20.2 C
São Paulo
sábado, novembro 27, 2021

Perigo para a saúde: Vídeo mostra energético derretendo alimentos! Será verdade?

- Publicidade -

Homem aparece em vídeo mostrando os perigos do consumo de energéticos ao derreter alimentos com a bebida! Será verdade?

O vídeo tem pouco mais de 5 minutos de duração e começou a se espalhar através de grupos do WhatsApp na segunda quinzena de janeiro de 2020. Nele podemos ver um homem fazendo alguns experimentos usando bebida energética, como derreter alimentos, transformar pão e martelo em algo parecido com uma borracha, entre vários outros.

O vídeo está se espalhando como um alerta para o suposto perigo do consumo de energéticos, mas será que isso é verdade mesmo?

https://www.facebook.com/benirawan.page/videos/2271070489856178/

Verdade ou mentira? 

O vídeo fez muito sucesso, mas também deixou muita gente preocupada. Afinal, será que os experimentos mostrados por esse homem são reais?

A verdade mesmo é que o sujeito que aparece no vídeo é um mágico norte-americano chamado Rick Lax. Em seu perfil no Facebook, Lax deixa bem claro que seu vídeo é uma série de truques da mágica (que ele chama de “paródia”):

https://www.facebook.com/realRickLax/videos/176198093766023/

Truques de mágica

Como a gente pode notar, os movimentos das mãos do Rick são bem semelhantes aos de grandes mágicos, além de haver diversos cortes durante o vídeo.

Em alguns “experimentos”, o mágico desvia a atenção do espectador para a fazer o truque, como foi o caso em que ele coloca um pouco de Red Bull em uma esponja para, então, pingar a bebida dentro do copo.

Em alguns casos (como aquele em que ele “frita” os ovos usando o energético no lugar do óleo), há vários cortes nas cenas, evidenciando ali a “mutreta”.

- Publicidade -

No caso do martelo “que vira uma borracha”, trata-se de um truque já conhecido do mundo da mágica:

Quanto à bisnaga que parece se transformar em uma borracha após ser encharcada pelos energéticos, não queremos estragar a mágica, mas podemos revelar apenas que o “pão” é um artefato preparado para shows de mágica, como podemos ver aos 4 minutos do vídeo abaixo:

 

Outras fake news envolvendo o Red Bull

Essa não foi a primeira vez que alguém usou os energéticos para assustar as pessoas nas redes sociais. Já revelamos aqui no E-farsas a verdade sobre um vídeo que circulou em 2016 de um homem que teria ido parar no hospital após consumir 24 latas de Red Bull!

Isso é o que acontece quando se bebe 24 latas de Red Bull?

Também em 2016, desmentimos aqui a história que circulou na ocasião afirmando que o Red Bull era feito com sêmen de touro:

O energético Red Bull é feito com sêmen de touro?

Conclusão

O vídeo mostrando vários experimentos com energéticos é falso! Ele foi feito por um mágico, que deixou claro se tratar de mágica, mas alguém tirou as cenas de contexto e as espalhou como se fosse um alerta contra o consumo desse tipo de bebida!  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui