20.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

O novo ministro da Educação publicou um tuíte cheio de erros ortográficos?

- Publicidade -

É verdade que o ministro da Educação Milton Ribeiro publicou uma mensagem em seu perfil do Twitter com erros ortográficos?

A imagem começou a se espalhar através das redes sociais no dia 13 de julho de 2020 e mostra um recorte de uma suposta publicação feita pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, em seu perfil no Twitter – dia 10 de julho de 2020.

O que chama a atenção na postagem é que o texto possui alguns erros gramaticais e ortográficos e quem a espalhou debocha do novo ministro que, aparentemente, nem sabe escrever direito!

Será que essa publicação é verdadeira mesmo? Será que ela foi escrita pelo novo ministro da Educação?

Texto (sem correções) que teria sido escrito pelo novo ministro da Educação Milton Ribeiro: “Estão vasculhando pra ver se eu tenho o maternal e se eu faço lavagem celebral nas pessoas por fato de ser pastor“ (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

 No dia 10 de julho de 2020, o presidente Jair Bolsonaro anunciou seu novo ministro da Educação. O professor e pastor evangélico Milton Ribeiro é o quarto a assumir a pasta desde o início do mandato de Jair Bolsonaro na presidência.

As primeiras publicações feitas pelo novo ministro no Twitter ocorreram no dia 12 de julho de 2020, dois dias após a data que aparece no print compartilhado na web. De acordo com essa apuração, o perfil oficial @mribeiroMEC já existia desde maio de 2019 (e renomeada após a nomeação do professor Milton Ribeiro), mas houve poucas postagens nesse período.

A verdade mesmo é que a publicação com erros de escrita não é a oficial do atual ministro da Educação. A postagem foi feita na conta @ProfM_Ribeiro, que se fazia passar pela do professor e ministro, mas que passou a se apresentar como uma “página de apoio ao Ministro Educação” a partir do dia 13 de julho de 2020:

A nova descrição do perfil @ProfM_Ribeiro informa que trata-se de “uma página de apoio ao ministro”! (foto: Reprodução/Twitter)

Conclusão

A publicação com erros ortográficos não foi feita na conta oficial do ministro da Educação Milton Ribeiro! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui