18.6 C
São Paulo
terça-feira, agosto 16, 2022

O homem que chicoteou um servente de pedreiro que roubou 2 ovos apanhou na cadeia?

- Publicidade -

É verdade que o patrão valentão que chicoteou e humilhou um servente de pedreiro por ele ter roubado 2 ovos para comer acabou sendo espancado e quase morto na cadeia?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs no final de março de 2018 e narra o fim brutal e sangrento que um homem teria sofrido na prisão.

De acordo com a notícia, o homem que torturou um servente de pedreiro por ele ter roubado 2 ovos teria sido colocado na cela com outros presos e estes, revoltados, agrediram o “patrão valentão”, além de força-lo a gravar um vídeo pedindo desculpas ao trabalhador.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Patrão que torturou servente de pedreiro que roubou 2 ovos foi espancado na cadeia! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

No dia 25 de março de 2018, o site Mídia Imparcial publicou a notícia do espancamento que teria ocorrido com o homem que torturou um servente de pedreiro e que havia sido preso dias antes.  

Para quem não acompanhou o caso da tortura, falamos sobre isso aqui no E-farsas, juntamente com recomendações a respeito do desserviço de se espalhar esse tipo de conteúdo.

O site, famoso por disseminar notícias falsas e/ou não verificadas, não cita nenhuma fonte e ainda adultera as datas das publicações de suas matérias. Para o público, a página exibe a data de publicação como 12 de novembro de 2017, enquanto que uma olhada no código fonte e podemos notar que a “notícia” foi publicada no dia 25 de março de 2018:

Todos os sites e blogs (e páginas do Facebook) copiaram esse mesmo texto, sem nenhuma preocupação com a verdade dos dados apresentados. Nenhum jornal sério (nem mesmo os jornais locais) publicou algo sobre esse agressor ter sido espancado na cadeia. Aliás, a “notícia” sequer diz em qual cadeia o espancamento teria ocorrido!

Boato recorrente

- Publicidade -

É curioso que esse mesmo tipo de fake news sempre aparece quando um caso que causa comoção toma conta da web. Já desmentimos aqui no E-farsas a falsa notícia afirmando que o homem que ejaculou no ombro de uma passageira de ônibus foi espancado na cadeia, aquela outra que dizia que o homem que bateu na mãe havia sido espancado na cadeia, aquela outra afirmando que o criador do jogo da Baleia Azul teria sido preso e espancado na prisão e várias outras…    

Parece que a imaginação desses boateiros é limitada…

Conclusão

Os agressores do servente de pedreiro foram presos no dia 19 de março de 2018 e não há notícias de que eles tenham sido espancados na cadeia! Tudo começou em sites especializados em espalhar notícias falsas!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui