Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Erro em GC durante um telejornal da Globo gerou uma frase constrangedora?

Cinema / TV

Erro em GC durante um telejornal da Globo gerou uma frase constrangedora?

Erro em GC durante um telejornal da Globo gerou uma frase constrangedora?

Desde a manhã de hoje (13) vem sendo viralizada uma foto retratando um determinado momento do telejornal “Bom Dia RJ”, da Rede Globo, da data de hoje, onde haveria um suposto e constrangedor erro no GC aquela legenda que aparece embaixo da tela para falar sobre a notícia que está sendo comentada no momento, mostrar outros assuntos ou simplesmente complementar o que o apresentador está falando.

Qual o erro? Bem, a alegação é que alguém teria se equivocado e escrito a frase: “Prefeitura do Rio multa 81 pessoas sem máscara na rola“. Não precisamos explicar a razão pela qual inúmeros usuários vêm compartilhando esse suposto erro no Twitter (1,2,3,4), não é mesmo?

Exemplo de tuíte que vem viralizando no Twitter.

Aproveitando-se desse suposto erro, o site “DCM” (Diário do Centro do Mundo) (arquivo) também divulgou essa foto.

Aproveitando-se desse suposto erro, o site “DCM” também divulgou essa foto.

Entretanto, será que isso realmente aconteceu? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Em nenhum momento foi propagada a palavra “rola” no GC, mas “orla”.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Em primeiro lugar, é perceptível que há uma manipulação digital grosseira, visto que as letras “r” e “o” estão completamente fora do padrão e desalinhadas com o restante da frase. Além disso, é possível rever a edição completa do “Bom Dia RJ” através do Globoplay, o serviço de streaming da TV Globo, e tirar essa história a limpo.

Assim sendo, cliquem aqui e coloquem a partir de 2:57 (acompanhem até 4:35).

É perceptível que há uma manipulação digital grosseira, visto que as letras “r” e “o” estão completamente fora do padrão e desalinhadas com o restante da frase.

Captura de tela mostrando que a palavra correta era “orla” ao invés de “rola”.

Conclusão

Falso! A imagem que vem sendo disseminada foi claramente manipulada digitalmente! A palavra correta era “orla”! Isso pôde ser facilmente verificado ao rever a edição completa do telejornal “Bom Dia RJ” no Globoplay. Logo, em nenhum momento foi propagada a palavra “rola” no GC.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

11 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo