19.4 C
São Paulo
terça-feira, setembro 28, 2021

O vídeo do Papa fazendo um truque com uma toalha é real?

- Publicidade -

Será que é real o vídeo que mostra o Papa Francisco fazendo um truque com a toalha de uma mesa, durante uma missa nos Estados Unidos?

A façanha do pontífice teria sido assistido por milhões de pessoas no mundo todo! Durante uma missa realizada em uma catedral no Estados Unidos, o papa Francisco realizou o famoso truque da toalha, puxando o pano que forrava uma das mesas da cerimônia sem derrubar os objetos que estavam sobre ela!

No vídeo, o papa entra na sala principal da catedral e coloca um buquê de flores sobre a mesa. Em seguida, ele agarra a toalha da mesa com as duas mãos e puxa rapidamente o pano, deixando a todos atônitos.

Papa consegue puxar a toalha da mesa sem derrubar os objetos! Será verdade? (foto: Reprodução/YouTube)
Papa consegue puxar a toalha da mesa sem derrubar os objetos! Será verdade? (foto: Reprodução/YouTube)

Esse inacreditável e bem humorado ato do líder da Igreja Católica foi publicado no Facebook no dia 1º de outubro de 2015 no Facebook e, em menos de 24 horas, já foi visto mais de 4 milhões de vezes, além de gerar mais de 10 mil comentários!

Mas será que isso é verdade?

Assista ao vídeo polêmico e divertido e descubra conosco se isso é verdade ou farsa:

Pope Goes Thug LifePope Francs is a thug!Like my page MrTechnicalDifficult

Posted by MrTechnicalDifficult on Quinta, 1 de outubro de 2015

 

 

Verdadeiro ou falso?

- Publicidade -

O primeiro a publicar essa façanha (que supostamente teria sido feita pelo papa Francisco, ao vivo, nos Estados Unidos) no Facebook foi o usuário MrTechnicalDifficult, um norte-americano que vive de internet e, como ele mesmo explica em seu perfil do Facebook, trabalha como criador de vídeos humorísticos.

MrTechnicalDifficult

O site desse comediante, o Dude Comedy, é recheados de vídeos engraçados, tanto de sua autoria como de outros internautas e o vídeo do papa fazendo o truque da toalha também está por lá!

Mas o sucesso dessa história se deu por causa da sua divulgação em um dos programas de maior audiência nos Estados Unidos, apresentado por Ellen DeGeneres. A produção do programa publicou no YouTube esse mesmo vídeo um dia antes, assumindo a autoria da brincadeira:

 

Edição bem feita, mas com alguns errinhos

Se pegarmos trechos do vídeo que se espalhou pela web com uma resolução um pouco melhor, podemos notar que alguns elementos da cena estão um pouco fora de lugar, com sombras e luzes que não combinam. Além disso, a cabeça do papa está diferente do resto do corpo e a toalha está bem mais nítida:

Perceba que as flores e a cabeça do papa estão diferentes do resto da cena!
Perceba que as flores e a cabeça do papa estão diferentes do resto da cena!

O vídeo original

Para que não restem dúvidas de que o vídeo do papa foi montado, encontramos no YouTube o vídeo original – com a ajuda dos sempre atentos membros do nosso grupo no Facebook. O trecho começa aos 29 minutos:

O filme original está hospedado no canal oficial do Vaticano e mostra a cerimônia conduzida pelo papa Francisco juntamente com os bispos dos Estados Unidos, reunidos na St Matthew’s Cathedral, em Washington. A cerimônia aconteceu no dia 23 de setembro de 2015.

Abaixo um vídeo comparando as duas cenas:

 

Conclusão

O vídeo que mostra o papa puxando a toalha de uma mesa sem derrubar os objetos que estavam sobre ela é falso! Trata-se de uma montagem feita pela equipe do programa de TV apresentado por Ellen DeGeneres!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

  1. É absurdo como as pessoas acreditam em tudo que veem na internet, e acham que estão sempre diante de algo verdadeiro…

    Considerando-se que a Missa é a cerimônia mais sagrada para nós cristãos católicos, pois se trata de uma liturgia voltada para a adoração a Deus, qualquer um que fizesse um ato desses mostraria um imenso desrespeito não apenas com o templo (igreja), mas com a instituição (Igreja) e, principalmente, com o próprio Deus…

    Um exemplo explicativo seria imaginar um Alto Sacerdote de Israel entrando no Templo construído por Salomão, em sua época, e de repente começando a fazer truques de malabarismo com a menorá (candelabro de 7 braços), um dos principais símbolos sagrados para os judeus… Quem conhece a Bíblia e a fé dos hebreus sabe que tal sacerdote poderia até ser condenado à morte por tamanho desrespeito a Deus e ao templo… Só não seria pior do que se o tivesse feito com a Arca da Aliança…

    Da mesma forma, se o Papa fizesse tal coisa com a toalha do altar (paramento que cobre o altar sagrado onde prestamos culto máximo de adoração a Deus) seria um escândalo… E ele não permaneceria Papa nem mais um dia após um desrespeito desse… Seria caso até para excomunhão…

    As pessoas acham que a Missa é uma cerimônia qualquer em que se entra na igreja para ouvir o padre falar, mas a Missa é o ritual máximo de adoração a Deus pela Igreja Católica, onde a comunidade se reúne oficialmente ao redor do altar do sacrifício supremo, que é o próprio Cristo imolado por nós. Para um católico verdadeiro, praticar um ato de desrespeito a Deus como esse seria mais grave do que matar o Papa… Não há ofensa maior a um cristão do que desonrar a Deus…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui