Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O ministro Sérgio Moro exigiu o fim do IPVA?

Dinheiro

O ministro Sérgio Moro exigiu o fim do IPVA?

O ministro Sérgio Moro exigiu o fim do IPVA?

É verdade que o Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro declarou que vai acabar com o IPVA por entender que o veículo é bem de consumo?

A novidade começou a ser compartilhada nos grupos de WhatsApp e também nas redes sociais na segunda semana de abril de 2019 e afirma que o ministro Sérgio Moro teria afirmado que automóvel é um bem de consumo e por esse e outros motivos o Governo não deveria mais cobrar o IPVA.

O texto parabeniza a ideia do ministro e pede para viralizar o assunto para se acabar com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Será que isso é verdade ou mentira?

Uma das versões compartilhadas nas redes sociais: “Vamos fazer viralizar esta ótima notícia , fim do IPVA. Parabéns Sérgio Moro. Fora ipva Veículo é considerado bem de consumo e o ipva deveria ser cobrado uma só vez,,,e não todo ano. outra,,, se o governo privatizou as rodovias e já pagamos pedágio, o ipva tornou-se uma bi-tributação e isso é ilegal!!! você é a favor da extinção do ipva? compartilhe!! vamos viralizar e acabar com o ipva!!!

Verdade ou mentira?

Procuramos por declarações do ministro Sérgio Moro a respeito do fim do IPVA e não encontramos nada! Nem mesmo no perfil oficial de Moro no Twitter há algo sobre o fim da cobrança do imposto.   

Procurando na internet sobre o assunto, podemos comprovar que o texto se parece muito com publicações que se espalharam em 2017 e em 2018, com a diferença de que quem iria “acabar com o IPVA” – na versão de 2017 – era o então presidente Michel Temer. A questão é que a postagem surgiu em páginas humorísticas no Facebook, mas muita gente levou à sério.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Mais para o final do ano de 2017, a história mudou levemente e a versão que se espalhou era a de que Jair Bolsonaro teria criado uma petição para a extinção do IPVA:

Reprodução/Facebook

Em agosto de 2018, o assunto voltou a circular, só que dessa vez, quem iria acabar com o IPVA era o agora então candidato à Presidência Jair Bolsonaro:

Reprodução/Facebook

Conclusão

Não há nenhuma menção do ministro Sérgio Moro em relação ao fim do IPVA! O texto que circulou na web em abril de 2019 é uma versão de textos semelhantes que foram compartilhados em 2017 e em 2018.

Continue lendo
11 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo