10.4 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi flagrado com cocaína em sua mesa?

- Publicidade -

Vídeo flagra o chefe do Executivo da Ucrânia consumindo cocaína durante uma transmissão ao vivo! Será que isso é verdade?

O vídeo tem poucos segundos de duração e começou a se espalhar através das redes sociais no final de abril de 2022. Nele podemos ver o presidente ucraniano conversando em uma reunião online com o empresário Elon Musk, quando a câmera flagra uma porção generosa de um pó branco amontoado na beira de sua mesa!

O que se espalhou foi que o produto seria cocaína e que Zelensky havia sido pego em flagrante consumindo a drogra, mas será que isso é verdade?

Verdade ou mentira?

O vídeo é falso! Trata-se de uma montagem feita em cima de uma postagem publicada no perfil do Instagram do presidente da Ucrânia no dia 05 de março de 2022. Note que nas imagens originais não há nada que se assemelhe à cocaína na mesa de Zelensky:

Zelensky fala no vídeo original sobre a tecnologia Starlink, desenvolvida pela empresa de satélites de Elon Musk, que prometeu ajuda com a disponibilização de internet para cidades ucranianas que estão sofrendo com o conflito com a Rússia.

Esse vídeo publicado no Twitter pelo jornalista Eliot Higgins mostra lado a lado o vídeo falso e o original:

Boato recorrente

Essa não foi a primeira vez que rumores acusam Zelensky de ser viciado em drogas. No começo de abril de 2022, um vídeo manipulado de falas do presidente ucraniano admitindo ser consumidor voraz de cocaína começou a se espalhar nas redes sociais. 

- Publicidade -

No vídeo falso de apenas 25 segundos de duração, Zelensky fala em russo, mas as legendas em inglês traduzem a resposta do presidente à pergunta “O que você acha da cocaína?”. No vídeo manipulado, o presidente ucraniano diz: “Incrível! Incrível! É o melhor energizante para os humanos. É sério”.

Só que, na verdade, vídeo original usado para essa montagem é de uma entrevista que o então candidato à Presidência deu à agência Ukrainskaya Pravda, no dia 21 de janeiro de 2019Podemos ver no player abaixo, no minuto 7:41, que o jornalista pergunta se Volodymyr Zelensky consumia cocaína e a resposta foi: “Incrível! Incrível! Não, estou sentado em algo branco, mas é uma cadeira. Não é cocaína. Eu não me drogo”:

Na montagem foram utilizados trechos de outra parte da entrevista, aos 9:40 do vídeo, onde ele, na verdade, fala de esportes e não sobre drogas.

Conclusão

O vídeo que mostra uma porção de um pó branco na mesa do presidente Volodymyr Zelensky é falso! Trata-se de uma montagem feita em cima de uma publicação do perfil do presidente no Instagram, de março de 2022!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui