22.9 C
São Paulo
quarta-feira, junho 29, 2022

OVNIs atacaram tanques russos após pedido de intervenção divina?

- Publicidade -

É verdade que um objeto voador não identificado explodiu tanques russos na Ucrânia após pedidos de intervenção divina?

A notícia surgiu na segunda quinzena de março de 2022 e afirma que o diretor da filial ucraniana de uma prestigiada agência notícias teria afirmado que após um soldado em batalha na Ucrânia pedir para o pai orar por ele, houve um enorme clarão no céu e enormes raios teriam explodido todos os tanques russos!

Ainda de acordo com a notícia amplamente compartilhada, um vídeo teria mostrado que o ataque teria vindo de uma nave espacial e que a vitória ucraniana dessa batalha só poderia ser um milagre.

Será que isso é verdade ou mentira?

O diretor da CBN na Ucrânia Kostyantine Lytvynenko teria provas de que ovnis teriam atacado tanques russos após pedido de intervenção divina! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Todos os sites e blogs que publicaram a respeito se basearam em uma “reportagem” feita por um tabloide britânico chamado Daily Star no dia 07 de março de 2022. Conhecido por manchetes sensacionalistas e sem muita tradição na apuração de suas matérias, o jornal “deu uma exagerada” em um testemunho de um homem chamado Kostyantine Lytvynenko, publicado no site da CBN News 4 dias antes.

Nas palavras do homem apresentado como diretor da CBN na Ucrânia, a história dos ataques contra os tanques russos teria sido contada pelo seu filho, que teria ouvido o caso de alguém. Perceba que na versão de Kostyantine não é mencionada nenhuma data e sequer fala-se em OVNIs. 

O testemunho vai mais para o campo religioso do que para o da ufologia (que não deixa de ser um tipo de religião para os mais aficionados) e, sendo assim, não precisa de provas… acredita quem quer!

A CBS, diferente do que foi espalhado, não é uma agência de notícias. Na verdade, trata-se da Christian Broadcasting Network, uma rede de televisão e produção cristã evangélica norte-americana. Portanto, é preciso ter fé no que é publicado por eles sem questionar.  

Mesmo assim, ficam algumas dúvidas:

  • Por que essa suposta intervenção divina teria escolhido apenas um dos lados nesse conflito? 
  • Será que entre os soldados “inimigos” também não havia gente orando?
  • E quanto às mortes de inocentes causadas por essa intervenção divina-ufológica?
  • Em qual cidade da Ucrânia o suposto milagre teria ocorrido?
  • Em que dia isso aconteceu?

Procuramos por notícias de raios vindo do céu e acertando tanques russos inexplicavelmente e não encontramos nada. Todos os resultados se baseiam no testemunho da CBN que, como já vimos, não fala sobre OVNIs e não apresenta nenhuma prova dos acontecimentos.

Vídeo

- Publicidade -

Algumas publicações brasileiras acrescentaram um vídeo a essa história, mostrando uma grande explosão ocorrida à noite e afirmando que o ponto luminoso na esquerda do vídeo seria a prova de que um disco voador teria atacado os russos.

No entanto, o vídeo é de 24 de fevereiro de 2022, quando Kiev e cidades vizinhas começaram a ser bombardeadas por grupos de soldados russos.

Note no vídeo abaixo que o ponto luminoso não se mexe e muito provavelmente se trata da lua (na ocasião sequer cogitaram que aquilo seria um ovni):

Conclusão

Não há nenhuma prova de que uma intervenção divino-extraterrestre tenha acertado tanques russos em solo ucraniano. Essa história surgiu de um testemunho evangélico de um homem que a ouviu de seu filho e que foi aumentando à medida em que era republicado até chegar aqui no Brasil.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui