astrológicos a séculos!), mas isso não faz diferença, pois o que importa não é a previsão em si, e sima crença (ou sugestionabilidade) da pessoa que está ouvindo.

  2. Desculpe, Gilmar mas vc está errado. A notícia não é falsa como vc afirmou. Vc disse que “O Facebook não vai fechar nos dias 29, 30 e 31 de fevereiro”, só que o q o aviso afirma é que “O Facebook não estará funcionando nos dias 29, 30 e 31 de fevereiro”, o que são afirmações diferentes. A afirmação está correta. Errada seria se afirmasse que ele funcionaria nos dias 29, 30 e 31 de fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui