16 C
São Paulo
sábado, outubro 1, 2022

O rei Charles III apareceu com o paletó mal abotoado após a morte da mãe?

- Publicidade -

É verdade que o rei Charles III, do Reino Unido, apareceu em público com os botões do paletó nas casas erradas após a morte da rainha Elizabeth II?

A imagem começou a se espalhar nas redes sociais e também em grupos de WhatsApp na segunda quinzena de setembro de 2022, poucos dias após a morte da rainha Elizabeth II, ocorrida no dia 8 de setembro de 2022. Nela podemos ver o recém-empossado rei, Charles, ao lado da Rainha consorte Camilla e de mais algumas pessoas, mas o que chama a atenção da foto é o paletó do monarca, que aparenta estar todo mal abotoado. 

Junto com a fotografia, um texto satiriza o fato de um homem de 73 anos não conseguir se vestir sozinho, já que havia acabado de perder a mãe recentemente!

Será que essa foto é real?

Texto de uma das versões que se espalharam juntamente com a foto: “Cinco dias sem a mãe e já está tendo problemas com os botões.”

Verdade ou mentira?

A foto é real, mas foi tirada em 2018, quando a mãe do então príncipe ainda estava viva!

Uma busca reversa pela imagem mostra que ela foi feita no dia 1º de novembro de 2018, durante uma visita que o então príncipe Charles visitou, ao lado da esposa Camilla, o cemitério Commonwealth War Graves,em Fajara (Gâmbia), durante sua turnê pela África Ocidental. 

A fotografia é de autoria do fotojornalista Luc Gnago, a serviço da AFP.

(foto: Reprodução/Getty Images)

Procuramos vídeos de aparições do rei Charles III em cerimônias ocorridas após a morte da rainha Elizabeth II e não encontramos nenhuma ocasião em que ele esteja com o paletó abotoado errado. O vídeo abaixo é um desses eventos:

- Publicidade -

Conclusão

A foto que mostra o rei Charles III com o terno abotoado errado é de 2018 e foi tirada durante uma visita que o então príncipe fez com a esposa a um cemitério na Gâmbia!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui