17.5 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 30, 2022

Obama tira um sarro do grampo telefônico de Lula?

- Publicidade -

Vídeo mostra trecho de uma palestra ministrada pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama onde ele satiriza o momento atual da política brasileira! Será verdade?

O vídeo surgiu nas redes sociais no dia 20 de março de 2016 e mostra um trecho de uma apresentação do presidente dos Estados Unidos no exato momento em que ele brinca com as escutas instaladas nos telefones de Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula.

No meio do discurso, um dos microfones de Obama cai do suporte, o bem-humorado presidente se abaixa e pergunta num tom irônico se havia um “grampo” ali (o que seria uma clara alusão ao momento político pelo qual o Brasil está passando no momento).

Além disso, o homem mais poderoso do mundo teria afirmado que no Brasil se caçam juízes em vez de bandidos, arrancando gargalhadas da plateia!

A legenda do vídeo diz, em português:

“Seria isso um grampo? Ah, graças a Deus. Está tudo bem. Todos vocês sabem quem eu sou. Mas tenho certeza de que, se fosse no Brasil, estariam realmente nervosos agora[…] caçam juízes em vez de bandidos, lá (no Brasil), agora mesmo”.

Será que esse vídeo é real? Barack Obama teria brincado com as investigações da operação Lava Jato aqui do Brasil?

https://www.youtube.com/watch?v=87N7bB4hxiw

 

Verdadeiro ou falso?

O vídeo não corresponde a algo acontecido aqui no Brasil em 2016 simplesmente porque ele foi retirado de uma palestra gravada em outubro de 2010!

- Publicidade -

No vídeo original, de quase 20 minutos de duração, Barack Obama discursava em um evento chamado “Fortune Most Powerful Women Summit” e podemos assistir ele, na íntegra, no Youtube – no canal oficial da Casa Branca (o trecho em questão surge aos 8 minutos):

 

Se colocarmos a legenda do YouTube em inglês, podemos notar que o discurso do presidente Obama nada tem a ver com o que se espalhou pelas redes sociais:

No vídeo original, Obama brinca com o pessoal que cuida da parte técnica do evento! (foto: Reprodução/YouTube)
No vídeo original, Obama brinca com o pessoal que cuida da parte técnica do evento! (foto: Reprodução/YouTube)

A frase que Obama supostamente teria falado sobre o Brasil e  juízes foi legendada de maneira errada. Na verdade, Barack Obama diz:

“But I’m sure there’s somebody back there that’s really nervous right now…don’t you think?” (Mas eu tenho certeza que há alguém lá atrás que está realmente nervoso agora…vocês não acham?)

E, em seguida, ele diz:

“They’re sweating bullets back there” (Eles estão suando lá atrás! Uma referencia à equipe técnica, depois do pequeno acidente quando alguma coisa caiu enquanto o presidente discursava falava).

Além disso, nem é preciso saber o idioma inglês para perceber que em nenhum momento a palavra “Brasil” foi mencionada!

Origem

Não conseguimos determinar a origem do boato, mas a primeira página a postar o vídeo com a legenda errada (propositalmente ou não) e tornar essa montagem viral foi a fanpage “Jair Bolsonaro Presidente 2018”. Uma página criada por fãs do deputado federal Jair Bolsonaro, mas que não é a página oficial do candidato à Presidência em 2018. 

O vídeo falso foi publicado no dia 20 de março de 2016 e já foi visto mais de 11 milhões de vezes em menos de 24 horas!

Os administradores da página se defendem, afirmando que deixaram bem claro que a postagem era apenas uma sátira criada para fazer com que as pessoas pensassem no atual momento político do nosso país. No entanto, uma olhada no histórico de edições do título da postagem revela que os fãs da página só foram avisados que aquilo era “apenas uma brincadeirinha” depois de 9 horas da publicação original!

Título da postagem foi editada para avisar que isso era uma brincadeira somente depois de 9 horas!
Título da postagem foi editada para avisar que isso era uma brincadeira somente depois de 9 horas!

Nesse meio tempo, o boato já havia se espalhado através de inúmeras outras postagens no Facebook, no WhatsApp e em outras redes sociais, além de vários sites e blogs!

Conclusão

O vídeo que mostra o presidente do Estados Unidos satirizando os grampos telefônicos no Brasil é falso! O vídeo original é de 2010 e nada tem a ver com o nosso país!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

13 COMENTÁRIOS

    • Por que foi essa página quem espalhou a montagem! Não sei se você leu o texto, mas explicamos que a página foi criada por fãs do deputado e ele não tem nada a ver com essa fanpage!

    • Cara, o mano fala que dede moleque sempre gostou de aviões, é fantástico estar aqui diante de um. Aí, a mina fala “e você tem um grandão aí, né?” Aí eles começam a rir por que a mina fala que o do cara é grande. A legenda fala sobre corrupção no Brasil, vídeo e Barack Obama, mas em inglês eles não falam nada disso.

  1. Pasmem, mas um amigo fluente em ingles, compartilhou o video como verdadeiro. Depois falei com ele, ele ficou sem graça. disse que nem ouviu direito, pq com legenda foi mais facil. Ou seja a preguiça do povo de pensar é demais. Nao precisa ser fluente em ingles pra saber que um chefe de estado nao ia falar de outro assim, tendo boas relaçoes comerciais.

    • Fluente em inglês e prefere ler legendas? Conta outra! A maioria de quem se diz fluente de inglês no Brasil só consegue entender frases simples, poucos são os fluentes de verdade. Fluente de verdade não dá moral pra legenda, até porque ninguém quer ler legendas se houver outra opção…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui