today-is-a-good-day
21.5 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Palestino discute com soldados israelenses e finge tomar um tombo! Será verdade?

- Publicidade -

Vídeo mostra um homem enfrentando diversos soldados e caindo sozinho, sendo socorrido imediatamente por repórteres! Será que ele simulou um ataque israelense?

O vídeo foi bastante compartilhado nas redes sociais no final da primeira quinzena de dezembro de 2023 e mostra um homem discutindo com vários soldados israelenses e, após alguns minutos, cai sozinho, sendo socorrido por repórteres que estavam no local! 

As publicações dão a entender que o homem teria simulado uma agressão, se jogando no chão para se vitimar. 

Em apenas uma das postagens feitas no Twitter, no dia 14 de dezembro de 2023, as imagens já tinha sido vistas mais de 800 mil vezes, mas será que a história foi essa mesmo?

Texto de uma das versões que circulam através do Twitter: “And the Oscar goes to… Um palestino discutindo com um grupo de militares israelenses. Durante a discussão, o homem cai sozinho no chão. Imediatamente surgem várias câmeras e repórteres por todos os lados, convergindo sobre o homem que caiu sozinho.  Em menos de 1 minuto aparecem paramédicos e ambulâncias que o levam para o hospital, sempre sob o olhar atento de vários repórteres. Esse é o chamado Pallywood, uma técnica muito usada pelos palestinos para distorcer a realidade e moldar a opinião pública a seu favor.” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

O vídeo foi gravado em outubro de 2015, quando um idoso palestino foi filmado em frente às armas levantadas pelas tropas israelenses, durante confrontos entre o exército israelense e palestinos na cidade de Hebron (Cisjordânia).

Ziyad Abu Haleel, de 65 anos, aparece nas imagens gritando para os soldados “vocês deveriam ter vergonha”. Ele estava tão nervoso que, aparentemente, sofreu um mal-estar e caiu no chão, sendo socorrido rapidamente pelas pessoas que assistiam à cena.

Podemos ver no vídeo abaixo, publicado no canal Euronews, no dia 12 de outubro de 2015, o momento em que o idoso coloca a mão no peito e cai:

O site International Business Times fez a tradução do que o homem disse aos soldados:

“Eu não vou me mover. Você deveria ter vergonha de si mesmo. Como você dispara sua arma contra crianças? Isso não está bem. Tire seus soldados daqui. Não dispare suas armas. Se eles morrerem, você morrerá. Tenha cuidado, não dispare suas armas contra crianças. Você deveria ter vergonha de si mesmo. Não levante a mão sobre mim. Você deveria ter vergonha. Você deveria ter vergonha. Não dispare. Não, não vou me mexer. Eu não vou me mover. Não, você não pode me prender. Eu não vou voltar atrás. Leve-os, prenda-os, mas não atire neles. Você quer matar mais? Dois mártires foram enterrados hoje e você quer matar mais? Você não tem vergonha? Você não é um ser humano? Um cachorro? Um porco? Vá para a Etiópia para matar. Não atire”

- Publicidade -

Uma equipe local da agência Reuters de notícias confirmou que o idoso recebeu alta do hospital um dia após sofrer pequenos hematomas devido à queda que havia sofrido.

Foi apurado também que os confrontos entre palestinos e tropas israelenses iniciados em 10 de outubro de 2015 nas cidades de Hebron e Ramallah, na Cisjordânia, deixaram dezenas de palestinos feridos.

Conclusão

O vídeo do palestino ofendendo soldados e caindo foi gravado em 2015, na Cisjordânia, durante confronto entre israelenses e palestinos. O homem, um idoso de 65 anos, passou mal e foi levado para o hospital, tendo alta um dia depois com alguns hematomas devido à queda! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui