today-is-a-good-day
27.6 C
São Paulo
quinta-feira, maio 23, 2024

O presidente Lula disse que a transposição do rio São Francisco pode ser vista da Lua?

- Publicidade -

É verdade que o presidente Lula disse que, assim como a Muralha da China, as obras da transposição do rio São Francisco também podem ser vistas da Lua?

Um vídeo com trechos de um discurso do presidente Luiz Inácio Lua da Silva acerca da transposição do rio São Francisco começou a se espalhar nas redes sociais na primeira semana de abril de 2024. Nele, podemos ver e ouvir o presidente afirmando que as obras de transposição do São Francisco podem ser vistas da Lua, sendo a segunda obra visível lá no nosso satélite natural, depois da Muralha da China.

Será que essa história é real? Essas obras podem ser vistas mesmo do espaço?

Lula disse mesmo que a transposição do São Francisco pode ser visto da Lua? (foto: reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Para analisar essa história, vamos separar nossas pesquisas em 3 partes:

  1. Lula disse isso mesmo?
  2. A Muralha da China pode ser vista da Lua?
  3. A transposição do “Velho Chico” pode ser lista da Lua?

Lula disse isso mesmo?

Sim! No dia 4 de abril de 2024, o presidente Lula fez um pronunciamento durante a cerimônia de inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta de Ipojuca (PE), afirmando em determinado trecho que a transposição do rio São Francisco pode ser vista da Lua, juntamente com a Muralha da China:

“[…] Eu já falei para os ministros que não conhecem ainda, os deputados que não conhecem, os senadores, não sei se a Raquel já conhece, sobrevoe de helicóptero a transposição porque é a segunda grande coisa que você vê da lua. Você vê o muro da China e você vê o canal do São Francisco, que é uma obra de mais de 640 quilômetros. Isso só pode ser feito porque Deus existe. O homem lá de cima falou: ‘Eu vou ajudar o nordestino através de um nordestino’, e cá estou eu.”, disse Lula em seu discurso.

A transcrição completa do discurso está disponível no site do Planalto.

O trecho do evento com a fala de Lula pode ser visto no vídeo abaixo:

 

A Muralha da China pode ser vista da Lua?

- Publicidade -

Não! Essa é uma das grandes lendas que circulam, dentro e fora da internet, há décadas!

Conforme explicado pela revista National Geographic, a poluição e a coloração impossibilitam que astronautas enxerguem a Grande Muralha da China do espaço. Isso só é possível a partir da órbita baixa da Terra (abaixo de 2 mil quilômetros) e da Estação Espacial Internacional.

A agência espacial norte-americana (NASA) também ajudou a desmentir esse mito:

 “Apesar dos mitos, a muralha não é visível da Lua e é difícil ou impossível de ser vista da órbita da Terra sem as lentes de alta potência usadas para essa foto.”

A crença de que a Grande Muralha podia ser vista do espaço foi também desmentida em 2003, por Yang Liwei, o primeiro astronauta chinês a ficar em órbita na Terra. Mesmo após dar 14 voltas ao redor da Terra e procurando com atenção, ele não avistou a tal muralha.

Na imagem abaixo, disponibilizada pela NASA, podemos ver as setas onde trechos dos muros podem ser vistos da Estação Espacial Internacional, porém as fotos foram tiradas com uma câmera com lentes de distância focal de 180 milímetros e 400 milímetros. O próprio autor das imagens, o astronauta Leroy Chiao, disse que não viu a muralha e não tem certeza se ela é realmente visível nas fotos:

(foto: Reprodução/NASA)

No vídeo abaixo, podemos ver como o planeta Terra é visto da Lua. As imagens são da sonda japonesa Kaguya, em 2008:

 

A transposição do “Velho Chico” pode ser lista da Lua?

Não! Se a Muralha da China, que possui cerca de 21 mil quilômetros de extensão, não pode ser vista da Lua, imagine a transposição do rio São Francisco, que tem menos de 500 quilômetros?

A obra pode ser conferida nesse gráfico elaborado pelo Estadão!

Conclusão

É verdade que o presidente Lula disse que a transposição do rio São Francisco pode ser vista da Lua, mas é impossível ver qualquer obra humana da distância que o nosso satélite natural se encontra da Terra! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui