Connect with us

E-farsas

O rei Charles III apareceu com o paletó mal abotoado após a morte da mãe?

Falso

O rei Charles III apareceu com o paletó mal abotoado após a morte da mãe?

É verdade que o rei Charles III, do Reino Unido, apareceu em público com os botões do paletó nas casas erradas após a morte da rainha Elizabeth II?

A imagem começou a se espalhar nas redes sociais e também em grupos de WhatsApp na segunda quinzena de setembro de 2022, poucos dias após a morte da rainha Elizabeth II, ocorrida no dia 8 de setembro de 2022. Nela podemos ver o recém-empossado rei, Charles, ao lado da Rainha consorte Camilla e de mais algumas pessoas, mas o que chama a atenção da foto é o paletó do monarca, que aparenta estar todo mal abotoado. 

Junto com a fotografia, um texto satiriza o fato de um homem de 73 anos não conseguir se vestir sozinho, já que havia acabado de perder a mãe recentemente!

Será que essa foto é real?

Texto de uma das versões que se espalharam juntamente com a foto: “Cinco dias sem a mãe e já está tendo problemas com os botões.”

Verdade ou mentira?

A foto é real, mas foi tirada em 2018, quando a mãe do então príncipe ainda estava viva!

Uma busca reversa pela imagem mostra que ela foi feita no dia 1º de novembro de 2018, durante uma visita que o então príncipe Charles visitou, ao lado da esposa Camilla, o cemitério Commonwealth War Graves,em Fajara (Gâmbia), durante sua turnê pela África Ocidental. 

A fotografia é de autoria do fotojornalista Luc Gnago, a serviço da AFP.

(foto: Reprodução/Getty Images)

Procuramos vídeos de aparições do rei Charles III em cerimônias ocorridas após a morte da rainha Elizabeth II e não encontramos nenhuma ocasião em que ele esteja com o paletó abotoado errado. O vídeo abaixo é um desses eventos:

Conclusão

A foto que mostra o rei Charles III com o terno abotoado errado é de 2018 e foi tirada durante uma visita que o então príncipe fez com a esposa a um cemitério na Gâmbia!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

To Top