19 C
São Paulo
terça-feira, novembro 29, 2022

O povo cubano acompanhou o funeral de Fidel Castro de costas?

- Publicidade -

É verdade que o povo de Cuba acompanhou o cortejo de Fidel Castro de costas em forma de protesto contra o ditador tirano?

A notícia apareceu na web no dia 05 de dezembro de 2016 e aponta para um detalhe ocorrido durante o funeral do ex-presidente de Cuba, Fidel Castro: Os espectadores aparecem de costas quando o caixão passa pelas ruas de Cuba!

O texto que acompanha a imagem afirma que o povo cubano teria se virado de costas em protesto contra o líder cubano.

Segundo o artigo espalhado pelas redes sociais, esse fato teria sido ignorado e até ocultado pela grande mídia!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Povo protesta de costas no funeral de Fidel Castro! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Povo protesta de costas no funeral de Fidel Castro! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Apesar da comoção que o suposto ato de protesto teria causado, essa história é falsa!

Na verdade, as pessoas que aparecem de costas não estão protestando. Elas estão servindo de cordão de isolamento para evitar que o povo invada a pista durante a passagem do féretro.

Como podemos verificar no vídeo feito pela agência de notícias alemã Deutsche Welle, as pessoas viradas de costas formam apenas uma fila de pessoas lado a lado:

https://www.youtube.com/watch?v=RNW3SACJzPY

- Publicidade -

 

E aqui, em outro momento, podemos ver os voluntários servindo de segurança para o cortejo fúnebre:

fidel-cuba2

E nessa imagem abaixo podemos ver muito mais gente virada de frente do que de costas:

Reprodução
Reprodução

Conclusão

O povo cubano não estava de costas em protesto contra o ex-presidente Fidel Castro (até porque, um protesto como esse seria encerrado rapidamente pelas autoridades locais). As pessoas que aparecem nas imagens são voluntários que serviram de cordão de isolamento durante a passagem do corpo!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

35 COMENTÁRIOS

  1. Fidel pode ter sido um tirano para alguns, mas foi um herói para muitos.

    É fácil escolher um partido e desumanizar a oposição, propagandear inverdades contra os outros.

    Estratégia suja, desonesta. Só sendo crente pra cair nessa arapuca de petalhadas.

    • Verdade! Hitler é considerado um heroi para muitos até hoje! Aqui no Brasil, Lampião também é considerado um heroi pra muita gente…
      Tem várias imagens de pessoas chorando no velório do Fidel!

      • Embora eu seja conterrâneo de Lampião, e goste do mito popular dele, não se pode comparar Fidel Castro a esses dois.

        Fidel se rebelou contra uma ordem, e não se submeteu a maior potência da história da humanidade. No mínimo, é digno respeitar sua coragem.

        Por outro lado, ele lançou mão de uma política de governo antidemocrática e autoritária, como forma de poder de proteger a ideologia implantada.

        Se não fosse os embargos econômicos a Ilha, Cuba seria, com certeza, o segundo país mais rico das Américas.

  2. É mais fácil acreditar em qualquer merda. Do que ver os fatos e entender que foi manipulado. Eu sinceramente não sei pq não invadem o Brasil é escravizam a classe média. Desde que de internet e passeio no shopping, até andar acorrentado eles aceitam.

  3. Idiotas de esquerda sempre existirão… Assim como no Brasil que existem imbecis que apoiam o Governo Lula/Dilma, mesmo sendo comprovados os diversos crimes cometidos por estes analfabetos, lá em CUba com certeza tbm existem.

      • Fica evidente que ambos estão errados, com tal discurso emotivo e micro-agressivo.
        Por isso deveria-se exigir exame psicotécnico para ser eleitor.
        Se algum de vocês vota, certamente vota mal. Isso explicaria a situação do Brasil.

        Me respondam, vocês se consideram inteligentes escolhendo seus representantes só para criticá-los depois quando eles fizerem patifarias?
        Me parece uma escolha egoista cujo propósito é apenas mostrar a aparência de culto ao criticar o governo ou a oposição. Este que vocês mesmo botaram lá.

  4. Vendo os comentários feitos aqui e a atual situação política brasileira que comprova o quanto estamos acomadados e somos politicamente ignorantes, posso dizer que a maioria dos comentário podem ser descartados, pois povo anda cagando pela boca, citarei alguns exemplos: Leandro, Juliano, Edemilson, José Aparecido,
    Paulo, Gernebaldo, Jacques gabran, amigos, olha o país onde vivem, vcs são um bando de trouxas que acha que só o partido vermelho tem safado e corrupto e apoia a tucanagem, parabéns foram bem adestrados, mas continuam sendo massa de manobra, não existe partido idôneo nessa porra de país, logo isso já é o suficiente pra mostrar vossas ignorâncias, portanto nem mesmo me darei ao trabalho de prolongar o assunto pois seria desnecessário citar mais fatos comprovando a burrice alheia.

  5. Cuba, no período pós revolução não foi perfeita. Foi uma tentativa. Direitos iguais para quem trabalha, com poucas diferenças salariais podem ofender alguns, mas quem trabalha (lixeiro x médico) tem seu valor certo? A ilha não dava conta de todas as necessidades de seu povo, embora educação e saúde não fossem um problema lá. Educação e saúde, no mínimo, a ilha conseguiu fornecer. Do restante, um embargo proposto pelos EUA é o suficiente para bloquear qualquer avanço social. Qualquer crítica feita ao atraso cubano deveria ser feita também aos desmandos do Tio Sam. Sou contra a imposição de uma ideologia, mas o diabo cubano não é tão feio quanto pintam no capitalismo.

  6. Meu caro THIAGO PELICI tenho certeza que esses idiotas que você citou os nomes, provavelmente nunca saíram do seu mundinho de ignorância, aparecem com uma total insensatez postar um monte de merda. Cambada de imbecis, procurem ler um pouco mais a história de Cuba e parem de vomitar tantas asneiras. Parabéns THIAGO e LINO GUIMARÃES por tanta coerência nos seus comentários.

  7. É nesses assuntos que envolvem política e religião que se vê o pior das pessoas. O palavrório de mentes doutrinadas são uma agressão à inteligência. É muito textão para pouco fato.

      • Douglas, esse Dr. Abel nem mesmo sabe o q fala, poupe o teclado, ele odeia comunas e esquerdistas e diz que merecem ser fuzilados. Estranhamente o fuzilamento ocorre em países ditatoriais como Coréia e como dizem ser Cuba, Cuba que apesar de viver sobre um comando ditatorial não tem a prática de fuzilamento há mto tempo.
        Então é desnecessário responder a pessoas que nem mesmo sabem o q falam, um pró ditadura falando mal de Fidel Castro só aqui no Brasil encontra-se tão rara espécie de ser humano com acefalia crônica.

    • Dr Abel, imbecis tbm deveriam ser fuzilados, afinal de contas mais vale um esquerdista com cérebro do que um acéfalo q fala merda como vc, quer fuzilar quem não pensa como vc, então vc quer q todos sejam pró ditadura, pois é nela onde pessoas são fuziladas certo?! Então vejamos, vc é um ser pró ditadura que odeia comunismo?! Conte-me mais…. E por favor tira esse Dr. do nome, pois envergonha as pessoas com doutorado, pessoas que obviamente não fariam um comentário contendo tanta merda. Falow aí Fidel BRASILEIRO, abras por trás e beijo na bunda.

  8. Quem inventa essas notícias ganham dinheiro com isso ou é mais uma farsa inventada por internautas que dizem que essas montagens ou especulações geram muito $$$?. Hein??

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui