10.4 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022

Os Simpsons previram a guerra entre a Rússia e a Ucrânia?

- Publicidade -

Será mesmo que o desenho animado Os Simpsons previu o conflito entre a Rússia e a Ucrânia em um episódio antigo?

Mais uma vez, a família amarela aparece nas redes sociais como supostos videntes! só que agora, o desenho Os Simpsons teria previsto a invasão russa na Ucrânia! 

Em uma das imagens espalhadas nas redes sociais na segunda semana de março de 2022, podemos ver o vovô Simpson vestido de soldado, apontando uma arma para o presidente da Rússia e com o personagem Homer Simpson levantando a bandeira da Ucrânia lá no fundo.

Além dessa, outra imagem mostra uma ogiva nuclear com a data “05/05/2022” que explode na cidade fictícia de Springfield, onde as histórias de Os Simpsons se passam.

Será que dessa vez é verdade?

Será que essa imagem é verdadeira ou falsa? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Já há mais de 30 anos no ar, a série animada de televisão Os Simpsons criou uma fama de que seus redatores seriam videntes, pois parece que eles já previram de tudo muitos anos antes dos acontecimentos.

Agora, o que tá rolando é que o desenho teria previsto o conflito entre a Rússia e a Ucrânia e tem até imagens de Os Simpsons provando isso.

Quer saber o que é verdade e o que é mentira nesses casos? Clique nesse vídeo bem explicadinho que fizemos, clicando no player abaixo:

Resumão

- Publicidade -

Sobre a primeira imagem, que mostra o vovô Abe Simpson vestido de soldado, trata-se de uma montagem que juntou pedaços de várias cenas de diferentes episódios.

A do Homer segurando uma bandeira foi tirada de uma cena do episódio The Italian Bob, que foi ao ar em novembro de 2005 nos EUA. Esse é o oitavo episódio da décima sétima temporada do desenho e na imagem original o Homer está com uma bandeira dos Estados Unidos.

(foto: Reprodução)

A imagem do vovô Simpson com roupa de soldado foi tirada do episódio Vovô Simpson e seu neto em “A Maldição dos Infernais Peixes Voadores“, de 1996:

(Foto: Reprodução)

O desenho do Vladimir Putin usado na montagem é de outro episódio, de 2016, onde o presidente da Rússia aparece usando uma camiseta com os dizeres Red Sox (um time norteamericano de beisebol)

(Foto: Reprodução)

Quanto à segunda imagem, aquela que mostra uma bomba com a data 05/05/2022, ela faz parte de um trecho de um jogo para celular chamado The Simpsons: Tapped Out. Na imagem original não tem nenhuma data. A explosão da cidade também foi tirada desse jogo.

Previsão “real”

Apesar dessas imagens serem falsas, houve uma “previsão real”: A feita no desenho Os Simpsons em 1998 chamado “Na Onda do Mar”, onde os redatores dos Simpsons falam sobre uma expansão militar russa pela Europa, além de citar um desejo da Rússia em unificar países vizinhos. 

Em entrevistas, o produtor do seriado disse que quando o episódio foi lançado o contexto era outro, mas que de lá pra cá as coisas não mudaram tanto. Portanto, isso já não era tão novidade naquela época nem algo que possa ser considerado uma previsão!

Essa não é a primeira vez que desmentimos aqui no E-farsas algumas previsões atribuídas aos Simpsons. Aqui e aqui tem algumas checagens pra você conferir.

Old Fake News

No vídeo dessa semana também falamos no quadro Old Fake News sobre uma foto que surgiu em 2019 e que mostrava um soldado da Segunda Guerra manuseando um aparelho de celular! 

Acontece que a primeira ligação de celular foi feita só nos anos de 1970. Então como explicar essa foto? Será que é um viajante do tempo?

Na verdade, essa foto foi tirada por um fotógrafo norte-americano chamado Richard Tanton, em Praga, capital da República Tcheca, em maio de 2016! Ela foi tirada no set de filmagens de um filme que estava sendo rodado na cidade. 

O  filme que estava sendo rodado no local na ocasião se chama “O Homem do Coração de Ferro” e é baseado no romance de mesmo nome do escritor francês Laurent Binet. O livro retrata a Operação Antropoide que culminou no assassinato de um líder nazista, em Praga, durante a Segunda Guerra Mundial.

Para mais detalhes sobre essa foto, clique aqui pra ler a checagem que fizemos.

Conclusão

Obrigado pela audiência! Não foi dessa vez que os Simpsons previram o futuro?

Links consultados

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui