20.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

O PT iluminou de vermelho o Palácio do Planalto ao saber do impeachment?

- Publicidade -

É verdade que Dilma Rousseff mandou iluminar o Palácio do Planalto com as cores do PT ao saber do processo de impeachment contra ela?

No dia 02 de dezembro de 2015, a fotografia abaixo começou a se espalhar através do Facebook. Nela podemos ver a área externa do Palácio do Planalto iluminado com as cores vermelhas!

O texto que acompanha a foto afirma que a presidente teria ordenado essas cores de luzes após saber do pedido de abertura de processo de impeachment contra ela.

Será que isso é verdade?

A presidente teria mandando iluminar o Palácio do Planalto de vermelho ao saber do impeachment! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
A presidente teria mandado iluminar o Palácio do Planalto com a cor do PT ao saber do impeachment! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A fotografia é real, mas a história por trás dela é outra!

Páginas do Facebook “especializadas” em política, como a Pensa Brasil e outras começaram a espalhar essa notícia e rapidamente blogs e sites passaram a reproduzir o boato sem nenhuma verificação.

O jornalista político Políbio Braga acabou publicando também essa mesma matéria em seu blog, no dia 02 de dezembro de 2015:

dilma_planalto_polibio

Acontece que o Planalto ficou vermelho mesmo, mas o fato aconteceu um dia antes da abertura do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, em comemoração ao dia mundial de luta contra a AIDS!  

- Publicidade -

Batizado de Dezembro Vermelho, a campanha visa despertar a atenção dos brasileiros em relação à Aids e o Planalto ficará iluminado em vermelho durante a primeira quinzena de dezembro de 2015.

O Congresso Nacional também aderiu à campanha, iluminando a sua fachada com luzes vermelhas.

Congresso Nacional também ganhou luzes vermelhas por causa do Dezembro Vermelho! (foto: Divulgação/Câmara/Pierre Triboli)

Conclusão

O Palácio do Planalto foi iluminado com luzes vermelhas, mas isso foi feito em virtude da Campanha Dezembro Vermelho, celebrada a partir do dia 1º de dezembro – dia mundial de luta contra a AIDS.

Com a colaboração de Riomar Bruno!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. Uma coisa é o próprio governo divulgar que essas luzes foram em prol da AiDS, outra completamente diferente é o fato de que o congresso está iluminado em vermelho desde o 22 de Novembro após a expulsão do acampamento do MBL (Movimento Brasil Livre), em pleno mês do “NOVEMBRO AZUL”, o governo só divulgou isso pra limpar a barra dele, ou seja, ainda continua valendo que a iluminação vermelha simboliza a perpetuação do PT no poder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui